sexta-feira, 29 de maio de 2009

A missão espiritual do ABBA

Em 1997, a revista holandesa Paravisie publicou este artigo com uma visão muito incomum sobre o ABBA, para dizer ao menos isso. Lembrando que esta revista fala sobre fenômenos sobrenaturais (entre outros), por isso é muito excepcional que eles tenham dado atenção para um grupo pop.

Embora ABBA esteja muito mais em foco ultimamente, um misterioso livro chegou ao nosso conhecimento, em que é alegado que ABBA está em contato com extraterrestres e tem uma missão espiritual para cumprir na terra. Foi ou é o grupo pop de maior sucesso desde os Beatles e tem uma grande influência mais do que muitos teriam pensado ser possível?

No fã-clube holandês do ABBA, que ainda tem alguns milhares de membros, a espiritualidade é um ponto quente no momento. O motivo é um livro dos escritores alemães Görd Kaa e Sasa Merts: "ABBA, Die Besucher (ABBA, Os Visitantes)", que foi publicado antes em 1985, mas só recentemente chamou a atenção de todos. No livro, os autores afirmam que o grupo está tendo ligações estreitas com extraterrestres e tem uma missão espiritual para cumprir na terra. E mesmo alegou ser possível que os membros do grupo sejam alienígenas. Görd Kaa recebeu vários impulsos (outros chamam isto de visões), nos quais ele foi encarregado de escrever o livro. "Parecem canções de amor, mas essa é a parte difícil: há uma mensagem escondida lá dentro." As letras foram analisadas e, entre outras coisas, se fala de ABBA-religião, ABBA-amor e ABBA-estilo de vida. Especialmente na Alemanha, este movimento está começando a ganhar mais e mais seguidores, mas na Holanda as pessoas estão levando estas coisas a sério também.

Especialmente a cantora do ABBA Annifrid Lyngstad, mais conhecida como Frida, parece ser o centro da quase interminável imaginação. Além do fato dela ainda cantar ocasionalmente, ela usa seu tempo como porta-voz do movimento ambiental sueco, e recentemente chocou a nação sueca ao aparecer na televisão com um balde cheio de minhocas, como um exemplo de reciclagem de lixo natural. Embora o ABBA tenha parado de gravar por algum tempo agora, é dito que os seus "trabalhos espirituais" continuam em seus projetos pessoais. Mas o livro alemão só vai até 1985 e não está mais à venda. Por este motivo seus exemplares estão espalhados entre os fãs. Ninguém jamais ouviu falar de seus autores novamente e tentamos entrar em contato com eles através do seu fã clube alemão mas ainda não conseguimos nada. É por isso que um grupo de fãs de Berlim, sendo um deles Thomas Zimmermann (30), atualizou o livro em 1996. "O livro de letras do ABBA é uma espécie de Bíblia para mim. Tive muitas discussões sobre isso com meu pai católico. Ele pensa que é blasfêmia fazer essas comparações. E ele realmente se perde quando eu digo-lhe que a palavra ABBA está também na Bíblia. Lá ela significa 'pai'. Mas para mim, uma coisa não exclui necessariamente a outra. Eu busco inspiração na Bíblia cristã, mas ainda mais no livro de letras do ABBA. Ele abrange tudo. Elas tratam sobre a vida cotidiana e fornecem ferramentas para encarar a vida de uma forma positiva: 'Something good in everything I see' (Algo bom em tudo o que eu vejo) de I Have a Dream. E tudo a partir de um ponto de vista individual. É simplesmente a nova era. E a coisa boa é que isto transcende a todas as religiões e visões de mundo, porque não há condenação em nenhuma das letras. E é tudo muito descontraído. Nas letras não há uma ligação maior do que em 'Take A Chance On Me' e 'Voulez-Vous'. Todo mundo é capaz de interpretar as letras a sua própria maneira."

"Nas canções, as ferramentas são dadas para melhorar sua própria situação. E muitas vezes, elas trabalham nisso nas canções posteriores, é claro que sob a forma de canções de amor como 'I Wonder'. Há algum tempo tive que tomar uma decisão radical na minha vida. Quero pegar este novo trabalho e deixar tudo pra trás me mudando para o outro extremo da Alemanha? Ou será que não quero? Instintivamente, eu escutei essa canção. A resposta estava ali para ser encontrada: "Oh não, eu vou ser forte, uma chance em uma vida, sim eu vou pegá-la, isto não pode dar errado. Eu não sou um covarde ". Não pode dar errado. ABBA dá poderes positivos. Eu decidi sair e não lamentar isto por um momento. Ouvi dizer que outros fãs tiveram experiências idênticas. Uma música como 'Move On' está cheia de mensagens também. A vida é uma viagem através do tempo e do espaço. Nós somos comandados não para ficar aí, porque o ritmo da vida é um ciclo. Anteriormente, já foi salientado em 'Waterloo': o livro de história sobre a prateleira sempre se repete."

Mas qual é a parte extraterrestre em tudo isto? Thomas: "Em primeiro lugar, existem as visões que muitas pessoas tiveram. É também perceptível no próprio ABBA. A sua aparência, as capas de seus álbuns, as suas letras. Mas é tudo muito sutil. Em segundo lugar, quando você olha para certas fotografias de perto, especialmente Frida, você não pode chegar a outra conclusão que não seja a de que o seu majestoso carisma deve vir do espaço exterior. Mas as letras são repletas de referências aos extraterrestres, forças cósmicas. Como em "I’m A Marionette". Esta afirma literalmente: Como se eu tivesse que sair do espaço."

No livro, a música "Eagle" é citada como um exemplo distinto. As letras tratam de "eles" que vêm de longe, de saber as respostas para tudo, falam estranhamente, mas entendam "eu" (= ABBA). Segundo os autores, a importância da canção "The Visitors" torna-se evidente devido ao fato de que o livro também é entitulado "Die Besucher". Na faixa-título do último álbum completo do ABBA, o verdadeiro encontro com extraterrestres é acreditado como descrito. A canção trata da emoção, mas também do medo de que "eles" toquem a campainha. Há partes sobre "reuniões secretas". E "agora eles virão para me pegar".

ABBA teria sido abduzido por OVNI's? Isso é o que os autores do livro estão se perguntando. ABBA deveria estar bem preparado para a chegada dos extraterrestres, mas ainda tinha medo de finalmente obter as respostas para tantas perguntas. Isto faz o colapso da sua existência terrena: "O meu mundo inteiro está caindo, enlouquecendo. Eu sinto que estou caindo'. De acordo com Zimmerman a música seria a trilha sonora ideal para o melhor filme de ficção científica. "Não só por causa das suas letras, mas a música em si é uma história diferente também. A voz de Frida soa extraterrena nesta canção." O fato de que a voz de Frida foi modificada por um harmonizador eletrônico (sampler) para esta canção, não convence Thomas do contrário. "Isso pode ser verdade, mas em muitas outras gravações os harmonizadores estão sendo usados, e que realmente não fazem uma voz soar como esta. Então o harmonizador vem de um UFO, ou da própria Frida."

De acordo com o livro, as sutis referências ao cosmos e ao espaço são ainda claras no selo da gravadora sueca que colhe os frutos do sucesso do ABBA: Polar Music. Inicialmente era um globo e mais tarde, a definição da fase da segunda turnê mundial do ABBA: três pirâmides foram impressas no rótulo. "Especialmente a pirâmide é um símbolo de energia cósmica em muitos movimentos espirituais", diz o livro. "Além disso, a capa do álbum "Voulez-Vous" utiliza uma pirâmide, com uma foto de Agnetha e Frida usando cintos futuristas enfeitados com delicados corpos celestes, ou melhor, pequenas estrelas."

Muitos fãs do alemão "ABBA-UFO club" estão tendo sessões de meditação com a música do ABBA e pretendem chegar a um certo estado de êxtase. "Nós sentamos juntos, colocamos alguma música do ABBA e abrimos nossas almas utilizando técnicas de ioga", diz Thomas. "Então ficamos com uma sensação maravilhosa. ABBA melhora o humor de qualquer maneira, mas nessas sessões você realmente tem a sensação de que está entrando em contato com o cosmos. É como chegar a uma freqüência maior. Você entra em uma outra dimensão. Especialmente músicas como "I've Been Waiting For You", "Move On", "I Let The Music Speak" e "The Visitors" são perfeitas pra isso. Mas também no álbum solo em sueco lançado por Frida no ano passado, chamado "Djupa Andetag", está repleto de músicas para chegar a esse estado de êxtase. Especialmente "Älska Mig Alltid", "Aven En Blomma"' e a celestial "Lugna Vatten" são muito elevadas."

Anita Nootenboom, presidente do fã-clube holandês do ABBA acha tudo isso uma bobagem. "Essas pessoas na Alemanha estão realmente desorientadas. E agora vejo que um grupo de fãs na Holanda também está começando a enlouquecer, estou ficando preocupada. Quando eu ver que pessoas estão fazendo estes grupos de meditação ou começando a praticar yoga em nosso próximo dia do fã-clube em abril, eu vou colocá-los pra fora. Eu não quero ter nada com isso." Gerard Hesen (32) de Venlo, ABBA-fã desde o primeiro dia, tem dúvidas também, mas tem a mente um pouco mais aberta. "A coisa extraterrestre é um passo muito longo pra mim. Também tenho minhas reservas quanto a isso. Penso que o livro alemão é muito interessante. Eu o li seis vezes, mas principalmente para ver como eles analisaram completamente essas letras. Eu não tenho problemas com as pessoas meditando no dia do fã-clube. Realmente isso não me incomoda. Eu apenas não vou participar disso."

Segundo os autores do livro, os membros do ABBA possivelmente nem mesmo estão conscientes de sua missão. Mas qual foi a reação quando Agnetha e Frida foram confrontadas com o livro? Frida fez uma piada sobre isso. "Não já disse a vocês que vim de Marte?" e não quis mais falar sobre isso. É notável que os autores não tenham observado que Frida gravou uma canção solo em 1975 chamada "Liv På Mars" (Vida em Marte). Agnetha disse apenas duas palavras sobre o livro: "Que interessante!" Gerard Hesen diz que a reação das duas senhoras é muito sensata. "Elas deixaram isso no ar. Se elas disessem que na verdade têm uma missão e estão em contato com extraterrestres, as pessoas não as levariam mais a sério e seriam ridicularizadas. Mas se houvessem negado firmemente e descartado o livro como puro disparate, o mito estaria criado. E isso não faria para sua estrela brilhante nenhum favor."

Ainda assim, recentemente Björn achou que era a hora de revelar algo sobre a canção "The Visitors". Durante anos ele se recusou firmemente a dizer quem eram os visitantes. Insistir não ajudava em nada. Mas quando as histórias dos encontros extraterrestres chegaram aos seus ouvidos, ele disse sobre esta canção: "The Visitors trata dos dissidentes em ditaduras que são apanhados pelos serviços secretos, como por exemplo os dissidentes na União Soviética comunista.” Mas os fãs alemães que acreditam no livro extraterrestre acham que essa explicação é muito convulsiva e muito apressada para ser acreditada. Björn não quis falar sobre UFO's também. Ele apenas disse: "Eu já ouvi essas histórias, mas eu acho que é melhor não dizer nada sobre isso tudo."

Na Alemanha e ao seu redor, a euforia atingiu seu pico recentemente quando notícias apareceram em jornais afirmando que o ABBA iria reunir-se novamente para gravar outro álbum. "O seu trabalho ainda não está terminado. Tem que haver um outro álbum. Especialmente depois de todos esses projetos solo, as forças têm de ser combinadas novamente", Thomas pensa. "Que isso é possível já foi provado, porque depois do primeiro álbum solo da Frida em Inglês "Something's Going On" e do single da Agnetha "Never Again", ABBA estava de volta ao estúdio para gravar as canções "The Day Before You Came", "Under Attack", "Just Like That" e "I Am The City". Depois disso, acabou. Mas agora... com o passar do tempo da separação dos membros todos se desenvolveram tremendamente. Se você combinar isso, o resultado será o mais fantástico álbum de todos os tempos."

A decepção não poderia ser maior quando a gravadora Mono Music em Estocolmo respondeu que não se falava em uma reunião dos quatro. "As notícias na imprensa foram baseadas em um mal entendido. Futuramente, a hipótese não é descartada, mas não há definitivamente planos concretos pra isso. E é muito questionável se isso vai acontecer", diz Görel Hanser, porta-voz do ABBA na Suécia. Os fãs encontram esperanças no fato de que o grupo nunca acabou oficialmente, devido aos vários interesses comerciais. Para ajudar nessas questões, os fãs na Alemanha já começaram a meditar para liberar poderes cósmicos que trarão o ABBA junto de volta novamente. Se isso vai ajudar... o tempo dirá.


(Fonte: ABBA Articles - Publicado na revista holandesa Paravisie, em fevereiro de 1997)


0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...