sábado, 31 de julho de 2010

Agnetha chorou de alegria no reencontro do ABBA em 1999


Todas as antigas desavenças foram esquecidas por uma noite. Björn Ulvaeus, Benny Andersson, Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad subiram ao palco na frente de 160 convidados em uma festa de aniversário privativa no dia 21 de junho de 1999. Os membros do ABBA se abraçaram emocionados e cantaram juntos em público pela primeira vez em quase 20 anos o velho clássico sueco "Med En Enkel Tulipan" (Com Uma Simples Tulipa) em homenagem à sua amiga Görel Hanser, que completou 50 anos de idade. Os muitos convidados silenciaram, uma atmosfera extremamente atenta se alastrou por todo o restaurante Modernmuseet em Skeppsholmen, Estocolmo.

Primeiro chegou Benny Andersson, auto confiante, sorridente, em pé sobre o pequeno palco. Seguido de perto por Björn Ulvaeus. Alguns segundos se passaram - e de repente lá estava Anni-Frid Lyngstad e - é verdade - finalmente Agnetha Fältskog. O ABBA junto no palco, 25 anos depois de "Waterloo" em Londres e pela primeira vez em público em quase 20 anos após a separação. "Eu senti arrepios em meus braços", disse um dos convidados. "Era a história, rápida e boa e um momento que eu queria relembrar. As lágrimas corriam pelo meu rosto..."

O ABBA sorriu harmoniosamente, os jovens rostos tensos do passado, quando a sua carreira nos palcos os colocou no topo, haviam se transformado em rostos que transpareciam calma interior. Eles se deram as mãos e cantaram. Porém nenhum dos seus grandes sucessos, apenas a canção do sueco Harry Brandelius:

Med en enkel tulipan (com uma simples tulipa)
Med en enkel tulipan (com uma simples tulipa)
uppå bemörkelseda'n (no seu aniversário)
vi har den äran (nós estamos honrados)
vi har den äran att gratulera! (nós estamos honrados em parabenizá-la!)

A convidada de honra, Görel Hanser, completou 50 anos. Ela significou tudo para o ABBA ao longo dos anos - a felicidade, trabalho duro, os anos de estresse. Ela convidou seus amigos para uma festa de aniversário no restaurante do Museu de Arte Moderna em Skeppsholmen, em Estocolmo. De lá, os convidados foram transportados de barco da estátua do rei Gustav III até o castelo real de Skeppsbron. Como sempre, quando os 50 anos estão sendo celebrados, as coisas ficam um pouco tristes. As pessoas que fizeram carreira começam a olhar para trás em sua vida.

Que as pessoas do ABBA tornaram-se o foco não é nenhuma surpresa. Görel Hanser levantou-se e ficou perto deles várias vezes. Ela começou a trabalhar como secretária para o falecido Stig Anderson, e depois estava lá quando o ABBA surgiu, cresceu e explodiu. O mundo ABBA estava ali agora na noite de verão sueca, eles estavam bem juntos. Todos os confrontos e irritações entre eles que foram escritos em livros e jornais vespertinos ficaram esquecidos ao longo dos anos.

Agnetha sorriu, gargalhou com piadas, apareceu em grande estilo distante da imagem de Greta Garbo que lhe atribuem às vezes. Bebeu vinho, tilintou taças e abraçou todos os que encontrou. Ela dançou, mesmo chamou as pessoas para dançarem com ela e cantarem juntos. Anni-Frid, confiante, atraente, chique, amando a atenção e atendendo as todas as pessoas. Björn, inteligente, charmoso, divertido. Benny, sempre barulhento, não se calou por vários minutos conversando divertidamente com a aniversariante.

"Eu fiquei feliz por tê-los cantando - mas esta não foi uma reunião do ABBA, foram os meus amigos cantando", disse Görel à BBC News. "Eles cantaram uma canção de aniversário - eles foram alguns dos muitos que cantaram naquela noite. Havia um pequeno palco onde meus filhos e outras pessoas cantaram ou fizeram discursos."

A época depois do ABBA teve diferentes significados para cada um deles. Björn e Benny continuaram a escrever músicas e tiveram grande sucesso em outro gênero, escrevendo os musicais "Chess" e "Kristina från Duvemåla". Anni-Frid e Agnetha lançaram alguns álbuns solo, mas sem grande sucesso. Os rapazes se tornaram novidade enquanto as garotas criaram as suas próprias vidas. Anni-Frid casou e tornou-se uma princesa, Agnetha buscou a paz e a tranquilidade em sua magnífica mansão fora de Estocolmo.

Como um lembrete de que a nova geração está assumindo, os dois filhos de Görel Hanser, Calle (15) e Carolina (10), cantaram muito bem e trouxeram uma lágrima em seus olhos. E quem os acompanhou foi Ludvig Andersson com uma orquestra. Ludvig, o talentoso filho mais novo de Benny. Quando a festa estava acabando, Agnetha, Anni-Frid, Björn e Benny despediram-se uns dos outros. Eles se abraçaram calorosamente antes de saírem à luz do verão.

No ano seguinte a essa apresentação privada, o grupo recusou a oferta de US$ 1 bilhão por uma turnê mundial. Björn disse ao jornal Daily Mirror que "seria muito estranho" se apresentarem juntos novamente. "Eu sei que parece incrível, mas tudo o que consigo ver é um público decepcionado. Nós seríamos simplesmente patéticos. O ABBA acabou. Já era" Mas os quatro cantores "amadureceram com a idade" e agora são "grandes amigos", disse ele ao jornal. "Nós apenas temos uma vida diferente agora."















Fonte: Abbamail (site extinto em 2008) e BBC News.

57 comments:

Anônimo disse...

LEANDRO MARTINS , BRASIL / RIO GRANDE DO SUL
AGNETHA, TÚ ÉS FANTÁSTICA, LINDA E CHARMOSA, QUANDO VEJO OS CLÍPES QUASE CHORO, E QUERIA JÁ SER NASCIDO NAQUELA ÉPOCA, POIS TENHO 27 ANOS E UM GÊNERO BEM MAIS VÉLHO, BJS ABBA Q DEUS SEMPRE ILUMINE VCS

Francisco Neto disse...

quando eu ganhar na mega-sena farei questao de promover um grande banquete em homenagem aos 4 , nao para cantar , mas somente pelo prazer de ve-los reunidos novamente .

André Noronha disse...

Sonho apenas em conhecer pelo menos 1 dos 4... Já seria inacreditável!
:)

Anônimo disse...

AUGUSTUS DE CURITIBA PR - BRASIL:
TIVE O PRIVILÉGIO DE ALCANÇAR UM PEQUENO PEDAÇO DESTA ERA MARAVILHOSA DO ABBA,PORTANTO RATIFICO AQUI, O QUE DISSE OS TRÊS COLEGAS SOBRE ELES!

Anônimo disse...

Renan Maúes de Abaetetuba-PA
Apesar de minha idade(17 anos),amo o ABBA,como os conhecesse desde o seu auge.Amo eles,fascinado por suas musicas.Sao d+!!!

Unknown disse...

Aline Barros...Tenho 26, minhas amigas dizem que eu fui congelada no tempo, na verdade eu tenho cultura de apreciar o mais lindo grupo que já existiu: ABBA... Amo todos eles!

Anônimo disse...

Henrique Calixto, sao jose dos campos.

Gostaria de ver um video dos 4 menbros do abba juntos depois de tanto tempo de separação.

RICARDO GUARÁ disse...

CARO LEANDRO MARTINS DO RIO GRANDE DO SUL, PEÇO QUE ENTRE EM CONTATO COMIGO, PODE FICAR TRANQUILO NÃO É TROTE, ME CHAMO RICARDO E SOU DO ESTADO DE SÃO PAULO, LI O SEU COMENTÁRIO E POSSO DIZER QUE TIRANDO A IDADE POIS TENHO 30 ANOS, O QUE VC ESCREVEU É EXATAMENTE O QUE SINTO, QUE BOM ENCONTRAR UM AMIGO OU AMIGOS QUE ADMIRAM O FANTÁSTICO ABBA,AGNETHA ESTÁ LINDA NO CLIP (The Winner Takes It All"), SINTO PELA MINHA NAMORADA NÃO GOSTAR, MEU E-MAIL É:
ricardo_santos1309@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Bom conhecer este espaço... Sou muito fã do ABBA, um pouco frustado por nunca ter tido o prazer de ver um show ao vivo deles. Na última vez que cantaram juntos eu estava com cerca de 9 anos e morando numa pequena cidade do interior do Brasil. Coisas da vida.

Anônimo disse...

MIGUEL MÁRCIO - CAMPINAS SP BRASIL
QUANDO ESSE GRUPO,ESTAVA FAZENDO SUCESSO TINHA ENTRE 10 E 13 ANOS,ERA MARAVILHOSO VER SUAS APRESENTAÇOES,SUAS MUSICAS A BELEZA DE AGNETHA QUE VOZ LINDA.
A SIMPATIA DE TODO GRUPO,ELES DOMINAVAM OS PALCOS,EPOCA DAS DISCOTECAS(SOM DE 1a).
HOJE COM 43,ESTOU MATANDO AS SAUDADES,NESSE ESPAÇO VOLTADO AO GRUPO ABBA.
PARABENS "LACERDABBA"

edevaldo disse...

edevaldo ponta grossa pr ,foi muito bom viver abba bons tempo que não voltam mais só restou saudade mas valeu vai ficar na minha lembrança ,amo abba desde criança hoje tenho 45 anos

Anônimo disse...

ABBA !!!! SOBRE OS "VIDEOS"
Tenho 45 anos já ví e ouví vários videoclipes de praticamente todas as bandas de flashback e rock conhecidas, muitas com qualidade sem dúvida... mas os videos do ABBA esses não tem concorrência!!!! A qualidade das músicas, beleza, sensualidade e vozes perfeitas de AGNETHA e FRIDA é o que torna O ABBA uma... [BANDA ATEMPORAL] Mesmo tendo se separado em 1983, suas músicas permanecem e ficarão para sempre nos nossos ouvidos e corações !!!! ROGÉRIO LB [camaquã RS]

Alfredo disse...

Saudade da minha adolescência, o ABBA está comigo até hoje, os DVDs fazem voltar ao passsado.

Anônimo disse...

tenho 50 anos passei toda a minha juventude ouvindo esse fenomenal conjunto;bons tempos aquele.

Anônimo disse...

Tenho 50 anos passei td minha juventude ouvindo ABBA;bons tempos aqueles

Anônimo disse...

Todos os elogios sempre serão pouco,para definir o grupo ABBA.Eles não apenas cantavam ,mas emocionavam.Simplesmente fantástico.E o que fica é uma imensa SAUDADE.

jose carlos disse...

tenho 54 anos tive o previlegio de acompanhar toda a carreira do abba e também do bee gees, os maiores grupos musicais que omundo já viu, fantastico-até hoje aindo acompanho por cd e dvd.

Anônimo disse...

Saudade deste grupo magnifico

Anônimo disse...

O ABBA é simplesmente genial e inesquecível me faz lembrar coisas que não voltam mais!!

Anônimo disse...

Que delicioso esse blog, encontrar Abba assim, de uma forma tão especial e inédita!

BERDA disse...

Graças a DEUS vi e ouvi este grande conjunto cantando com muita emoção, alegria, doces musicas que embalaram meus bailes e discoutecas, que SAUDADE

Anônimo disse...

Só a pouco tempo vim conhecer o Conjunto ABBA. E acreditando que sempre há tempo, vejo que perdi muito em não ligar para esse conjunto na minha mocidade. Mas, estou no momento ouvindo e vendo o Conjunto ABBA. Portanto, estou apaixonado pelo ABBA, pelas músicas e pela voz de Agnetha. É como eu escrevi há o momento para o tempo acontecer.

Anônimo disse...

Que bom encontrar esse blog, cheinho de gente que, como eu , ama o ABBA; pra mim , esse quarteto lindo é algo até sagrado... Abba é meu Amor Eterno. Amo cada um deles... Sou fascinada desde meus 16 anos; hoje tenho 33 e o sentimento é o mesmo! Parabéns a esse blog, com notícias e informações que não acharia em outro lugar.

Willy Maas disse...

Já fazem quase 35 anos que conheci o ABBA, ainda hoje ouço as músicas e me arrepio. Sou um grande fã. ABBA Forever and ever.

Anônimo disse...

Amo esse GRUPO, de coração

Anônimo disse...

CARLOS MIGUEL JORGE- SEMPRE FUI APAIXONADO PELO
GRUPO -A B B A- EM ESPECIAL POR ANNI FRID, COM
QUEM ME CASARIA AINDA HOJE (TEMOS A MESMA IDADE)
O A B B A FOI A MAIOR BANDA JA VISTA NO PLANETA,
BASTA VER A QUANTIDADE DE DISCOS VENDIDOS,
SOMENTE 400 MILHOES; PRECISO DIZER MAIS????
BEIJOS PARA FRIDA- E AGNETHA
ABRAÇOS PARA BJORN E BENNI

Anônimo disse...

Sergio BH

Anni Frid é a mulher mais linda que já vi, beleza como a dela não existe mais é realmente uma princesa. No Show Express em Paris ano 1980 cantando Super Troupe ela realmente esta divina. Como eu gostaria de conhece-la e o ABBA. Quanta saudades.

Anônimo disse...

Sou Andrezza de Belém-PA
Infelizmente nasci em 1987 o ABBA já não existia mais, porem adoro e conheço todas as musicas, queria mesmo q se apresenta-se dnovo, dificil eles virem para o Brasil. O tempo foi generoso com a FRida, continua com uma beleza encantadora.

Anônimo disse...

sergio de sao paulo o ABBA foi e sempre sera um dos maiores grupos de roque que ja esistiu eu tenho 53anos nao pude acompanhar os shous da banda porque na decada de 70e80 era dificil conseguir um clip nos tinhamos apenas disco e posters para acompanhar a banda eu estou trabalhando em um projeto de energia espero que ate´ o meio deste ano esteje pronto ai eu poderei ir para estocolmo e espero poder conhecer AGNETHA

Anônimo disse...

essa é a banda...
sensacional, maravilhosa e inesquecivel..
bjus a todos

José Miguel Fonseca disse...

O grupo ABBA ,é e sempre será lembrado,como o melhor grupo musical de todos os tempos.
Simplesmente magnífico.

José Miguel Fonseca disse...

O grupo ABBA ,é e sempre será lembrado,como o melhor grupo musical de todos os tempos.
Simplesmente magnífico.

Anônimo disse...

Tenho 50 anos e ouvia ABBA no rádio. Passou tanto tempo e reencontrei as suas canções através de de um amigo de (pasmem!!) 25 anos de idade!!! O cara é fissurado no ABBA!! Fico admirado como tem jovens que nasceram muitos anos depois da separação da banda e a curtem como se fossem contemporâneos. Desde então assisto muitos vídeos da banda no YouTube. Os caras são demais. Francisco - São Paulo - SP.

Anônimo disse...

O ABBA é um grupo inigualável,hoje se ve muitos talentosos,sim,mas o ABBA tinha é tem uma magia,que poucos músicos possuem,o tempo imperdoável,não permite que um grupo desse naipe dure o quanto nós gostaríamos que durasse,mais a música deles está aí para enquanto estivermos nessa Terra nos deixar levar pela magia da música,do encanto do ABBA,não existe palavras que transmitem aquilo que sentimos quando ouvimos a melodia,desse grupo,décadas passaram e ainda passarão,e a música do ABBA continuará flutuando pelo tempo,e privilegiando as gerações que virão,e que estiverem atentos a boa música dos tempos antigo,tempos de som que brilham.Jurandir

jurandir disse...

O ABBA é um grupo com um talento inigualável,que o tempo não consegue apagar,são raros os músicos que tem um talento como o deles,e é um privilégio poder ouvi-los,nunca serão esquecidos,sempre serão lembrados com suas melodias,que marcaram a história,e a vida de muitas pessoas,e com certeza continuará marcando,a vida,a história,o coração de muitos,se pudesse agradeceria pessoalmente a cada um deles,e diria literalmente que esse grupo foi e continua sendo muito importante para mim.Jurandir

ELOI ELIAS KARASINSKI disse...

ABBA simplesmente maravilhoso e inesquecível. Sinto muito, lamentavelmente a sua separação.
Hoje sou um cartorario cinquentão, portanto tive a oportunidade de viver a era ABBA, tempos que não voltam mais.ITAIÓPOLIS-SC. ELOI ELIAS KARASINSKI

marlene de angelo disse...

Sinto uma imensa saudade de vê-los juntos. Como a vida é engraçada... tenho 53 anos e parece que foi ontem que os via, ouvia, dançava... E sempre tive a impressão de que Agnetha e Benny se amavam... será que estão juntos? todos eles são e continuarão lindos, até hoje existe magia na fala, nas entrevistas, acho que nunca mais haverá outra banda como eles!

Anônimo disse...

É pessoal, tenho 48 anos e posso dizer com toda certeza que fui feliz pois só ouvia musica de qualidade, ao contrario dos jovens de hoje. que pobreza.

LUCIANO H.DIMEIRA disse...

Pouquíssimas coisas me faz chorar;mas o ABBA choro só de ouvir as músicas;é como se eu voltasse no tempo todas as vezes que ouço ou vejo,detalhe só peguei uma pequena parte!

Anônimo disse...

SERGIO CORRADI - BH
Onde esta minha princesa Anni Frid. Como sou apaixonado por ela é a mulher da minha vida. Eu voltaria no tempo só para ficar com ela e fazela muito feliz com meu amor.
Um beijo Frida e um Feliz Natal e que Deus continue te abençoando com muita saúde e paz

Com muito amor.

Anônimo disse...

SERGIO CORRADI - BH
Where is my princess Anni Frid. As I am in love with her is the woman of my life. I'd go back in time to just be with her and make her very happy with my love.
A kiss Frida and a Happy Christmas and may God continue to bless you with good health and peace

Much love.

Unknown disse...

OLA!! ME CHAMO OLGA MARIA TENHO 63 ANOS E SOU APAIXONADA PELO ABBA,SUAS MUSICAS,CLIPS,TENHO 2 LIVROS A BIOGRAFIA DO ABBA, E O QUE HÁ POR TRAZ DE CADA MUSICA DO ABBA. E ESTOU PROCURANDO MAIS PARA COMPRAR.LI CADA RECADO E ME INDENTIFIQUEI COM MUITOS DE VOCÊS.

Anônimo disse...

Ola! É Sérgio de Belo Horizonte, tenho muida saudades do ABBA e principalmente da Frida sou muito fã dela não me canso de ver os clips. Hoje ela está com 70 anos e continua muito linda. Ainda pretendo conhecela pessoalmente! Quem sabe um dia. Frida que Deus te abençoe e te dê saúde, paz e sucessos você merece e a todos do ABBA também. Amo você sou um fã apaixonado. Estou sempre visitando essa página se alguém tiver noticias frescas favor informar através do comentário. Com Deus sempre. Abraços!!!

Unknown disse...

tomara que eles voltem a cantar juntos.

milton disse...

Se não for fake, eles estão se reunindo para resgatar parte do prestigio do ABBA, com o publico recente, através da facilidade das novas tecnologias e avanços das novas midias ...isso aconteceu recentemente acho que em outubro de 2016, onde teve uma festa e eles se reuniram.

Unknown disse...

Tenho Saudades do Grupo, ABBA,Musicas bonitas e boas para dançar, Dancei Muito grupo abba.

Anônimo disse...

Linda Frida, não me canso de elogiar a sua beleza e o seu talento. Feliz Aniversário muita paz, felicidades, realizações e o mais importante muita saúde. Que Deus de Abençoe, continue sendo essa pessoa maravalhosa. Sérgio de Belo Horizonte.

dinoraverdade.blogspot.com.br disse...

Sou apaixonada pelo Bjorn! O jeitinho tímido dele me encanta.
O Benny é demais!
As duas meninas são belissimas.
Não há quem supere o ABBA.
Mas todos os quatro ficaram muito serios.
Ainda dói a separação dos dois casais.
Acho que precipitaram na decisão de divorciarem. Deveriam ter tentado mais que os conflitos passariam.
Foi uma pena!

Unknown disse...

Espero ter a felicidade de ver entrevistas e vídeos atuais desses músicos maravilhosos! Elo

Unknown disse...

""PARABÉNS ANNI-FRID""!!longa vida diva que o os anjos o protejam!surf as ondas maravilhosas da vida! !

Unknown disse...

Espero ter a felicidade de ver entrevistas e vídeos atuais desses músicos maravilhosos! Elo

Unknown disse...

Tenho a impressão que esse grupo veio de um outro planeta. Quando vejo os clipes do Abba,me dá vontade de chorar de saudade, daqueles tempos, da musicalidade linda, apesar de não conhece_los. Sao unicos!!!!

Unknown disse...

Aghineta simplesmente uma diva. voz igual não tem sou fã dessa Banda

Unknown disse...

Saudades do ABBA e principalmente da minha princesa Frida. Sérgio Corrdi - Belo Horizonte

Professor Evaldo Munaretto disse...

Agnetha é a beleza mais inexplicável que meus olhos já viram. Sou completamente apaixonado por ela.

Pedro Braga disse...

Amo esse grupo ... suas musicas marcaram meu tempo ... parabens por existirem e ficar na recordacoes de muitas geracoes.

Unknown disse...

Meu sonho seria um dia conhecer o grupo meu Deus amooooo muito

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...