sexta-feira, 1 de maio de 2009

Agnetha no estúdio em 1984

Esta é uma entrevista com Staffan Dopping para e Rádio Estocolmo no outono de 1984, quando ele visitou Agnetha e Eric Stewart no estúdio Polar Music, onde estavam gravando o álbum "Eyes of a Woman".

O tempo esteve ruim o dia todo, e agora a chuva diminuiu. Mas nós esperamos que alguma música seja feita que traga tanto alegria quanto algum dinheiro. Eu atravesso a recepção. Aceno com a cabeça um pouco indiferente como costumo fazer, e continuo rumo ao grande estúdio. É muito escuro aqui e eu posso ouvir música. Duas pessoas estão sentadas em frente à mesa de mixagem e eu acho que reconheço a mulher, então eu ando até lá.

Olá, eu sou da Rádio Estocolmo, espero não estar interrompendo alguma coisa...
- Oi Estocolmo!

Agnetha Fältskog! Oi, o que você está fazendo?
- Estou gravando um novo álbum.

Muito sábio da sua parte, já era tempo. O último teve um bocado de sucesso! (risos) Agora é a hora de você fazer algum dinheiro aqui. Este estranho aqui no escuro, quem é ele?
- É o meu produtor, o seu nome é Eric Stewart, do 10cc.

Como vai, Eric Stewart?
- Como vai, Estocolmo?

Você gosta da Srta. Fältskog aqui?
- Eu gosto dela? Bem, não posso falar a você sobre coisas desse tipo.

Está certo. Esta xícara de café aqui é minha?
- Acho que sim, uma delas (diz Agnetha).

Como você sabe eu realmente gosto de café e pensei que teríamos copos juntos aqui no estúdio Polar. Até que ponto você chegou com o álbum?
- Nós fizemos 14 ou 15 músicas de fundo em 14 dias e agora nós começamos a gravar os vocais, finalizei duas canções agora e estamos no meio da terceira hoje.

Como é que você começa a decidir quando se trata da escolha das músicas, eu suponho que você não aparece aqui apenas quando é hora de gravar os vocais.
- Eu estou aqui o tempo todo. Estou sempre aqui quando gravamos as músicas de fundo porque gosto de dar minha opinião. É aqui que você decide o que será fundamental na canção. É como dar à luz a um bebê todo o tempo.

Isso é maravilhoso! (risos) Esta é muitas vezes a prática para gravar mais músicas do que realmente cabem em um álbum? Vocês fazem isto apenas no caso de algumas delas não serem tão boas como o restante das músicas, assim vocês podem eliminá-las depois?
- Desta vez nós temos 15 músicas de fundo e acho que serão 11 ou 12 músicas no álbum. E o restante das canções serão utilizadas como lado-B nos singles.

Como você escolhe as músicas, quem as compõe, como é que tudo acontece para se obter o material certo para a escolha?
- Bem, não é só eu quem escolhe. Tivemos a sorte de obter várias fitas demo de todo o mundo. Pessoas que escreveram canções para mim, e isso é algo que me faz realmente feliz e agradeço por isso. Então eu escolhi algumas e Eric escolheu outras e Stikkan Anderson também, que escuta as músicas e comenta sobre as mesmas.

Quem são os compositores, pode me dar alguns nomes?
- É o nosso técnico, Paris Edvinsson, ele tem uma canção escrita por exemplo.

Você compôs alguma canção para este álbum?
- Sim, eu compus duas canções e acho que eles vão incluí-las no álbum, e Eric tem uma que estará no álbum, eu acho. E depois há várias músicas de diferentes compositores que contribuíram.

Desconhecidos?
- Bem...

Você tem algumas folhas aqui na sua frente: "Just One Heart".
- Estamos gravando essa canção hoje, e ela se chama exatamente "Just One Heart". Foi escrita por Paul Muggleton e Robert Noble.

Quem são eles?
- Eu realmente não sei! (risos)

Como esta canção soa, você pode cantar um pouco para mim?
- (cantando) A corrida da febre na cidade (grande gargalhada). Ela irá soar muito melhor quando for concluída.

Bem, nós certamente esperamos isso! (risos) Agnetha Fältskog, esta é a primeira entrevista em sua vida, eu acho, em que não vamos compará-la a Anni-Frid Lyngstad.
- Oh, que alívio! Já era tempo!

Sim, isso deve ser bom para você. Qual é o som, podemos ouvir mais algo? (um trecho da faixa de apoio de "Just One Heart" é tocado). Então essa é a música ao vivo apenas parcialmente mixada, no estúdio Polar. Esta é "Just One Heart"?
- Sim, é ela.

Quem são os músicos?
- Contamos com alguns músicos ingleses que Eric escolheu. Você quer que eu lhe diga todos os nomes?

Não, você não precisa fazer isso!
- Os músicos na maioria são ingleses e alguns suecos como Rutger Gunnarsson que toca baixo.

O favorito da Polar Music - Rutger Gunnarsson!
- Sim, ele e eu somos os únicos que trabalhamos juntos antes. Portanto, todos os outros são novos para mim. O trabalho está progredindo bem e estamos tendo um momento maravilhoso!

Alguém, foi Mike Chapman, quem produziu o álbum anterior? E agora é Eric Stewart. É o produtor quem faz o som do álbum tão especial? Será que é tão importante? E por que você alterou o produtor mesmo que o anterior tenha feito um excelente trabalho?
- Nem todo mundo muda de produtor de gravação a gravação. Mas é excitante experimentar diferentes produtores e eles têm a total responsabilidade pelo álbum que está seqüenciando o anterior. E eu nunca poderia ser minha produtora, porque sou crítica em relação a mim e iria mudar tudo que faço mais e mais.

Então eles têm que pará-la?
- Sim, Eric parou-me ontem por uma coisa que eu queria mudar. Isso é o que faz um produtor e um monte de outras coisas também, claro.

Quantas cópias seu último álbum vendeu?
- Cerca de 1,2 milhão de cópias.

Isto significa muito para você, que o álbum seja um sucesso ou não?
- Significa mais que eu sou capaz de fazer o que gosto de fazer melhor, e eu realmente adoro estar neste estúdio trabalhando. Portanto, se o álbum vende um ou dois milhões de cópias não importa.

Um ou dois milhões? Como você é modesta! Soa como uma mulher que diz "Eu não me importo com o que meu marido faz, se ele é o rei ou um presidente"! (risos)
- Talvez isto soe mal, mas o que eu quis dizer é que o número não significa nada, não é algo que você está pensando quando está trabalhando.

Mas certamente você deve sentir alguma pressão?
- Sim, definitivamente, mas não em termos de quantas cópias o meu álbum vai vender. A pressão que experimento é que eu quero fazer um trabalho melhor o tempo todo.

O que no último álbum, "Wrap Your Arms Around Me", foi a melhor coisa que você quis continuar a desenvolver neste novo álbum?
- Eu acho que foi a satisfação de voltar a trabalhar como cantora solo novamente. Poder ser capaz de cantar em vários estilos diferentes. Eu permito variar a minha voz muito mais. Eu posso cantar tanto baladas quanto músicas mais agitadas, um pouco rock.

(Toca "Can't Shake Loose")

Esta foi uma das músicas do último álbum que foi lançado há dois anos. Mas esse foi o álbum anterior. A propósito, Agnetha, qual é o nome do novo álbum?
- Nós ainda não decidimos o título, mas achamos que será "Eyes of a Woman", que é a música composta por Paris.

Uma mulher de gelo?
- Não, uma mulher de olhos! (ambos riem)

Oh, eu sei, me desculpe. E são seus olhos, não?
- Claro, tem que ser.

Eric Stewart, você está de pé com as mãos nos bolsos. Parece uma vida fácil produzir este álbum?
- É uma delícia sim.

Você foi um dos membros do 10CC. Hoje você é essencialmente um produtor, correto?
- Sim, estou mais produzindo, trabalhando com outras pessoas em seus álbuns.

Fale sobre Agnetha Fältskog em 30 segundos!
- Em 30 segundos? Ela é uma moça muito bonita, ela tem uma voz maravilhosa, ela escreve músicas muito boas e eu realmente estou gostando de fazer este álbum com ela aqui em Estocolmo. Este realmente será um álbum fabuloso.

Você naturalmente escutou seu primeiro álbum solo. O que você achou dele?
- Achei que a voz dela era grande, mas penso que a escolha de parte do material era muito pobre.

Que música você gosta mais?
- O single, que foi "The Heat Is On" e eu gostei da canção da própria Agnetha "Man". Uma bela balada, uma canção de amor muito boa, belas letras, o tipo de coisa que todo mundo gosta de ouvir e compreender.

Você tem trabalhado aqui no estúdio há umas duas de semanas. Como é que você começa junto, como você coopera? Como é a música que vem junto?
- Nós trouxemos mais músicos da Inglaterra. Trabalhamos por três semanas dia e noite até que completamos todas as faixas de apoio. E todos deram idéias, temos idéias do engenheiro, Paris, e temos idéias de Agnetha acrescidas das minhas próprias idéias de produção. É como uma reação química de pessoas que trabalham em conjunto. E eu estou realmente nocauteado neste estúdio aqui.

O que é tão especial nele?
- Ele apenas tem um grande som, muito, muito natural, som ao vivo. Boa engenheiros e uma atmosfera encantadora. Todo mundo que trabalha aqui, não apenas na sala de controle. As pessoas do escritório, as garotas da recepção. É apenas uma equipe muito boa e feliz. Estou muito contente por estar aqui.

Não sente falta da luz do dia, é quase como um porão aqui?
- Nós começamos a ficar com essa cor cinzenta depois de algumas semanas, mas Paris reservou para a nós um solário, então vamos para um solário com uma grande dama finlandesa, não Agnetha, não! Alguns grandes jogadores finlandeses vão nos dar uma massagem.

Se o álbum vender menos de dois milhões de cópias, você vai ficar desapontado?
- Eu ficaria muito desapontado e surpreendido, porque nós temos cerca de cinco canções potenciais de sucesso aqui.

E você está sendo sério agora?
- Sim, eu sou muito sério. Vai ser difícil escolher as músicas porque temos tantas e como Agnetha disse, temos faixas escritas por compositores maravilhosos do mundo todo. E nós tivemos pessoas que pediram para compor especialmente para este álbum e para Agnetha. E estamos muito surpresos e felizes pela reações que tivemos destes grandes compositores.

Obrigado, Eric Stewart!
- Obrigado!

No meu lado direito está sentado Paris e ele está mixando uma faixa. O quanto você é importante nisso? Eles disseram-me que você é importante.
- Eu estou tentando contribuir com tudo que eu puder.

Até que horas você trabalha à noite?
- Costumamos ir em até meia-noite, uma hora ou mais.

Agnetha, sobre a matéria do tablóide. É verdade que você requereu uma adesão ao Stadsteatern (Stockholm City Theatre)?
- Não, onde você ouviu isso?

Você aderiu ao boicote aos tablóides.
- Sim, apoiei-o com todo o meu coração.

Você começou o boicote há uns dois anos atrás, não é mesmo?
- Não acho que fui eu quem começou. Foi Anders Wall que estava farto e que me fez finalmente reagir. E espero que ele faça a diferença. É realmente um lado triste dessa profissão, eu acho.

Quando o álbum estiver concluído você vai voar para promovê-lo ou vai ficar em casa em sua cadeira de balanço e deixá-lo vender por si mesmo?
- Bem, eu não sei como vou fazer desta vez. Nós estamos debatendo isso já que eu não vou mais voar.

Está completamente determinada a não voar novamente?
- Sim, infelizmente eu estou. E é realmente triste porque me limita. Não apenas quando se trata de promover um álbum, mas também na minha vida privada. Eu não posso viajar para qualquer lugar nas minhas férias.

Que triste pra você!
- Sim, mas posso pegar o carro. Eu dirijo para a França e a Itália depois.

E você não está com medo de fazer isso?
- Não, não sinto qualquer receio quando estou dirigindo. Mesmo que eu esteja muito consciente de que esta é uma forma muito mais perigosa de viajar. Mas isso não muda meus sentimentos sobre voar.

Eric está totalmente animado sobre este álbum e sua voz e ao fato de que pessoas de todo o mundo comporam canções para você quando souberam que estava planejado fazer outro álbum. Essa é uma situação fantástica.
- Sim, sinto-me muito privilegiada, já que não sei se acontece o mesmo com muitos cantores. Mas ambas, Frida e eu temos tido a oportunidade de escolher entre várias músicas e estou muito grata por isso.

Será que você lançará um novo álbum por ano a partir de agora?
- Não posso prometer um por ano. Talvez um de dois em dois anos.

Quando este álbum será lançado?
- Vai ser lançado em meados de fevereiro do próximo ano. O estúdio aqui foi reservado até a primeira semana de novembro.

Eu sei que não é permitido dizer "boa sorte" em sua profissão, por isso eu digo "quebre uma perna" e obrigado, Agnetha!
- Obrigada!













Fonte: Abbamikory

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...