sábado, 10 de julho de 2010

ABBA no programa Nöjesmaskinen - 19 de Novembro de 1982

Sven Mellander: Vocês estão aqui esta noite porque estão comemorando o seu décimo aniversário.
Stina Dabrowski: Vocês não comemoraram o 10º aniversário no ano passado?
Björn: Sim, mas eu não acho que estava certo. Talvez os outros pensam de forma diferente?

SM: Por que não?
Björn: "Ring Ring" foi a nossa primeira música de verdade quando decidimos trabalhar juntos. Benny e eu começamos a escrever a canção há dez anos atrás.
Benny: Por outro lado o nosso primeiro single People Need Love veio antes. Já tínhamos trabalhado juntos como "Festfolket" e feito show cabaré em restaurantes e assim por diante.

SM: E vocês lançaram o seu single nos Estados Unidos com o nome...
Frida: ... Björn e Benny & Svenska Flicka.
Björn: Isto foi no Japão...

SM: Mas o nome ABBA veio com "Ring Ring"?
Frida: Foi assim, realmente?
Benny: ABBA veio primeiro em 1974 com "Waterloo".
Frida: Sim, isso mesmo.
Benny: Estamos trabalhando juntos há quase 11 ou 12 anos.
Frida: Poderia ser o 10º, 11º ou 12º aniversário.
Björn: Está tudo ok para confundir.
Benny: Nós não comemoramos nada ainda de qualquer maneira.
SM: Este é o grande momento para vocês fazerem isso.

SD: Agora nós podemos dar uma olhada nos últimos 10 anos? Por favor iniciem o filme para que possamos ver como vocês pareciam há dez anos atrás.
Benny: Exatamente como hoje.

Clipe de "Waterloo" no Eurovision Song Contest, 1974

Agnetha: Oooh ...
SM: Por que você disse "oooh", Agnetha?
Frida: Eu tinha uma peruca ali?!

Clipe de "Mamma Mia" do "Made in Sweden for Export", 1975

Benny: Este foi um dos nossos primeiros vídeos.
Frida: Nós fizemos quatro vídeos...
SM: Como vocês se sentem ao ver esses vídeos?
Agnetha: Como se sente sete anos depois.

Clipe de "Dancing Queen", 1976

Frida: Isso deve ser na Austrália, não?
Benny: Não, foi em Estocolmo - Alexandra Disco.
Frida: Oh sim, está certo...
Benny: Eu estava mais bonito neste vídeo.

Clipe de "Chiquitita" do "ABBA In Concert", 1979

Benny: Isso foi na nossa turnê mais recente...

SM: Quando vocês escutam as músicas podem dizer: oh, esta e aquela são todas sucesso.
Benny: Nós fizemos muitas canções que ainda são boas.

SM: Vocês ainda lembram as letras?
Agnetha: Sim, elas vêm diretamente...
Björn: Eu não lembro da maioria delas...
Frida: Quando você começa a cantar uma canção e você continua as letras vêm automaticamente...
Björn: As mesmas letras o tempo todo... (risos)

SM: Qual é a melhor canção do ABBA?
Benny: É muito difícil dizer...
Agnetha: Cada um de nós gosta de músicas diferentes...
Benny: Nós temos que citar algumas...
SM: Por favor, faça isso.
Agnetha: A minha favorita é "The Winner Takes It All"
Benny: Eu não consigo escolher uma música apenas - Eu concordo que "The Winner Takes It All" é muito boa.

SD: Deve ter acontecido muitas coisas malucas durante este período... Frida...
Frida: Oh, foi uma coisa estúpida que aconteceu na nossa turnê - em que ano foi?...
Björn: 1977.

Frida: Isso, 1977. Nós fizemos um mini-musical que durava cerca de 20 minutos durante o show. Agnetha e eu usávamos diversas roupas e perucas loiras. É óbvio que nós tínhamos um pressa terrível na hora de trocá-las. Quando colocamos as perucas nós temos que pressionar os cabelos para baixo e colocar uma meia nele. Depois você tem que prender a peruca com os grampos para ficarem seguros na sua cabeça. Mas nós tínhamos tanta pressa que eu não consegui prendê-los... Então nós tivemos um número agitado em que nós dançamos e balançamos a cabeça e... minha peruca caiu no chão... Não deve ter sido divertido para o público me ver sem cabelo com a meia na minha cabeça. Então eu tentei colocar a peruca na minha cabeça mas na pressa eu a coloquei de trás pra frente... (risos).

SD: Foi possível continuar após um incidente tão engraçado?
Bjorn: Nós tínhamos que continuar. Nós rimos.
Benny: Nós queríamos criar uma atmosfera especial com este musical mas depois isso se tornou impossível.

SM: Ok. Agora outra coisa. Frida fez o seu projeto solo este ano e os rapazes estão planejando um musical. Conte-nos sobre isso.
Benny: Nós temos falado sobre isso há muitos anos.
Björn: Um jornalista me disse há alguns dias atrás: eu encontrei um artigo de 1970 onde você diz que queria escrever um musical... Mas agora é pra valer. Nós temos tido contato com Tim Rice. Nós nos encontramos com ele três vezes.

SM: Você não tem medo de um projeto grande assim.
Benny: Não, de forma alguma. Eu acho que nós três administramos isso.
SD: Quanto tempo pode demorar para escrever um musical.
Björn: Nós não sabemos. É muito difícil dizer. Nós podemos dar um pontapé e terminar rápido. Mas pode demorar muito tempo também.
Benny: Demora um ano para fazer um álbum do ABBA, incluindo férias e outras coisas. Agora seria o dobro pra fazer...
SM: Mas há alguma coisa que está quente hoje. Benny você pode iniciar o vídeo?

Clipe de The Day Before You Came

SM: Vocês não gostam das tradicionais perguntas chatas que são feitas milhares de vezes. Então eu quero perguntar outra coisa. Quando o ABBA vai parar? (Eles riem mas ninguém responde)
Björn: Bem, todo mundo faz essa pergunta o tempo todo.

SD: Ok, qual foi a pergunta mais idiota que já fizeram a vocês?
Benny: Bem, foi no MIDEM em Cannes, há alguns anos. Fizeram duas perguntas tolas, uma após a outra. A primeira foi: "Você gosta de música, sim ou não?" (risos). A segunda foi: "Como vocês fazem um sucesso?" (risos).
Frida: Eu comecei a rir e tive que sair da sala.
Björn: Você ficou irritada.
Frida: Sim, eu fiquei irritada também.

SD: Seus sonhos provavelmente se tornaram realidade agora. Vocês são ricos e famosos e muito bem sucedidos. Mas ainda existem outros sonhos?
Björn: Bem, eu não sei.
Benny: Há muitas ambições ainda. Mas eu não sei se tenho tantos sonhos...
Björn: Claro, você quer fazer o seu trabalho cada vez melhor. É claro que sonhamos com o sucesso.
Frida: Talvez você não (para Benny). Você é bem sucedido desde o início com os Hep Stars.

SM: Mas e quanto aos sonhos materiais...
Agnetha: Bem, que tipo de sonhos. Quando olho para trás em nossos 10 anos eu dificilmente encontro algum glamour neles... Era muito duro trabalhar o tempo todo.
Frida: É claro que quando se tem dinheiro você pode comprar o que quiser, mas você tem que aprender a viver com isso. Então você começa a pensar que outras coisas são mais importantes, não o dinheiro. Você começa a pensar quem eu sou, o que eu quero? Você pensa sobre o seu trabalho, você quer ser cada vez melhor e isso é a coisa mais importante.
Björn: A melhor coisa que eu conheço é a música. É o mais importante. Eu posso viver sem limousines mas não sem música, porque ela ainda é uma grande diversão para mim. A felicidade pode estar em pequenas coisas como o tempo junto com os filhos e assim por diante.
Agnetha: As coisas mais importantes quando você fica mais velho é que você e seus filhos estejam saudáveis, que você tenha natureza e ar fresco que possa respirar...

SM: Não são apenas 10 anos com o ABBA, mas vcoês também estão 10 anos mais velhos.
Agnetha: Você não fica feliz da vida em uma suite de casal.
Benny: .. nem em envelhecer...
Agnetha: Não, de forma alguma... mas sabedoria. Talvez você consegue mais harmonia...
Frida: Eu não penso assim. Isso pode ser bom ou ruim de qualquer maneira... Mas você começa a pensar sobre a sua vida de uma forma diferente.
Agnetha: E é a mesma coisa pra todo mundo, não só para nós que somos bem sucedidos.
Benny: ...tem certeza...

SD: Mas vocês são muito especiais mesmo. Em uma de suas entrevistas vocês foram perguntados como era trabalhar com o ABBA. Björn disse que era muito maravilhoso porque vocês não tinham compromissos de trabalho. Agnetha e Frida disseram que o tempo com o ABBA foi maravilhoso porque elas aprenderem muito.

Björn: Eu acho que nós estamos falando de duas coisas diferentes agora. Quero dizer, quando eu tocava com os Hootenanny Singers eu tinha compromissos o tempo todo. Nós podíamos não tocar tudo no show à noite porque não havia tempo suficiente e nós não poderíamos fazer o que queríamos musicalmente por causa de uma coisa ou de outra.
Frida: Bem, eu posso ver isso de uma maneira diferente. Eu mesma e Agnetha quando chegávamos ao estúdio como cantoras tínhamos o compromisso de cantar o material escrito por Björn e Benny porque eles como compositores tem uma ideia clara da música desde o início. Então mesmo que quiséssemos fazer algo mais como cantoras não poderíamos porque tínhamos um compromisso.
Agnetha: Por outro lado podemos acrescentar algo nas músicas que Björn e Benny não haviam pensado.
Björn: Absolutamente.
SD: Isto não tem nada a ver com o fato de vocês serem garotas?
Agnetha: Absolutamente não. Não neste caso.
Benny: De forma alguma. É claro que nós temos uma imagem clara do que queremos criar. Björn e eu começamos a trabalhar com uma canção muito antes das garotas irem para o estúdio, por isso é bastante natural que seja dessa maneira.
Frida: Os rapazes sabem exatamente como eles querem que a gente cante uma canção.

SD: Mas nós ainda somos diferentes, homens e mulheres. Após um divórcio as mulheres levam sete anos para se casarem de novo e o homem apenas um.
Björn: Isso será verdade?
Frida: Eu acho que os rapazes têm medo de ficarem sozinhos.
Benny: Eu acho que não há bons rapazes o suficiente...
Agnetha: Eu concordo, os rapazes têm medo de viverem sozinhos.
Björn: Eu fiquei solteiro apenas por uma semana... que semana horrível...

SM: Agora vocês podem cantar um pouco...
Agnetha: Sim, iremos!

ABBA canta "Thank You For The Music" ao vivo no estúdio

SM: Vocês irão cantar mais uma música, Under Attack, muito em breve, mas antes disso vocês têm que passar pela nossa máquina entrevistadora - Benny.
Pergunta para Benny: Você tem algum complexo?
Benny: Björn tem, ele pode falar sobre isso...
SM: Você não tem nenhum?
Benny: Eu acho que não. Talvez alguns assuntos de negócios... não, eu não sei.
SM: Está ok. Björn agora.
Pergunta para Björn: Quem você queria ser quando era criança?
Frida: Você já foi criança?
Björn: Oh, sim. Eu suponho que eu queria ser uma estrela pop desde cedo na minha vida. Eu provavelmente tinha o sonho de me tornar maquinista ou algo parecido. Está ok?
SM: Ok, Agnetha.
Agnetha: Isto será com certeza muito difícil.
SM: Não há perguntas difíceis aqui.
Pergunta para Agnetha: Quem você mais admira?
Agnetha: Agora? (Pensando, Frida aponta para si mesma, mas Agnetha finge não ver).
Agnetha: Eu!
Frida: Tipicamente Agnetha! (risos).
Pergunta para Frida: Qual invenção significa mais para o ser humano?
Frida: Telefone, rádio, aviões, televisão, utensílios de cozinha.
SM: É o suficiente, obrigado.

ABBA apresenta Under Attack no estúdio


(Fonte: Abbaontv - tradução original em inglês de Rafael and Stefan's Pictures)

Vídeos da entrevista:



1 comments:

Anônimo disse...

AHHHH!!! Eu adoro essa entrevista. Eu tenho ela e pensei em te mandar, mas vc ja fez isso HSUAHSAUHSA. Eu racho o bico com a Agnetha na máquina a cara dela é impagável!!! Muito obrigado pela matéria!!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...