sábado, 10 de julho de 2010

1982: ABBA pela última vez

Quando o ABBA lançou o seu álbum duplo The Singles - The First Ten Years em novembro de 1982, o título sugeria que haveria mais "anos" de música do ABBA. Apesar disso, a pausa temporária do grupo transformou-se em permanente. Em novembro de 1981, como o ABBA concluiu a gravação do seu oitavo álbum de estúdio, The Visitors, os membros já sabiam que em alguns meses não iriam continuar a trabalhar juntos. Frida tinha marcado as sessões do seu primeiro álbum solo em inglês, gravado entre fevereiro e março de 1982, enquanto Björn e Benny se tornaram pais pela terceira vez em janeiro e queriam passar algum tempo com suas respectivas famílias. Com exceção das gravações do clipe para o single "Head Over Heels" em 21 de janeiro, o grupo não se reuniu até maio de 1982. Na época, as sessões para o que seria o nono álbum de estúdio do ABBA foram iniciadas. Entretanto, apenas três faixas foram finalizadas: You Owe Me One (lançada como lado B no final do ano), I Am the City (inédita até 1993) e Just Like That (ainda inédita em sua totalidade).

Embora as três músicas estivessem em perfeita sintonia com as tendências da música pop da época, caracterizada por sintetizadores e sons eletrônicos, o grupo não estava particularmente satisfeito com as gravações. Pelo contrário, após a muitas vezes cansativa criação do álbum The Visitors, eles começaram a sentir como a energia de seu trabalho em conjunto estava acabando. Björn e Benny também estavam mais do que nunca querendo realizar o sonho antigo de escrever um musical. As conversas recentes com o compositor Tim Rice haviam sido muito promissoras e os três estavam empenhados em realizar isso.

A essa altura o ABBA percebeu que a motivação para completar um álbum simplesmente não existia. Para darem a si mesmos um espaço para respirarem, eles decidiram lançar um álbum duplo com os seus singles lado A mais famosos, acrescentando nele duas novas gravações, ambas as quais também seriam lançadas como singles. Com este propósito, três novas faixas foram gravadas em agosto de 1982: The Day Before You Came (o primeiro single lado A), Cassandra (lado B de The Day Before You Came) e Under Attack (o segundo single lado A). Assim como as "faixas álbum" gravadas no início do ano, essas músicas novas também tiveram muita elaboração eletrônica, talvez Cassandra menos do que as outras, em The Day Before You Came, onde o apoio instrumental foi praticamente uma apresentação solo de Benny no outro extremo do espectro. No momento em que o grupo deu os retoques finais em The Day Before You Came saiu do estúdio da Polar Music em Estocolmo, deixando o centro de sua criatividade musical pela última vez. Embora eles não soubessem na época, eles nunca retornariam como um quarteto novamente.

Em outubro, os planos para o lançamento dos novos singles e o álbum duplo foram elaborados e ficaram prontos para serem colocados em movimento. Em 18 de outubro, o single The Day Before You Came / Cassandra foi lançado - um clipe promocional para o lado A tinha sido filmado em setembro - e em 08 de novembro The Singles - The First Ten Years estava na lojas de discos. Juntamente ao lançamento do álbum, o ABBA iniciou uma série de atividades promocionais começando por uma visita de três dias ao Reino Unido, onde eles receberem a imprensa e aparecerem no programa de televisão The Late Late Breakfast Show, apresentado por Noel Edmonds. De lá eles foram direto para a Alemanha Ocidental e trabalharam mais na televisão, principalmente a apresentação espetacular de The Day Before You Came, Cassandra e Under Attack no programa Show Express.

Em 19 de novembro, o ABBA fez a sua última apresentação na televisão sueca, no programa Nöjesmaskinen. Ironicamente, esta entrevista "final" foi certamente uma das melhores que eles deram para a televisão sueca. Os outrora aborrecidos e sisudos anos setenta haviam dado lugar ao despreocupado e colorido início dos anos oitenta, deslocando o foco das perguntas feitas. Onde a maioria dos entrevistadores anteriormente haviam se preocupado com quanto dinheiro o ABBA estava fazendo e a natureza "comercial" de sua música, empurrando os membros para um canto defensivo, desta vez os assuntos foram focados amplamente na sua carreira e nos seus sentimentos em geral. Como resultado, os membros do ABBA apareceram mais relaxados do que o normal, mostrando também que eles obviamente tinham um senso de humor sobre si mesmos.

Durante o período das promoções finais do ABBA, eles também foram visitados em Estocolmo por uma equipe de televisão holandesa, que os entrevistou acerca de toda a sua carreira até aquele ponto. O resultado foi o documentário The Story of ABBA, que acabou sendo transmitido em vários países. Quando o mês de dezembro chegou, o último single do ABBA, Under Attack / You Owe Me One foi lançado (curiosamente, na Suécia natal do ABBA o single não foi lançado até fevereiro do ano seguinte). Este single foi acompanhado por um clipe promocional filmado em 16 de novembro.

O último esforço promocional aconteceu em 11 de dezembro de 1982 - na época, é claro, ninguém sabia que esta seria também a última aparição pública do grupo. Se houvesse sido uma despedida oficial, certamente a ocasião teria sido muito mais caprichada do que uma aparição no The Late Late Breakfast Show do Reino Unido - e certamente teria se transformado em algo mais do que uma pequena entrevista e uma apresentação via satélite a partir de um estúdio de televisão em Estocolmo.

Como foi dito, o grupo foi entrevistado pelo apresentador Noel Edmonds, todos em estilo ultra leve que parecia ser parte do tom geral do programa. Na verdade nada de real importância foi dito durante a conversa, que tomou a forma de um Q & A (perguntas e respostas) em que Agnetha foi perguntada sobre as suas piores férias, Benny sobre o seu melhor Natal, e assim por diante. E mais, o legado remanescente da última aparição televisiva é a apresentação de duas músicas: o single atual, Under Attack e I Have A Dream, que era uma das faixas do álbum duplo de singles e, levando-se em conta as suas conotações espirituais, uma canção muito apropriada para ser apresentada próxima ao Natal. Uma sessão final de fotos para o seu amigo fotógrafo Anders Hanser também foi realizada neste dia, mas depois, no momento em que as câmeras foram desligadas e a ligação com o satélite para Londres desativada, o ABBA havia feito o seu último trabalho como um grupo.

No horizonte de Benny e Björn foram dois anos exclusivamente dedicados ao musical Chess, enquanto que Agnetha e Frida se dedicaram ao relançamento de suas carreiras solo. Quando a poeira baixou, os anos de intervalo não resultaram em um desejo coletivo de retornar ao ABBA. A ruptura com o grupo se estenderia indefinidamente...



Fonte: Adaptado a partir de artigo publicado no site abbasite

17 comments:

Anônimo disse...

Olá,Meu Nome é Anderson França,Sou Dj da Equipe de Som do Rio de Janeiro"FURACÃO 2000",Não Tive o Previlégio de Acompanhar de Perto a Carreira desse Grupo Maravilhoso Porque eu Só Tenho 31 Anos.Me Apaixonei Pelo ABBA na Primeira Vez em que Ouvi"DANCING QUEEN",Tenho Muitas Curiosidades Sobre o ABBA.Esse Blog é Simplismente Espetacular,Continuem com esse Trabalho.Sei que é um Sonho Muito Distante,Mas Gostaria Muito de Conhece-los Pessoalmente,Quem Sabe um Dia,Grato...

Unknown disse...

Parabéns por todas as informações sobre o grupo! É a única forma para nós, fãs, termos mais contato com o talento que, infelizmente, se dissipou e diluiu em outros caminhos, deixando-nos "órfãos" e saudosos daqueles bons momentos! Por outro lado, que bom que existiu!! Beijos

Unknown disse...

Sou apaixonada pelo ABBA, e minha filha de 6 anos tambem pois na minha casa eu só escuto coisa boa e ABBA é uma dela. Como descreveu o meu colega Antonio, pena que não tive a oportunidade de acompanhar de perto esse maravilhoso grupo.

Anônimo disse...

OI MEU NOME É VICTOR,TENHO 17 ANOS,MINHA MÃE ADORA O ABBA,E EU DESDE CRIANÇA OUÇO,ENTÃO EU VIREI FÃ DO ABBA,ABBA TA PRESENTE NA MINHA VIDA,TODOS OS DIAS ESCUTO ABBA,NÃO VEJO A HORA QUE ESSE SHOW QUE ESTÁ PRETENDENDO ACONTEÇER SE REALIZE! PARABÉNS ABBA PELO SUCESSO ATÉ HOJE

Anônimo disse...

sou fã do abba desde os tempos dos discos de vinil,sempre escuto abba,fico muito angustiado depois ,pois me dá muita saudade desse tempo que não volta mais tenho 45anos mis valeu viver esse tempo.edevaldo 28 02 2011

Anônimo disse...

Olá meu nome é Geisa. Ultimamente tenho feito comentários em seu blog onde sempre encontro informações sérias sobre minha paixão, o ABBA. É incrível como até hoje ainda mexem com a cabeça e o coração das pessoas.
Obrigada por seu empenho em nos manter sempre bem informados. Sonho em conhecer a Suécia, andar nos lugares onde eles andaram, fizeram fotos etc. Voçe ja esteve com eles?
Abraços!!!

Anônimo disse...

Meu nome é Edna, sou fã incondicional do ABBA, tenho vários CDs e DVDs do grupo, ouço os CDs todos os finais de semana e no meu trabalho, coloco-os no computador e passo as manhãs inteiras ouvindo as músicas, meus colegas de trabalho também gostam e não se incomodam com as mesmas músicas todos os dias. Que bom termos os CDs e DVDs para relembrarmos o passado com o grupo ABBA. Parabéns pela iniciativa do site.

Daniel Couri disse...

Obrigado Edna! A iniciativa do blog foi do meu amigo Adauto Lacerda, eu apenas dou continuidade (com muito orgulho!). Apareça sempre aqui no blog e deixe seus comentários, opiniões, sugestões e críticas. Abraço!

Anônimo disse...

Adoro o ABBA . Queria ter a sorte de algum dia poder abraçar cada um e dizer " vocês são muito importantes para mim, obrigado por existirem e terem nos brindado com tantas canções " Mário Machado Fortaleza Ceará Brazil

Anônimo disse...

eu sou fa numero 1 do abba sei catar todas as musicas deles isabelle 9 anos

Anônimo disse...

É maravilhoso poder todos os dias poder ouvir a musica deste grupo pelo qual eu me apaixonei, é uma pena não poder abraça-los e poder dizer pessoalmente como vocês são importantes para mim.

PIRARENNO disse...

O CONJUNTO ABBA DEIXOU MUITAS LEMBRANÇAS

Anônimo disse...

Sou completamente apaixonado pela Agnetha. Sugiro um post sobre a vida atual da linda loira. Parabéns e abraços...

Jonny disse...

Sou completamente apaixonado pela Anni-Frid.

Mari Brandao disse...

Talvez tenha sido melhor sem espedida. A gente sente um "luto" interior, que não passa e penso que tenha sido mehor sem espedida. Ees continuam aí, dezenas e covers aparecerm. Mas a força deles será maior que tudo. Filmes, peças, discos, tudo.... Deus os abençoe pelas alerias que nos deu.

Marcinho disse...

A s bandas de hoje não passam nem perto do que foi o abba!!

Unknown disse...

A fantástica banda ABBA fazia enorme sucesso entre todas as faixas etárias quando, no ápice da fama, os casais romperam e a banda começou a acabar. Eu gostaria de saber a real causa do rompimento. Que fato crucial determinou o fim desse mararavilhoso grupo musical que marcou época. Agnetha, além de muito bonita, tinha um modo de se expressar durante as suas apresentações que cativava a todos, era muito envolvente. Definitivamente uma grande cantora, uma voz maravilhosa. Frida também era excelente, mas não tinha o mesmo carisma de Agnetha e nem a beleza daquela loira. Pena que durou pouco o ABBA. Sua música, sua história jamais serão esquecidas!!!
Eduardo.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...