sábado, 15 de maio de 2010

Os detalhes da produção do Voulez-Vous Deluxe Edition - Por Carl Magnus Palm


O jornalista Carl Magnus Palm, biógrafo oficial da banda e presença constante nos encartes dos lançamentos do ABBA com suas notas explicativas, revela como foi produzida a versão deluxe do álbum "Voulez-Vous", o qual será lançado no próximo dia 31 de Maio. Uma das surpresas será a versão completa de "Dream World" pela primeira vez em cd, que curiosamente foi exibida em um programa de rádio sueco em 1986 pelo engenheiro de som Michael B. Tretow. Leiam agora o interessante relato de Palm e em seguida examinem o tracklist atualizado do lançamento, mostrando o que realmente ele trará, sobretudo o conteúdo do especial "ABBA in Switzerland".



A história do Voulez-Vous

Voulez-Vous foi lançado na Suécia em abril de 1979. Embora as sessões houvessem começado há mais de um ano antes, o período de gravações resultou em uma série de faixas inéditas em vários estágios de finalização, e metade do álbum foi escrito e gravado em uma explosão de criatividade nos últimos meses antes do lançamento. Destacando singles como "Chiquitita", "Does Your Mother Know", "Voulez-Vous" e "I Have A Dream", este não foi um álbum totalmente disco, embora várias faixas trouxessem uma batida dance insistente e os ritmos do funk, e as fotos de capam foram feitas na discoteca Alexandria, em Estocolmo.

Produzindo a Deluxe Edition

Na sequência das edições deluxe do Arrival e The Album, o trabalho em cima do Voulez-Vous Deluxe Edition começou ainda em 2008. Embora grande parte do trabalho tenha sido concluído na época, por diversas razões o projeto foi colocado em reapreciação e não reviveu até o outono de 2009. O formato é o mesmo das anteriores edições de luxo: um CD do álbum original mais faixas bônus, um DVD com material de televisão raro e inédito relevante da era Voulez-Vous.

Todas as faixas do CD foram remasterizadas especialmente para este lançamentoo, tudo isso no esforço de melhorar a qualidade sonora dos lançamentos do ABBA. A faixa bônus "Dream World", gravada durante as sessões do Voulez-Vous, porém não lançada até 1994, deverá ter um especial interesse por parte dos colecionadores. Quando esta faixa foi emitida pela primeira vez no box Thank You For The Music, ela foi reduzida para ocultar um dano na fita master. Para o lançamento do Voulez-Vous Deluxe Edition nós conseguimos localizar uma fita sem o dano, o que significa que agora "Dream World" aparecerá "completa" pela primeira vez em CD.

As anteriores edições Deluxe traziam versões em espanhol relevantes para cada álbum em particular, mas nesta versão não há nenhuma. A simples razão é que não havia lugar para elas no disco: haviam muitas outras faixas bônus que melhor destacavam o processo criativo do ABBA em 1978-1979 que se tornaram a nossa prioridade.

A atração principal do DVD talvez seja o especial de televisão ABBA in Switzerland (ABBA na Suíça), com nada menos do que cinco canções do álbum Voulez-Vous, juntamente com algumas canções anteriores. Por razões contratuais, o especial de televisão foi editado para mostrar apenas o ABBA e não todos os artistas convidados. Além disso, para preservar a atmosfera ao vivo e algumas mixagens originais exibidas no especial de televisão - a mais notável das quais é a versão "rock" de "Does Your Mother Know" - o som original da transmissão da BBC foi utilizado. O mesmo vale para a apresentação de "If It Wasn't For The Nights" no programa de natal do Mike Yarwood, com uma mixagem original que não está disponível nos arquivos da Polar Music, o que significa que tivemos que usar o som da BBC. E por fim a versão longa promocional ao vivo de "I Have A Dream" também apresenta o som original das fitas localizadas nos arquivos. Entretanto, as apresentações de "Chiquitita" no gala UNICEF e no especial Christmas Snowtime foram sincronizadas com a última remasterização da faixa.

Eu escrevi um ensaio com 5.400 palavras para o encarte com 28 páginas ilustradas do Voulez-Vous. Eu realmente gosto de escrever estes textos que me permitem aprofundar a história por trás de um álbum em especial, e desta vez eu estou especialmente feliz ao receber a colaboração de Benny Andersson e Björn Ulvaeus, que contribuem com algumas memórias pessoais e idéias novas desta época. O amigo pessoal do ABBA Claes af Geijerstam também foi entrevistado, juntamente com o cantor sueco, compositor do Mamma Mia! em sueco, e antigo disc-jockey Niklas Strömstedt. O que eles tinham a dizer? Leia o encarte e descubra!

O projeto Voulez-Vous - Deluxe Edition foi coordenado por Mia Segolsson. O CD foi masterizado pela Masters of Audiode, o DVD foi elaborado por Filmtech, Fredrik Hurtig projetou a embalagem, Wouter Timmers nos ajudou com as capas dos singles e do álbum, e Thomas Nordin contribuiu com objetos de lembrança para o encarte. Ian Cole ajudou com comentários e sugestões, e, junto com Paul Carter, foi um valioso revisor quando escrevi as minhas notas para o encarte.

Por Carl Magnus Palm, disponível em www.carlmagnuspalm.com

***

Tracklist of Voulez-Vous Deluxe Edition CD/DVD

Disc 1: CD

1. As Good As New
2. Voulez-Vous
3. I Have A Dream
4. Angeleyes
5. The King Has Lost His Crown
6. Does Your Mother Know
7. If It Wasn't For The Nights
8. Chiquitita
9. Lovers (Live A Little Longer)
10. Kisses Of Fire

Bonus Tracks
11. Summer Night City (full length version)
12. Lovelight
13. Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After MIdnight)
14. Dream World
15. Voulez-Vous (extended remix, 1979 US promo)


Disc 2: DVD

1. ABBA in Switzerland (television special, BBC)
Take A Chance On Me
The King Has Lost His Crown
The Name Of The Game
Mamma Mia
Hole In Your Soul
Kisses Of Fire
Lovers (Live A Little Longer)
Chiquitita
Does Your Mother Know
Thank You For The Music
2. Chiquitita (Music for Unicef)
3. I Have A Dream (extended promo)
4. If It Wasn't For The Nights (Mike Yarwood Christmas Show, BBC)
5. Chiquitita (ABBA Snowtime, BBC)
6. Björn & Benny interview (Multi-Coloured Swap Shop, BBC)
7. Greatest Hits Vol. 2 (television commercial I)
8. Greatest Hits Vol. 2 (television commercial II)
9. International Sleeve Gallery

Fonte: www.abba-world.net

Vídeo amador com a versão completa de "Dream World", apresentada por Michael B. Tretow em emissora de rádio sueca em 1986:



Teaser trailer de Voulez-Vous Deluxe Edition:

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...