
Esse momento em Brighton foi a culminação de um processo que foi acontecendo ao longo do ano anterior, desde que o grupo fracassou na competição na sua apresentação em 1973 com a canção "Ring Ring". No entanto, seria errado dizer que "Ring Ring" foi um desperdício de tempo, pois a canção deu ao grupo um enorme sucesso na sua nativa Suécia. Björn e Benny, Agnetha e Anni-Frid, como eram conhecidos na época, certamente tiveram mais álbuns e singles vendidos do que qualquer outro artista neste ano, e foram capazes de iniciar uma bem sucedida turnê no verão. O único problema era o nome do grupo: eles precisavam de algo um pouco menor e mais impactante. A competição foi realizada em um jornal, mas que pareceu não trazer quaisquer resultados utilizáveis: Baba ou Amigos e Vizinhos, ninguém? Parece que foi Stig Anderson, o empresário do grupo, que encontrou a melhor solução. Ele simplesmente misturou as iniciais dos nomes de cada um dos membros - e veio com ABBA.
Em Setembro de 1973, logo após o grupo completar a sua turnê de verão, eles começaram a trabalhar no seu próximo álbum. Björn, Benny e Stig tinham uma meta paralela: entrar com uma nova canção que poderia dar-lhes outra tacada no Eurovision Song Contest. Eles tinham que pôr essa grande importância no concurso, simplesmente porque esta era a única maneira com que eles poderiam atrair a atenção de um enorme público internacional. No início dos anos 1970, alguns grupos pop ou rock fora do mundo da língua inglesa eram levados a sério pelos negócios da música internacional. Tentar obter atenção através dos canais tradicionais - gravadoras americanas ou britânicas, editores e a mídia - era praticamente impossível para uma banda sueca. Stig Anderson estava bem consciente de que vencer o concurso, não deveria ser necessariamente o seu objetivo final - anos anteriores haviam provado que os concorrentes que perderam muitas vezes se tornaram grandes sucessos internacionais mais do que os vencedores, então a exposição que eles teriam seria a chance de utilizar o concurso como uma plataforma a partir da qual eles poderiam dar o próximo passo.

Björn e Benny se recolheram na cabana onde compunham na ilha de Viggsö no arquipélago de Estocolmo, e rapidamente voltaram com uma porção de novas músicas. Uma delas, uma “uptempo” dançante, parecia ser a canção certa com que impressionariam a audiência da televisão européia. Armado com uma fita demo de Björn e Benny, sussurrante e mal tocada no decorrer da música, Stig Anderson começou a trabalhar sobre a letra. A canção era cativante, e Stig sabia a importância de encontrar a correspondência entre a melodia e letras que cativassem - acima de tudo, era essencial encontrar o título certo.
Primeiro, ele desembarcou em "Honey Pie", mas que simplesmente não parecia ideal; para Stig, isto não desencadeava nenhuma sugestão para letras. Nas primeiras horas de uma manhã de sábado, folheando um livro, ele finalmente encontrou a palavra que estava procurando: "Waterloo". O conceito, naturalmente, se referia á lendária derrota de Napoleão Bonaparte pelas forças britânicas e alemãs na batalha perto da cidade belga em 18 de junho de 1815. Stig utilizou esse evento histórico como uma metáfora para uma garota rendida ao ser cortejada por um insistente pretendente, e antes do dia terminar, as letras haviam sido concluídas. Apenas uma semana antes do Natal, a música foi gravada no estúdio Metronome em Estocolmo. Com um exuberante desempenho vocal de Agnetha e Frida adicionado, ABBA tinha uma faixa que foi uma vencedora em todos os sentidos da palavra.

Björn, Benny e Stig agora viram-se com um problema para resolver. Caso uma música "segura" como "Hasta Mañana" fosse aceita no Swedish Eurovision Song Contest ela animaria? Afinal de contas isto aconteceu com os últimos quatro vencedores: uma mulher cantando sozinha uma lenta “mid-tempo” balada. Ou era melhor ir com "Waterloo", exatamente porque esta rompia com a tradição do Eurovision? Após titubearem um pouco, eles decidiram arriscar e fizeram suas apostas na melodia rock, não só porque a música focava Frida e Agnetha como vocalistas principais, mas também porque isto significava que o desempenho real da canção poderia ser muito melhor.
Esta provou ser a escolha certa. ABBA e "Waterloo" navegaram pelos ânimos suecos em 9 de fevereiro de 1974, pontuando uma esmagadora vitória sobre os outros concorrentes. E então, finalmente, chegou o fatídico dia 6 de Abril e havia chegado a hora de conquistar os jurados do Eurovision - e, acima de tudo, os telespectadores europeus. Era um pacote irresistível: uma canção cativante, roupas inesquecivelmente bobas - criadas pelo designer Inger Svenneke - e um desempenho que esmagou em cheio nas telas da TV. Já que todos os concorrentes haviam realizado as suas inscrições, estava na hora de votar - um processo torturante para a maior parte do grupo. Björn estava tão nervoso que primeiro não queria ver o processo. No final, porém, ele não podia continuar com o grupo ao redor do monitor, juntamente com Benny, Agnetha e Frida, roendo as unhas todo o tempo. "Ninguém pode imaginar a tensão de um evento como esse", disse ele. "Sua pele arrepia, seu estômago dá nós e sua garganta fica toda seca. Você quer fugir de tudo aquilo, ao mesmo tempo em que você está de pé ali paralisado e tonto. Acredite, é um verdadeiro calvário.” Apenas Frida conseguiu manter-se calma. "Fiquei surpresa comigo porque eu acredito que era muito gelada", ela recordou. "A reação não veio a não ser mais tarde. Foi difícil acreditar que havíamos vencido esta importante competição".
Stig apressou-se no palco ao aceitar seu prêmio como compositor e passou a repetir a frase "obrigado" nas línguas dos vários países participantes. Ele tinha ensaiado as frases anteriormente na parte da tarde, quando pensou que deveria preparar-se para a eventualidade de ganhar. A cerimônia ficou ligeiramente anticlímax para os outros dois compositores. Quando Björn e Benny tentaram subir ao palco, eles foram retidos por seguranças que insistiram que "apenas os compositores são permitidos no palco" para a cerimônia. Os guardas estavam querendo saber como estavam tentando escalar as curtas etapas que levavam ao palco. "O guarda disse: 'Você não é um compositor, você entendeu mal, seu pateta sueco! Você tem que esperar", Björn recorda. "Da maneira que eu estava vestido ele deve ter pensado: Ele não pode ser o compositor."
Nas horas após o concurso, a maior parte do grupo estava tonta como se fosse um sonho vago. Björn e Benny lembram como eles estavam convencidos de que alguém em breve iria dizer-lhes que os votos tinham sido incorretamente calculados. Agnetha ligou para seus pais, chorando de alegria ao telefone. Foi uma noite que ABBA jamais esquecerá.
O triunfo dos resultados alcançados em Brighton ninguém ousava esperar. O single “Waterloo” fez sucesso em todos os lugares - incluindo os Estados Unidos, Austrália e em uma série de outros países onde Eurovision era um evento em grande parte desconhecido – alcançando a primeira posição em menos sete países. ABBA havia conseguido seu primeiro grande sucesso mundial, finalmente provando que era possível romper os limites impostos pelas gravadoras internacionais. O álbum “Waterloo”, lançado na Suécia em 4 de março, alcançou o Top Ten na Europa e, no auge da Abbamania alguns anos mais tarde, chegou ao Top 20 na Austrália.
A porta havia sido aberta – e ABBA certamente não deixaria nunca alguém fechá-la novamente.

0 comments:
Postar um comentário