segunda-feira, 29 de junho de 2026

Bravo, 1981 - Björn: Eu adoraria voar para a lua


Raízes Musicais e Inspirações

Na adolescência, eu adorava ouvir rock 'n' roll, mas ao mesmo tempo também gostava de música folk. Por exemplo, eu gostava do Kingston Trio. Além disso, era mais fácil montar um grupo de folk do que uma banda de rock 'n' roll. Você só precisava de alguns violões. Isso era tudo.

Mais do que tudo, eu gostava do Tommy Steele e do Elvis. Hoje em dia, acho que The Wall do Pink Floyd é o melhor álbum do último ano. No momento, o meu favorito é o álbum Guilty da Barbra Streisand. Aliás, nós temos uma assinatura do Top 30 dos EUA e da Inglaterra. Esses singles são enviados para nós toda semana, todos gravados em uma fita cassete. Isso nos permite ouvir as novidades semanalmente. E sempre que um álbum importante é lançado — como os dos Eagles, Streisand, Fleetwood Mac, Pink Floyd ou Stevie Wonder — obviamente nós os ouvimos também.

Certa vez, conhecemos os Sex Pistols quando eles se apresentaram aqui em Estocolmo. Foi muito engraçado, porque eles nos disseram: "Por favor, não contem isso a ninguém, mas quando estamos em casa, gostamos de ouvir ABBA mais do que qualquer coisa."

Pessoalmente, não tenho nada contra o punk, porque finalmente algo estava acontecendo novamente no cenário musical. Uma nova etapa disso agora é a new wave. Existem grupos muito bons por aí. Eu ouço tudo de novo que é lançado no mercado. Na minha opinião, algumas dessas coisas da new wave não soam tão novas assim para mim, mas tudo bem...

Os Tempos de Escola

Antigamente, eu nunca acreditei que pudesse ter uma carreira como músico, porque meu pai sempre quis que eu me tornasse engenheiro. Então, na escola, eu só me interessava por coisas que poderiam ser úteis na minha profissão mais tarde. Na verdade, eu era um aluno muito bom. Especialmente em aritmética, física, idiomas e química, eu me saía muito bem. O resto não me interessava muito, infelizmente, devo admitir hoje.

Por exemplo, nas aulas de história eu nunca prestava atenção. No geral, eu me divertia na escola. Mas os meus professores nem tanto, receio dizer. Porque era difícil para mim ficar sentado quieto e de boca fechada. Aprendi os "fatos da vida" [educação sexual] na escola. Porque, na Suécia, você recebe instrução sobre isso muito cedo, e tudo é explicado de forma factual. Mas, na realidade, você só descobre as coisas por si mesmo e junto com os amigos, fora da sala de aula. Você aprende os fatos na escola, e quanto mais cedo, melhor.

Relacionamentos e Humor

Porém, o sexo não é a coisa mais importante em um relacionamento para mim, o humor é. É bom quando vocês conseguem rir juntos. Você também deve respeitar a sua parceira como pessoa e vocês não devem tentar controlar um ao outro. Eu acho que pré-condições como essas são muito mais importantes.

Eu tenho um bom senso de humor em todos os aspectos. É por isso que o meu ator favorito é o John Cleese. Eu também gostava do Richard Burton, mas hoje em dia ele faz muitos filmes ruins. Prefiro filmes de terror e ficção científica. Gostei particularmente de Contatos Imediatos do Terceiro Grau, Repulsa ao Sexo e A Dança dos Vampiros, do Polanski.

Sonhos, Política e as Futuras Gerações

Se algum dia for possível para pessoas comuns voarem para a lua, eu definitivamente faria isso. Mas eu ainda tenho outros sonhos que quero realizar. Ainda há tantos países que eu adoraria conhecer, na Ásia, por exemplo. Ainda não vi o Tibete, a Índia e a África, para citar alguns. A aventura mais maravilhosa para mim seria uma viagem à China. Um dia terei tempo suficiente para fazer isso, tenho certeza. Em muitos desses países, ainda há pobreza ou guerras violentas. Esses são os maiores problemas deste mundo para mim.

A coisa mais triste nos países industrializados é que ninguém mais olha para o futuro com confiança. Todos estão com uma atitude negativa. As pessoas têm medo de mudanças.

Os políticos estão piores do que nunca. Para mim, eles não valem nada, porque perderam o contato com o povo. Eles não têm mais ideais, estão apenas administrando seus países. Isso é tudo. Eles só miram nos votos, sem realmente realizar nada. Na década de sessenta, por exemplo, quando eu estava crescendo, as coisas ainda eram diferentes. Eu estava ansioso pelo meu futuro, pela minha vida, por todas as coisas que iria vivenciar. Hoje em dia, me parece que estão freando os jovens. É por isso que tantos deles estão usando drogas. Eles não têm nenhum motivo para olhar para o futuro com alegria, porque é lá que o desemprego, as crises e os problemas econômicos os aguardam. E eles estão fugindo dessa desesperança com álcool e drogas.

Objetivos de Vida e a Ilha Deserta

Quanto a mim, fumo apenas em festas, e olhe lá. E raramente bebo. Às vezes tomo uma cerveja quando estou na Alemanha, e uma taça de vinho quando estou na França. Aqui em Estocolmo, só bebo vinho quando estou jantando.

Sempre que me perguntam sobre os meus objetivos na vida, sempre respondo que já os alcancei. Pode parecer que já estou dormindo sobre os louros do sucesso. Mas isso não é verdade. Eu ainda acho emocionante ter um disco em primeiro lugar em algum lugar. Na vida privada, meu único objetivo é ser um bom pai para os meus filhos. Além disso, quero aproveitar a minha vida. Isso é muito importante. Porque quando eu me sinto bem, as pessoas ao meu redor se sentem bem também. Se eu tivesse que viver a minha vida toda de novo, não mudaria nada. Porque não cometi nenhum erro grave.

Na verdade, não sou religioso. Eu acredito em algo, mas ainda não decidi o que é. De qualquer forma, não acredito na religião da igreja. Nunca vou à igreja. Também não acredito em vida após a morte.

Eu consigo me imaginar morando em uma ilha deserta por algum tempo. Com certeza, eu levaria a minha esposa, Lena. Ela é a coisa mais importante. Talvez os meus filhos também. Mas acredito que seria melhor para eles ficarem em Estocolmo. Então, eu faria as malas levando:

 * Um monte de livros

 * Um violão

 * Uma vitrola

 * Discos de Herbert von Karajan, Beethoven, Bach, The Beatles e The Beach Boys.

Fonte: ABBA The Articles Blog


0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...