quarta-feira, 21 de setembro de 2011

19 anos de ABBA Gold

Dá para acreditar que quase duas décadas já se passaram desde o lançamento de ABBA Gold? Há exatos 19 anos, em 21 de setembro de 1992, a PolyGram deu início a um verdadeiro fenômeno que mudaria consideravelmente o mundo da música nos anos seguintes. O maior evento musical daquele ano foi o renascimento do ABBA, com o álbum duplo ABBA Gold – Greatest Hits. Foi a primeira coletânea lançada pela companhia após a aquisição dos direitos sobre o catálogo do ABBA, comprado da Polar Music dois anos antes.


Todas as coletâneas do ABBA haviam saído de circulação antes do lançamento de Gold. Somente os álbuns originais de estúdio (junto com a coletânea ao vivo de 1986) continuaram disponíveis no mercado. Justamente quando se pensava que o ABBA era nada mais que o eco de um distante passado, daquele tipo que é melhor deixar onde está, eis que um álbum com 19 canções impulsiona um revival.

Os fãs do ABBA não podem negar que, antes de ABBA Gold, estava cada vez mais difícil ouvir falar no grupo. Seus ex-membros levavam vidas completamente diferentes e distantes dos coloridos anos em que o grupo reinava na música pop. Apesar de Benny e Björn nunca terem parado de compor e produzir discos, o ABBA parecia uma referência longínqua naquele começo de década de 1990.

Com vendas que ultrapassam hoje os 28 milhões de cópias, é o álbum mais vendido do ABBA e um dos 40 discos mais vendidos de todos os tempos no mundo. Pode parecer estranho que o CD mais associado ao grupo tenha sido lançado 10 anos após a banda ter terminado. Mas o fato é que Gold fez mais para estabelecer a posição do ABBA como um dos grandes grupos pop mundiais do que qualquer outro álbum lançado durante a carreira do quarteto. Tanto que em 2008, pela segunda vez, Gold ficou em primeiro lugar nas paradas da Inglaterra, desta vez impulsionado pelo sucesso da versão cinematográfica de Mamma Mia! Proeza quase inimaginável para um grupo que nunca teve a menor pretensão de voltar...



O Gold lançado em 1992 incluía as versões editadas de Voulez-Vous e The Name of the Game, substituídas pelas versões originais a partir de 1999 e nos relançamentos subseqüentes. Essa primeira versão 1992 da coletânea ainda é a única disponível nos EUA. No entanto, a versão australiana trazia uma modificação na lista de canções, com três hits de muito sucesso por lá nos anos 70: Ring Ring, I Do, I Do, I Do, I Do, I Do e Rock Me, que substituíram Super Trouper, I Have a Dream e Thank You for the Music. Já na Espanha, essa primeira edição do Gold trazia as versões em espanhol de Chiquitita e Fernando no lugar das versões em inglês.

Em 1998 a Universal Music comprou a PolyGram. De lá para cá, várias edições comemorativas do álbum foram lançadas, em caixas especiais, com capas diferenciadas, detalhes e textos atualizados. Sempre com sucesso. É o segundo álbum a ficar mais tempo nas paradas de sucesso de todos os tempos (o primeiro é o Greatest Hits Vol.1 do Queen, com 490 semanas no Top 100; Gold totalizou 487 semanas na mesma lista). E ainda continua sendo, junto com o musical Mamma Mia!, a maior propaganda do quarteto. Gold também foi o CD do ABBA que mais vendeu no Brasil até hoje, com um milhão e oitocentas mil cópias, segundo estimativas de meados dos anos 2000.

Em dezembro de 2010, uma versão especial do Gold foi lançada, trazendo no mesmo pacote o CD com as canções e o DVD com os clipes. Os bônus do DVD incluem uma seleção de 5 clipes com imagem restaurada, mostrados com a tela dividida, para que o fã menos atento perceba com clareza as diferenças de qualidade entre o clipe original e o clipe remasterizado. O novo DVD Gold ainda apresenta uma raríssima versão de Money, Money, Money em desenho animado, feita por volta de 1977 pela produtora do empresário australiano Reg Grundy. A versão em cartoon foi vista por um breve período durante o apogeu do ABBA na Austrália, mas nunca havia sido divulgada e nem lançada no resto do mundo.

Com o sucesso contínuo do musical Mamma Mia!, em cartaz há mais de 10 anos no mundo todo (incluindo a Broadway) e a crescente geração de novos fãs do ABBA, pelo visto o álbum Gold ainda vai comemorar muitos outros aniversários.

2 comments:

Fernando disse...

"É o segundo álbum a ficar mais tempo nas paradas de sucesso de todos os tempos. E ainda continua sendo, junto com o musical Mamma Mia!, a maior propaganda do quarteto. Gold também foi o CD do ABBA que mais vendeu no Brasil até hoje, com um milhão e oitocentas mil cópias, segundo estimativas de meados dos anos 2000."

ÉPICO!!

Joelma de São Luís MA disse...

Legal

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...