segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O "mais mais" dos musicais

Depois de mais de um ano em cartaz e após 355 apresentações no Teatro Abril, em São Paulo, o musical Mamma Mia! se despediu ontem dos palcos brasileiros com uma performance emocionante e casa cheia. Saulo Vasconcelos, um dos protagonistas, escreveu hoje em seu Facebook: "O que foi o público de ontem? Acho que nunca vi nada igual na minha vida!". Kiara Sasso, com quem Saulo dividiu os palcos, também comemorou: "Nunca passei por um último dia de espetáculo tão incrível como foi o de Mamma Mia! Uma história de amor tão linda de uma filha e uma mãe, as descobertas das duas com os possíveis pais... Foi um prazer dar vida à Donna e poder contar essa história por mais de um ano! A memória de ontem está cravada no meu coração pra sempre".


O mesmo sentimento foi compartilhado pelo resto do elenco e pelo público que assistiu à última apresentação de Mamma Mia! no Brasil. O musical, diga-se de passagem, é um verdadeiro fenômeno mundial. Visto por mais de 42 milhões de pessoas de mais de 30 países, já arrecadou mais de 2 bilhões de dólares de bilheteria. Estreou em mais cidades em todo o mundo com mais rapidez que qualquer outro musical na história. Já deu para perceber que, no caso de Mamma Mia!, "mais" é a palavra da vez.

Kiara Sasso ("Donna")
Desde 1999 o musical está em cartaz em Londres, ininterruptamente. Na Broadway completou 10 anos dois meses atrás, em outubro. A razão de tanto sucesso? As canções do ABBA, claro. Ninguém  imaginava que, mais de três décadas depois do fim do grupo, suas músicas fossem estar tão vivas quanto eram nos anos 70, ou até mais do que naquela década. Mamma Mia! continua perpetuando o sucesso contagiante dos hits do ABBA para uma nova geração de fãs que cresce a cada dia mundo afora.

Kiara Sasso, que viveu a Donna na versão brasileira do musical, conta que antes de viver a protagonista da peça só conhecia as músicas mais famosas do ABBA. "A primeira vez acho que foi quando eu era bem criança, na festa de 15 anos de uma prima. Dancing Queen". Até que muitos anos depois assistiu ao musical em Nova York. "Fui conhecer todas melhor ouvindo o CD do musical", falou ela ao blog. "As músicas têm letras e estórias lindas. As pessoas realmente prestam atenção quando essas músicas são inseridas numa estória".

Saulo Vasconcelos, que viveu Sam, um dos três namorados de Donna na peça, buscou longe na memória para se lembrar do primeiro contato com a música do ABBA: "Foi na casa da Maria, que trabalhou durante anos lá em casa, em Brasília. Lembro que era um LP, daqueles bolachões de colocar na vitrola. Comecei a ouvir The Winner Takes It All e me emocionei. Achei a voz da mulher muito bonita e a música tinha um quê de melancolia, mas também tinha uma levada super bacana".

Saulo Vasconcelos ("Sam")
Assim como a colega de palco Kiara, antes de Mamma Mia! Saulo tinha contato apenas com as canções mais famosas do ABBA: "Usava algumas delas para dar minhas aulas de canto pras minhas alunas. São músicas muito boas para se cantar porque têm uma linha de canto bacana para o gênero pop. Hoje em dia o pop tem muito mais atitude e muito menos estética, em termos de voz. Por isso ABBA é diferente e especial".

Sobre suas cenas favoritas, eles têm opiniões diferentes. Kiara adora cena do quarto com Rosie (Andrezza Massei) e Tanya (Rachel Ripani), em que as três cantam Dancing Queen. Já Saulo gosta da cena em que seu personagem discute com o de Kiara, cantando S.O.S., e os dois trazem à tona os bons tempos daquele amor intenso que viveram.

Em uma coisa todos concordam: a temporada brasileira de Mamma Mia! mal saiu de cartaz e já deixa saudades no país todo.

Agradecimentos: Kiara Sasso e Saulo Vasconcelos.

2 comments:

Simone disse...

Que pena que já acabou! Gostaria muito de ter indo assintir, mais o meu filho de dois anos fica dificil, pois não tenho com que deixa-lo.

Anônimo disse...

Fui assistir dia 13 de agosto,e amei!

Sou do interior do PR,minha professora organizou um passeio cultural pra SP,e o Mamma Mia iria acabar antes,mas tivemos a imensa sorte de terem adiado o fim das apresentações,e conseguimos assistir a essa obra!

Foi uma noite inesquecível,deixou muitíssimas saudades!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...