domingo, 19 de setembro de 2021

Agnetha Fältskog em sua primeira entrevista após o retorno do ABBA


Em setembro, Agnetha Fältskog, do ABBA, concordou em conceder à apresentadora de rádio sueca Carolina Norén uma entrevista para o clássico programa sueco "Svensktoppen", na rádio Swedish Public Service. A entrevista foi ao ar em 19 de setembro.

Carolina: "Don't Shut Me Down" do ABBA - e comigo ao telefone tenho Agnetha Fältskog. Olá, Agnetha!
Agnetha: Olá, Carolina!

Carolina: E, claro, parabéns por entrar no topo das paradas, Agnetha!
Agnetha: Uau, que surpresa! Isso foi incrível, realmente divertido.

Carolina: Digamos apenas que não fiquei tão surpresa, nem o resto do mundo. No entanto, o último número um do ABBA aqui na Svensktoppen foi, na verdade, "Waterloo", em 1974!
Agnetha: Foi há muito tempo? Bem, aí está. Estava na hora, então.

Carolina: Estava na hora! Exatamente.
Agnetha: Gostaria de aproveitar a oportunidade para falar o quão felizes, gratos e comovidos estamos todos no grupo com a enorme acolhida. É intimamente muito agradável e animador.

Carolina: Estou pensando, a primeira vez em que você recebeu uma ligação como essa da "Svensktoppen", e não sei se você se lembra disso, era Ulf Elfving que estava ligando. Foi em 1968, você tinha 17 anos e "Jag var så kär" (Eu Estava tão Apaixonada), alcançou a terceira posição.
Agnetha: Sim, já se passaram alguns anos, haha.

Carolina: O que a Svensktoppen significou para vocês ao longo dos anos?
Agnetha: Significou muito. Estamos tão acostumados com as paradas, e temos sucesso enorme em vários países, mas "Svensktoppen" - é o nosso país natal e o público que temos aqui, e isso obviamente significa muito. Estamos muito emocionados com a receptividade em todos os lugares. Lembro-me daquela primeira entrevista com Ulf, eu estava muito nervosa e quase não conseguia acreditar que tinha entrado na Svensktoppen, é algo que não se esquece. Essa também foi uma surpresa enorme, porque você nunca sabe como vai acabar. Nunca se tem certeza de que algo terá sucesso e ficamos contentes quando isso acontece. 

Carolina: Na verdade, eu estava pensando um pouco sobre isso: eu sei que você adora passar o tempo no estúdio trabalhando, e assim por diante, mas houve algum momento enquanto trabalhava neste novo material onde você começou a sentir dúvida ou medo: e se isso não funcionar?
Agnetha: Sim, nós dissemos isso no início: muito tempo se passou desde que gravamos, e você nunca pode ter certeza de que a voz vai se sustentar - iria soar velha? No entanto, imediatamente ouvimos - tanto da voz da Frida quanto da minha - que parecia mais ou menos como naquela época. Contudo, você pode ter de fazer outro tipo de esforço e dar mais, ou como dizê-lo, de sua capacidade de contar uma história, de ter empatia com a música. Sempre fiz isso, mas é muito mais agora que já se viveu uma vida inteira. Você coloca mais emoção nisso.

Carolina: Eu estava pensando, de quem foi a ideia de fazer isso - quem foi a energia condutora por trás do retorno? Quero dizer além de você? Do ponto de vista dos fãs, isso sempre foi um dado.
Agnetha: Sim... Bem, uma coisa leva a outra, de alguma forma. Sentimos que queríamos fazer algumas músicas novas para o projeto avatar que vai estrear em maio do ano que vem, em Londres. Então dissemos "vamos fazer algumas músicas e ver como ficam, como soam". Uma coisa levou a outra com mais algumas músicas, e então Benny meio que disse "por que não fazer um álbum inteiro?". Sim, e foi assim que aconteceu, e como gostamos de trabalhar no estúdio, foi fantasticamente divertido ser capaz de criar e tal.

Carolina: Sim, e você disse que às vezes é fácil "convencê-la" a fazer coisas se elas parecerem divertidas.
Agnetha: Sim, é verdade.

Carolina: Então não foi difícil de convencê-la, quando se tratou de fazer isso?
Agnetha: Não, acho que não foi para nenhum de nós. Não para fazer isso. Em relação ao projeto avatar eu tive de pensar, já que significava muito trabalho, por assim dizer, no palco. Porque eu não sou uma personalidade de palco nesse aspecto, mas posso transmitir mais sentimentos nas músicas.

Carolina: Certamente. Os rumores sobre esse retorno começaram em 2018. Conhecemos os títulos das músicas e parece que essas duas músicas que ouvimos já estavam em andamento há um tempo. Vocês poliram as músicas ao longo dos anos? O que aconteceu desde que ouvimos falar delas em 2018?
Agnetha: Bem, nós estivemos nisso. No início trabalhamos nos avatares ao longo de fevereiro... vejamos, foi no ano retrasado? Não, foi no ano passado. Tínhamos acabado de trabalhar com isso, quando a situação do Corona apareceu. Então, depois de um tempo, começamos a gravar essas músicas e continuou assim.

Carolina: Quando as músicas foram lançadas há pouco mais de duas semanas, os fãs se reuniram ao redor do mundo simultaneamente. Björn e Benny participaram da transmissão ao vivo e você e Frida fizeram parte do programa editado. Björn e Benny disseram que vocês estavam acompanhando a transmissão à distância. Como foi assistir isso?
Agnetha: Foi realmente extraordinário. Eu tenho assistido um pouco os nossos fãs, quando eles estão ouvindo as músicas, e eles realmente choram. É enorme o alcance que teve em todos os países. É quase difícil de assimilar isso, na verdade.

Carolina: Eu estava presente na Gröna Lund (em Estocolmo), onde os fãs foram convidados, e havia muitos fãs de outros países. Posso realmente atestar que as emoções eram extremamente fortes. Era, você sabe, quase solene. Como você disse, eles choraram e ficaram profundamente comovidos. Uma coisa que muitos deles disseram, pelo menos aqueles com quem conversei, é que sentiram a sua falta - "as meninas", eles disseram: Agnetha e Annifrid.
Agnetha: Sim. 

Carolina: Você sabe quando vocês vão se encontrar da próxima vez?
Agnetha: Realmente não me atrevo a dizer. Estamos um pouco mais velhos agora e temos nossas pequenas doenças, haha. Mas continuamos lutando. Não me atrevo a dizer, porque isso é um pouco incerto. No momento, estamos felizes por termos feito isso juntos, e vamos torcer para que tudo corra bem em Londres, na estreia por lá.

Carolina: Certo, em maio do próximo ano. Os avatares. Incrivelmente legal, na verdade.
Agnetha: Certo.

Carolina: Você tocou no assunto da voz, se ela se sustentaria. Quando você lançou seu álbum solo em 2013, você mencionou em uma entrevista que tinha a mesma preocupação e teve aulas de canto - que acabou sendo uma aula. Como foi dessa vez, Agnetha? Acabou tendo alguma aula de canto?
Agnetha: Haha. Não, não tive. Sabe-se disso, que tem a ver com o apoio do estômago, que você não deve arruinar... então não fica muito para a garganta. Em vez disso, você encontra apoio na barriga, e isso se encaixa muito bem, uma vez que você está no estúdio. Você apenas pensa, "uau, aguenta!". Cada um é diferente... Gosto de sentar quando canto. Frida geralmente se levanta. Isso varia muito, como você sente que tem o domínio.

Carolina: Você é quem está fazendo os vocais principais - pelo menos a maioria deles - no single "Don't Shut Me Down". Devo acrescentar que "I Still Have Faith in You" também está na parada, na posição quatro.
Agnetha: Sim, que divertido!

Carolina: Como funciona quando vocês dividem entre vocês duas? Vocês escolhem as suas favoritas ou são direcionadas pelas respectivas extensões vocais? Diga.
Agnetha: Sim. Provavelmente são os rapazes que são encarregados disso. Nós pegamos algumas letras, ouvimos um pouco e experimentamos um pouco. Acontece também que uma sente que "esta eu gostaria de cantar". Não há brigas por nada. Nós experimentamos, mas geralmente são os rapazes, eu acho, que já sabem quem deve cantar o quê. Também fazemos parte uns dos outros... Mesmo que um de nós cante os versos solo, estamos sempre juntos nos refrãos, geralmente.

Carolina: Você também tem experiência como compositora e conduziu a sua carreira solo no início. Hoje em dia, Björn e Benny geralmente acabam discutindo sobre o projeto. O quanto você consegue ir mudando as coisas, ou sentir "isso não funciona, vamos tentar isso".
Agnetha: Antigamente acontecia com bastante regularidade, mas atualmente não. Posso ter muitas ideias: "podemos adicionar algum enfeite neste ponto da música?" Eu também sou muito boa em harmonias, mas os rapazes lidam com a maioria delas. Fazemos o que eles dizem, e tudo sai bem.

Carolina: Outra coisa quando se fala sobre o ABBA e a música do ABBA, as suas músicas têm sido bastante associadas a vocês como pessoas ao longo dos anos. O exemplo mais óbvio pode ser "The Winner Takes It All", que é sobre divórcio. E sobre hoje - o que as músicas falam sobre vocês como pessoas e artistas atualmente?
Agnetha: É provável que isso aconteça principalmente nas letras, e você provavelmente deveria deixar Björn responder. Pode-se ler uma coisa ou outra no trabalho de compositores, compositores ou letristas e, claro, você adiciona um pouco de "é sobre ele, ou sobre mim". Mas é em geral, como posso dizer, sobre relacionamentos. Porque muitas vezes é sobre o amor.

Carolina: As duas músicas mais recentes, talvez um pouco mais genéricas. Agora que estamos falando de amor, vou perguntar a você: você disse que é uma pessoa romântica, Agnetha.
Agnetha: Sim, eu sou.

Carolina: E você gosta de música romântica. Haverá mais romance no álbum? Mais amor?
Agnetha: Haha! Bem, ele é muito diversificado. Não posso falar muito sobre isso agora, mas é muito variado. Eu posso te dizer uma coisa: se você gostou dessas duas músicas, provavelmente vai gostar do álbum inteiro. Eu acho que sim.

Carolina: Certo. Isso é bom. Sinto que preciso arranhar a superfície um pouco mais. O que ouvimos é um som atemporal do ABBA. Pode-se imaginar que continuará com esse som também?
Agnetha: Você quer dizer, no CD?

Carolina: Sim, no álbum.
Agnetha: Ah, sim. É muito mais o som do ABBA. Não estamos tentando soar diferentes ou nos deixando afetar por outras coisas atuais, por assim dizer. Estamos tentando manter... Torna-se o que se torna - e torna-se muito o ABBA quando Frida e eu ficamos juntas no estúdio. É quase como um casamento entre nossas vozes, e às vezes é quase difícil diferenciá-las.

Carolina: Agora, eu sei que muitas pessoas estão ansiosas pelo show em Londres em maio do próximo ano. Primeiro, tem o álbum, em novembro. Aquele sobre o qual estávamos falando. Mencionamos os avatares. O que passou pela sua cabeça na primeira vez em que ouviu a ideia?
Agnetha: Haha. Bem, sim, nenhum de nós provavelmente sabia o que esperar, mas trabalhamos muito com isso, então você cresceu nisso, afinal. Nós ficamos ali, fazendo essas músicas, com - não sei quantas câmeras e pessoas. E então, de alguma forma, isso foi transferido tecnologicamente, de uma forma que nem mesmo entendemos, para outras pessoas que estarão no palco como nós - mas ainda seremos nós, haha! Eu realmente não consigo explicar, é tão difícil, mas há muita tecnologia e luzes envolvidas. Mas foi ótimo fazer no final. Porque era tão diferente. Além disso, havia uma vibração, sentia que "talvez seja a última coisa que faremos". A mesma coisa com este álbum.

Carolina: Oh, você não pode dizer isso, haha! Nós queremos mais!
Agnetha: Você pode cortar isso.

Carolina: Jonas e eu vamos cortar isso! Álbum solo em 2013. Posso revelar para você, aqui e agora, que no verão de 2013, "Dance Your Pain Away" foi a única coisa que ouvi.
Agnetha: Entendo! Muito legal.

Carolina: Eu sei disso, mas não vou cantá-la!
Agnetha: Sim, isso foi legal, realmente.

Carolina: Existe alguma coisa solo canalizada - outro álbum solo seu, Agnetha?
Agnetha: Não, no momento não. Acho, e sinto, que fiz muito agora. Então eu não posso te prometer isso. Temos de encontrar alegria no que temos e em tudo o que nos espera.

Carolina: Certamente. Também posso acrescentar que fiquei muito feliz quando soube que você estaria conosco para compartilhar. Porque aprendi que você é um tanto restritiva quando se trata de dar entrevistas. O que você acha, haverá mais aparições públicas suas mais adiante?
Agnetha: Na verdade não. Mas, como você disse, eu nunca me afastei dessa forma, mas sou reservada e sinto que muitas coisas estão sendo escritas, e têm sido escritas, sobre nós. Concordamos em fazer, e temos feito, muitas entrevistas. Existe o risco de estragar tudo por falar demais. Você quer manter um pouco para si mesmo. Algo privativo.

Carolina: Agnetha, nós respeitamos isso, e estamos muito felizes aqui na Svensktoppen e, imagino, que os ouvintes que talvez não tenham desmaiado de surpresa e tenham ficado conosco, estejam felizes por você ter se juntado a nós. Mais uma vez, muitos, muitos parabéns por liderarem a parada.
Agnetha: Obrigada. Também quero enviar saudações do restante do grupo. Eu sei que eles estão todos muito felizes com isso. Isso significa muito para nós.

Carolina: Maravilhoso. Espero que possamos conversar novamente. Quase senti arrepios ao fazer a apresentação aqui. Então eu digo: novo número um, ABBA e "Don't Shut Me Down". Muito obrigada, Agnetha.
Agnetha: Muito obrigada a você também!

***

Tradução em inglês: Anders Lundquist
Tradução em português: ABBA Brazil

Fonte: https://sverigesradio.se/avsnitt/agnetha-faltskog-i-den-forsta-intervjun-efter-abbas-comeback-det-ar-valdigt-mycket-abba-sound

1 comments:

Unknown disse...

Obg por postar!!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...