quarta-feira, 22 de maio de 2013

Novo CD de Agnetha nas lojas do Brasil


Contrariando meu próprio texto de 17/04/2013 aqui no blog, A de Agnetha, o CD solo da cantora foi lançado no Brasil sim, para nossa alegria. E a edição é fiel à original: traz encarte com fotos e letras das canções. Milagres acontecem. O último álbum de Agnetha lançado no Brasil havia sido Wrap Your Arms Around Me, em 1983, ou seja, exatos 30 anos atrás.



Confesso que não esperava essa campanha tão forte da Universal Music (e de Agnetha também, claro). A viagem promocional a Londres, depois de décadas, surtiu efeitos mais do que positivos na divulgação de A. Agnetha estampou a capa de dezenas de revistas e jornais Europa afora e o novo CD sobe cada vez mais nas paradas de lá, sem falar na Austrália.




A tabela a seguir, compilada pelo meu amigo (e pai) deste blog, Adauto Lacerda, mostra as recentes e animadoras posições do CD A:

#2 Suécia
#2 Suíça
#2 Dinamarca
#3 Austrália
#3 Noruega
#3 Alemanha
#6 Inglaterra
#8 Áustria
#14 Holanda
#15 Finlândia
#18 Irlanda
#24 República Tcheca
#30 Bélgica
#72 França
#186 Estados Unidos

Nada mal para quem não lança um álbum com material original (I Stand Alone) desde 1987! (My Colouring Book, de 2004, era um CD com versões de canções antigas). O fato é que, a julgar pelas inúmeras entrevistas que podem ser lidas em sites de revistas e jornais europeus – sem falar nas aparições em programas de TV – Agnetha parece estar muito satisfeita com o CD e também em paz com o passado. Hoje ela se sente capaz de apreciar sua própria música e de falar do ABBA sem o peso de antes.




Em seus dois primeiros discos solo depois do ABBA, Wrap Your Arms Around Me (1983) e Eyes of a Woman (1985), Agnetha ainda estava estigmatizada pelo enorme sucesso do grupo e pelas pressões sobre uma possível volta do quarteto. Havia um cansaço em relação aos anos com o grupo e uma necessidade de se afirmar como cantora fora do ABBA. Tarefa difícil, mesmo para uma artista talentosa como ela. Difícil se desvencilhar da marca 'ABBA' naqueles anos 80. Com I Stand Alone (1987) ela já estava definitvamente farta das viagens promocionais e da imprensa, que sempre a retratava como uma espécie de 'Greta Garbo': reclusa, solitária e misteriosa. A tentativa de emplacar no mercado americano não saiu como esperado. Ela decidiu se afastar do mundo da música e se dedicar à vida doméstica, bem longe dos holofotes.



Quando lançou My Colouring Book há nove anos, Agnetha surpreendeu a todos, mas não quis promover o CD. Problemas na gravação, que se arrastaram por três anos, além de problemas na vida pessoal, podem ter tirado sua tranqüilidade na época. Seus sentimentos em relação à mídia permaneciam embotados e ela não se sentia segura o suficiente para divulgar o álbum como tem feito atualmente.

Este ano, pela primeira vez ela parece ter relaxado. Deixou os fantasmas do passado para trás e topou o convite do produtor Jörgen Elofsson. Para euforia dos milhões de fãs ao redor do mundo, Agnetha mostrou que sua voz continua tão jovial quanto nos velhos tempos e que ela ainda é uma grande intérprete. O novo CD soa atual e tem ao mesmo tempo a cara de Agnetha: romântico, leve e com o inconfundível toque melancólico da cantora, que imprime sua marca em cada uma das 10 faixas. 



4 comments:

Rafa Ribeiro disse...

To surtando com todo esse gás dessa loira *-* Seria ingenuidade minha pensar que ela pode vir fazer um tour com esse disco?

Anônimo disse...

O CD "A" De AGNETHA FÄLTSKOG Merecia Melhor Posição Nos EUA, Essa Posição "186" Ainda Está Muito Abaixo Do Esperado Na Minha Opinião !
Se Bem Que O Própio ABBA Sempre Teve Dificuldades Por Lá, Vocês Não Acham???
Mas...O Musical MAMMA MIA! É De Grande Sucesso!!! Se AGNETHA Fosse Americana Ou Inglesa
Talvez Tivesse O Reconhecimento Que Essa Grande Cantora Merece!!! AGNETHA BJÖRN BENNY ANNI-FRID
ABBA É Tudo De Bom!!!! Parabéns! DANIEL COURI
Excelente Blog!

Abhin disse...

Eu estou acompanhando tudo sobre esse lançamento e também venho pedindo às emissoras de FM aqui do Rio de Janeiro para que ao menos toquem uma do CD. Merecemos todos ter acesso à música de qualidade.

Cleide Leão disse...

O ABBA É IMORTAL. É NATURAL AS PESSOAS ESTAREM ESPERANDO UM RETORNO DO GRUPO, O QUE SERIA INCRÍVEL, NÃO POSSO NEGAR, MAS TEMOS QUE RESPEITAR A OPINIÃO DE CADA UM E AGNETHA TEM TODO DIREITO DE QUERER CONTINUAR SUA CARREIRA SOLO. COMO MUITOS ARTISTAS NO MUNDO INTEIRO, A REALIDADE É UMA SÓ, NÃO SE FAZ TANTO SUCESSO SOLO DEPOIS DE TER VINDO DE UM GRUPO RENOMADO COMO O ABBA. É TRISTE, MAS É REAL!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...