terça-feira, 26 de julho de 2011

Mamma Mia!


"Como a filha bastarda de um soldado alemão da Segunda Guerra, um péssimo vendedor, um sujeito que queria se tornar advogado e a garota sueca que desbancou os Beatles se tornaram o ABBA, uma das maiores bandas pop de todos os tempos".

Esse é o subtítulo pra lá de curioso do meu novo livro, Mamma Mia!, que tem previsão de lançamento para a segunda quinzena de agosto deste ano pela Panda Books.

Para quem ainda não sabe a história do ABBA, é a oportunidade de conhecer os detalhes sobre a trajetória vitoriosa do grupo, em português. E para os que já conhecem a história do grupo, é uma maneira de descobrir curiosidades e ficar por dentro de fatos pouco conhecidos da maioria das pessoas.

O mote do livro é o fenômeno que se tornou o musical Mamma Mia! e como ele contribuiu para a popularização do ABBA nos quatro cantos do mundo décadas após o término do quarteto. Sem falar em novas gerações que passam a conhecer cada vez mais o ABBA graças ao sucesso da peça e do filme Mamma Mia!

Mas em 1982, quem teria acreditado que, dez anos depois, a música do ABBA passaria por um revival que tornaria muitos dos hits do quarteto clássicos definitivos do pop?

Quem teria pensado que, nos anos 90, o cinema homenagearia o grupo em vários filmes, ou que a dupla Erasure e até mesmo Madonna chegariam ao topo das paradas com músicas do ABBA?

Mais: quem teria imaginado que os refrões das canções do grupo dariam origem a um musical (em cartaz simultaneamente no mundo todo, em diferentes línguas), que viraria também um filme estrelado por Meryl Streep?

Absolutamente ninguém e muito menos Agnetha, Björn, Benny e Anni-Frid, os quatro ex-integrantes do ABBA. Quando decidiram dar um tempo após dez anos de atividade conjunta, eles não poderiam imaginar que um segundo - e ainda maior - período de sucesso os esperava. E tudo isso sem cantar uma nota sequer ou gravar uma única canção!

Depois de terem sido quase esquecidos durante os anos 80, o ABBA se viu novamente nas paradas de sucesso em 1992 com a coletânea ABBA Gold (mais de 25 milhões de cópias vendidas). O sucesso continua, graças aos milhões de fãs que concedem ao ABBA o status de ícones cult, talvez iniciado pela comunidade gay, para a qual o ABBA já era ícone.

Será que os membros do ABBA tinham uma fórmula secreta para fazerem as pessoas se sentirem tão felizes ao escutar suas músicas? Talvez. Mas se há um segredo, ele só pode ser atribuído ao frescor dos refrões e à magia e atemporalidade das canções, imortalizadas de vez com o grande sucesso do musical Mamma Mia!

O novo milênio segue embalado pelo som do ABBA, com vendas de seus CDs crescendo o tempo todo. Com mais de 360 milhões de discos vendidos ao redor do mundo, o ABBA é hoje o grupo que mais vende depois dos Beatles. No Brasil, a música do ABBA é bem conhecida mas pouco se fala sobre a história do grupo. Muitas vezes um nome que vem à cabeça dos brasileiros é Perla, a cantora paraguaia que nos anos 70 fez enorme sucesso no Brasil com versões em português de hits do ABBA.

Tudo isso está presente em meu livro, Mamma Mia!, batizado com o mesmo título do musical e apresentado em primeira mão aqui no blog. Em breve, mais notícias.

12 comments:

Henrique Belquior disse...

Eu acompanho o blog desde que ele era mais voltado pra Agnetha e adorei a notícia de que o Daniel será um colaborador.
Também adorei a notícia de mais um livro em português sobre o ABBA, ainda mais quando é escrito pelo Daniel, que, pra quem não sabe, tem uma escrita muito boa, é gostoso ler "Made In Suécia"!
Tenho que confessar que gostei do nome, é bem comercial e acredito que vai vender muito! O ABBA e o DAniel merecem isso. Confesso ainda que não gostei da capa, mas ela lembra a capa do filme, então, mais um ponto pra vendagem.
Só tenho uma dúvida: vai dar pra comprar o livro pela Livraria Cultura? Comprei o "Made" lá e foi uma das coisas mais legais que fiz na minha vida.
Ah, gostei também da "chamada". E espero também ver muitas fotos sobre o filme e mais e mais curiosidades.
Muito, muito sucesso Adauto e Daniel.
E obrigado, por fazerem os fãs brazucas do quarteto fantástico sueco mais felizes!

Henrique Belquior
http://tudoehmusica.blogspot.com
http://henriquebelquior.blogspot.com

Fernando disse...

O "Made in Suécia" está disponível para download?

Daniel Couri disse...

Oi Henrique!

Primeiramente, obrigado pelos elogios ao meu trabalho. Fico imensamente feliz quando recebo um retorno tão positivo.
Sobre o novo livro, a arte da capa procura justamente mesclar o ABBA com o musical Mamma Mia!, por isso utilizaram o desenho do ABBA no meio da "moldura" grega do cartaz do filme. O desenho foi uma opção para fugir do que já está batido, por assim dizer. Dessa forma, a editora criou um elemento exclusivo para o livro: uma ilustração que só está presente neste livro, pois foi feita especificamente para ele. Não conseguiríamos fazer uma capa usando uma foto inédita do ABBA, até porque quase não há fotos inéditas do ABBA a esta altura do campeonato. Todas já foram divulgadas e mesmo que haja uma que ainda não tenha sido vista, certamente teríamos problemas com aquisição de direitos autorais e questões burocráticas. Outro fator é que atualmente existe na internet uma infinidade de fotos do ABBA, de maneira que elas se tornaram muito acessíveis ao público. Minha preocupação com o livro foi mais a parte informativa, pois praticamente não há fontes confiáveis sobre o ABBA em português (e este blog criado pelo meu amigo Adauto é uma das raríssimas fontes em português). Há fotos no livro sim, mas o foco foram mesmo as informações, curiosidades, a história não só do musical mas também do ABBA.
Sobre os locais de venda do livro, ainda não sei. Quando o lançamento oficial for anunciado, avisarei a todos aqui pelo blog. Por enquanto o livro ainda está na gráfica.
Mais uma vez, obrigado pelo feedback. E espalhe a notícia para outros fãs, afinal, quanto mais brasileiros interessados no ABBA, mais novidades poderemos produzir.
Abraços,

Daniel

Daniel Couri disse...

Edson, o "Made in Suécia" não está disponível para download...

Anônimo disse...

Fiquei super feliz com essa novidade. Claro que serei mais uma leitora, fã, curiosa, apaixonada eternamente pelo ABBA e tudo o que se refere a eles. Será com certeza um grande sucesso.
Parabéns pelo livro, (mal espero pra ler),
Abraços,
Geisa

Anita disse...

Oi Daniel, tudo bem? Eu tenho o seu primeiro livro e queria saber se o Mamma Mia vai ter mais fotos sobre o ABBA e, se a resposta for sim, se o papel vai ser diferenciado. Abraço e parabéns pelo trabalho.

Daniel Couri disse...

Oi Anita

Sim, o "Mamma Mia!" tem uma parte de fotos também, diferentes das fotos do outro livro (e coloridas). Você quer saber o qual o tipo do papel, é isso? As fotos estão em papel diferenciado sim, do tipo couché. Abraços!

Anita disse...

Que legal saber isso Daniel, muito obrigada por responder.
Abraços

Livio Lee disse...

Daniel, acabei de descobrir lendo o Correio que você mora na mesma cidade que eu. Será que pode me ajudar a achar seu livro por aqui, na cidade mais de interior do Brasil, onde tudo só chega anos depois?

Daniel Couri disse...

Oi Lívio!

Mande um e-mail pra mim, por favor: danielcouri@globo.com
Se tiver Facebook, me adicione lá.
Assim poderemos manter contato e eu te explico tudo.
Abraço!

Anônimo disse...

Daniel Couri: necessito comprar o seu livro "Made in Suécia - O paraíso pop dp ABBA". Favor me indicar onde encontrá-lo.
Laerti Tonin

Daniel Couri disse...

MADE IN SUÉCIA: O PARAÍSO POP DO ABBA está disponível para venda no site do Mercado Livre, com frete grátis.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-598722327-made-in-suecia-o-paraiso-pop-do-abba-_JM

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...