domingo, 19 de dezembro de 2010

Merry Christmas and a Happy New Year!

A música "Happy New Year" provavelmente foi a gravação do ABBA que mais se aproximou do Natal. Mas ao longo dos anos os membros individuais fizeram algumas incursões no mercado natalino. Neste artigo, vamos dar uma olhada nas celebrações musicais de Agnetha, Björn, Benny e Frida ao longo dos anos.

Em novembro de 1980, duas adolescentes foram convidadas a fazer uma crítica ao mais recente álbum do ABBA, "Super Trouper", em um programa de rádio sueco. As garotas gostaram de "On and On and On" e "Lay All Your Love On Me", mas foram críticas quanto a "Happy New Year", que para elas foi incluída no álbum por interesse financeiro devido à proximidade do Natal e Ano Novo. Frida foi convidada a comentar as suas críticas, e alegou que o pressuposto das garotas estava errado. "Ela foi escrita e gravada bem antes das nossas férias de verão", disse ela, "e naquela época não tínhamos ideia de quando o álbum estaria pronto para lançamento." Frida não estava mentindo, pois ao contrário da sua reputação na época, o ABBA não deixava as exigências do mercado ditarem que tipo de canções eles iriam compor e gravar. E "Happy New Year" realmente foi uma das primeiras canções a serem concluídas para o novo álbum.

Composta em Barbados em janeiro de 1980, "Happy New Year" estava originalmente destinada a um musical sobre a véspera de Ano Novo, uma das muitas tentativas de Björn e Benny em entrarem no ambicioso mundo dos musicais. Eles ainda lançaram a ideia para o comediante John Cleese, de Monty Python e Fawty Towers, na esperança de que ele gostaria de escrever o livro para a sua proposta musical. Cleese recusou, entretanto, e a dupla de compositores descartou o projeto. Levaria mais três anos antes de Björn e Benny finalmente começarem a escrever o que se tornou o seu primeiro musical completo, "Chess" (uma colaboração com Tim Rice).

Em 1980, no entanto, eles ainda estavam muito afeiçoados ao conceito de Ano Novo, e em fevereiro eles começaram a gravar "Happy New Year" para o próximo álbum. Parece que houve até mesmo planos para transformar a faixa em single em certo ponto, pouco antes do lançamento do álbum "Super Trouper" em novembro, um clipe promocional foi feito para "Happy New Year". Cenas festivas foram filmadas juntamente com o making of da capa do álbum, após o qual a apresenteção real da música pelos membros do ABBA foi filmada no apartamento do diretor Lasse Hallström. Essas últimas sequências ressaltaram as reflexões melancólicas da música sobre o que o futuro poderia reservar, proporcionando assim um contraste marcante com as cenas de festa.

Em última análise, entretanto, "Happy New Year" não estava destinada a ser um single na época. Uma versão em espanhol da canção, "Felicidad", foi lançada em territórios de língua espanhola e alcançou o Top 5 na Argentina, mas para o resto do mundo "Happy New Year" continuaria a ser simplesmente uma canção popular sempre que dezembro se transformasse em janeiro. De fato, há muitos anos, uma apresentação da canção, feita especialmente para a televisão sueca, é exibida em toda véspera de Ano Novo no país do ABBA. Não foi até 1999 e com as celebrações do milênio iminente que "Happy New Year" finalmente foi lançada como um single, chegando ao Top 20 em alguns países.

Embora o ABBA nunca tenha gravado uma canção de Natal, eles gravaram muitas vezes cumprimentos natalinos, principalmente para o rádio e para diversas emissoras de televisão. Pelo menos uma dessas saudações foram lançadas em disco. Na edição de dezembro de 1982 da revista britânica de música pop Smash Hits foi incluído um flexidisc, trazendo uma breve saudação de Natal de muitas das maiores bandas do momento. O ABBA fez parte da sequência, porém com Frida ausente da gravação. O flexidisc da Smash Hits, intitulado "Happy Christmas From The Stars", parece ser a extensão total das aventuras natalinas do ABBA em disco.

Para os membros individualmente a história é completamente diferente. Talvez o álbum mais vendido e mais conhecido de Natal relacionado ao ABBA é "Nu Tändas Tusen Juleljus", gravado por Agnetha com a sua filha com Björn de sete anos Linda no outono de 1980. No entanto, o álbum foi concluído muito próximo ao Natal, o que significa que o seu lançamento teve de ser adiado por um ano. No álbum, mãe e filha - isoladamente ou em conjunto - cantaram à sua maneira muitas das mais populares canções suecas e internacionais de Natal. O álbum orquestrado luxuriantemente foi co-produzido por Agnetha e o engenheiro do ABBA Michael B. Tretow, e alcançou um impressionante sexto lugar na parada de álbuns da Suécia. "Nu Tändas Tusen Juleljus" é um álbum natalino popular todos os anos desde que foi lançado. "O álbum foi um grande sucesso para a mãe e para a filha e eu ainda acho que ele soa como novo", disse o empresário do ABBA Stig Anderson em 1994.

Benny é o único outro membro do ABBA que gravou um álbum natalino inteiro. Em 1967, a sua banda pré-ABBA, The Hep Stars, lançou um LP intitulado "Jul med Hep Stars". Este álbum contém uma seleção das músicas mais conhecidas de Natal, mas também uma série de canções pop novas, escritas especialmente para este álbum. Curiosamente, porém, nenhuma delas foi composta por Benny, que então havia se tornado um compositor prolífico. Tem de ser dito que "Jul med Hep Stars" foi uma mistura bastante bizarra: as faixas foram intercaladas com o balbucio dos membros do grupo, gravados ao vivo em uma festa realizada no estúdio de gravação (quando Jul med Hep Stars foi relançado em CD em 2001 toda a conversa foi editada). Apesar desta abordagem incomum, os fiéis fãs da banda provavelmente abocanharam o LP em quantidade suficiente para torná-lo um sucesso moderado. Um single do álbum, intitulado "Christmas On My Mind", teve menos sorte, tornando-se o primeiro single desde a revelação do Hep Stars que não apareceu em nenhuma parada. Isso foi injusto, já que na verdade era uma grande gravação, com destaque para o trabalho feito por Benny no órgão Hammond.

Apesar de Björn e Frida nunca terem gravado álbuns inteiros de Natal, fizeram contribuições para o gênero. Em 1968, o grupo de Björn, o Hootenanny Singers, gravou uma versão de "Mary's Boy Child", que ficou famosa na voz de Harry Belafonte, em 1956. A interpretação do Hootenanny Singers foi incluída no seu álbum "Hootenanny Singers Fem år". Evidentemente, uma década mais tarde Mary’s Boy Child tornou-se um grande sucesso de Boney M, um dos principais concorrentes do ABBA pelo topo das paradas de singles no final dos anos 70.

A contribuição de Frida para o mercado natalino veio em 1972, quando a Polar Music decidiu lançar um álbum de Natal com os seus maiores artistas. O álbum foi produzido por Björn, Benny e Stig Anderson, e contou com duas faixas adicionais de Natal do Hootenanny Singers: "Nu tändas tusen juleljus" (mais tarde a faixa título do álbum de Agnetha e Linda) e "Gå Sion, din konung att möta", uma versão em sueco do hino "Be Glad In The Lord, and Rejoice".

O destaque inegável do álbum, no entanto, foram as interpretações sinceras de Frida de duas de suas canções favoritas de Natal. "När det lider mot jul" e "Gläns över sjö och strand" estão realmente entre as mais belas canções de Natal no cânon sueco. O álbum, När juldagsmorgon glimmar, foi lançado pela Polar Music no final de 1972. Em 1994 este LP foi combinado com o álbum de Agnetha e Linda para compor um CD, intitulado "Julens Musik".

Uma das poucas vezes em que os quatro membros do grupo se apresentaram em um contexto inteiramente natalino foi em artigo de 1972 para a revista sueco Vecko Revyn (ver fotos abaixo). Na época, o grupo ainda era conhecido como Björn, Benny, Agnetha e Anni-Frid, e as fotografias que acompanharam o artigo contaram com o quarteto vestido em trajes de Natal, se preparando para as festas e comendo os pratos tradicionais. Mas apesar dessa situação festiva privativa nunca ter sido traduzida em uma verdadeira canção natalina, como vimos eles certamente contribuíram muito para este gênero individualmente. E, é claro, os fãs do ABBA sempre terão "Happy New Year".








Fontes: Abbasite, Abbaannual e Youtube.

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...