sábado, 11 de dezembro de 2010

A História do ABBA - Parte 3


Mais uma vez Benny e Björn estavam sentados juntos, conversando sobre a sua parceria. O piano havia sido fechado e Björn colocou a sua guitarra de lado por um tempo. B&B haviam feito algumas gravações juntos que não se tornaram sucessos. No palco, tudo estava indo bem. Eles conseguiram conquistar todo o público, mas B&B ainda sentiam que faltava algo no seu show. Eles conversaram por horas e horas, já que a dupla nunca poderia falar o suficiente sobre música. Mas desta vez, tudo era mais grave: eles deveriam continuar ou desistir?

Enquanto B&B estavam assim sentados juntos, eles realmente não percebiam que a solução estava à mão. Na verdade apenas há alguns passos deles. Para ser exato: em outro quarto do apartamento. Porque ali é que estavam Agnetha e Anni-Frid.

Björn agora fala sobre isso: "Era uma situação estranha. As garotas estavam em torno de nós constantemente. Nós quatro saíamos juntos, fizemos muitas coisas juntos e não ocorreu para Benny e eu pedir-lhes para juntarem-se à nossa formação. Por outro lado isso é bastante compreensível, já que tanto Agnetha quanto Anni-Frid tinham as suas próprias carreiras e eram muito bem sucedidas. Elas na verdade não precisavam de nós."
Tudo isso aconteceu em novembro de 1970. B&B haviam assinado um contrato para se apresentarem no restaurante "Valand" em Gotemburgo. E mais uma vez foi Björn quem cortou o nó. Ele relembra a fracassada apresentação de Agnetha, Benny e ele próprio. "Por que", Björn pensou: "por que não peço a Anni-Frid para completar a nossa formação." Anni-Frid - um pouco reservada, como sempre - não estava entusiasmada com a ideia, mas disse calmamente: "Vamos dar uma chance."

E logo depois disso, os outdoors fora do restaurante diziam: "Hoje à noite - apresentação de "The Enganged Couples". O primeiro nome do quarteto: "Os casais de noivos". A apresentação não foi muito bem sucedida. Na época era costume que os grupos se apresentassem enquanto as pessoas estivessem jantando. Portanto esses grupos deveriam ser muito persuasivos para ter toda a atenção focada neles, ao invés dos pratos saborosos. Não deu certo e no dia seguinte os jornais diziam: "O grupo não deu certo e Agnetha desafinou."

Benny diz agora: "Os críticos estavam certos. Fizemos uma má apresentação e... Agnetha desafinou." Ainda hoje ainda é difícil para Agnetha cantar em melodia, mas o problema foi praticamente resolvido. Björn citou alguns outros problemas: "Nós não cantamos e tocamos as nossas próprias músicas e isso estava completamente errado. Nós mesmos decidimos fazer algum tipo de material de cabaré, nosso show não foi concluído. Quando eu comparo isso com o que estamos fazendo hoje em dia, fico envergonhado com a nossa apresentação naquele novembro."

A primeira - deficiente - apresentação não desfez o quarteto. Muito pelo contrário. O grupo reuniu-se para descobrir exatamente o que deveria ser melhorado. Já que Björn pensava que "tudo" poderia ser melhorado cada sugestão foi levada a sério. Foi decidido que eles não se apresentariam juntos novamente por enquanto, mas sim trabalharem em seus repertórios e vozes separadamente. Agnetha voltou a compor e chegou a "If Tears Were Gold", que ela gravou e tornou-se um sucesso gigantesco. Agnetha também fez algumas participações como Maria Madalena em "Jesus Christ Superstar". Logo depois ela gravou outro single: "I Don't Know How To Love Him" e saiu em turnê pelo país. Anni-Frid juntou-se a uma companhia de teatro e apresentou-se constantemente em um teatro de Estocolmo. Björn reuniu-se ao Hootenanny Singers. Benny começou a tocar com o Hep Stars novamente.

Em novembro de 1971 o quarteto tentou uma nova apresentação novamente em Gotemburgo e desta vez a recepção foi bem mais positiva. Um jornal escreveu: "Há muito tempo no show. Musicalmente tudo é forte e as letras às vezes são excelentes. Vão em frente." Mas o crítico Björn disse: "Eu estou longe de estar satisfeito. Ok foi melhor do que no ano passado, mas não estou planejando cair na estrada desse jeito, muito menos ir para o estúdio."

Björn e Agnetha gravaram uma música juntos intitulada: "This Is The Way Love Starts". Agnetha era contratada pela CBS-Cupol e Björn na verdade se juntou a ela como um convidado. Mas Stig Anderson se opôs ao lançamento da música.
Björn tinha um contrato com ele.

Agnetha tinha um contrato com a gravadora CBS por um longo período de tempo e isso também dificultou a colaboração entre os quatro. Até 1º de janeiro de 1976, Stig tinha que pagar royalties para a CBS simplesmente porque Agnetha ainda era contratada deles. Portanto os outros três membros do ABBA estavam sendo prejudicados por uma gravadora que não tinha nada a ver com isso, mas Stig decidiu ir adiante para manter o quarteto junto. Ele via um grande futuro para eles e estava disposto a pagar muito dinheiro por isso. Stig: "Eu fiz uma promessa para os garotos. Eu disse que poderia fazer o sucesso internacional acontecer para eles não apenas como artistas, mas também como compositores. Eu disse cantem e componham em inglês que eu os transformarei em estrelas, estrelas que serão conhecidas no mundo inteiro." Esta não é uma promessa pequena e como sabemos agora, ele manteve a sua palavra. No negócio da música, geralmente é fora de questão que um trio possa realmente conseguir algo de valor. Existem sempre disputas e discussões que não levam a nada. Stig: "Geralmente é verdade que um trio não pode conseguir algo positivo duradouro. Mas no nosso caso é uma questão diferente: Benny é um cara pop, com muita experiência. Björn compõe e canta boas músicas que são facilmente acessíveis. Um bom exemplo é o álbum do Hootenanny Singers 'Sweden’s Most Beautiful Songs', e eu mesmo posso escrever uma letra decente. Além disso, sou uma espécie de figura paterna, eles podem confiar em mim."

A morte trágica de Bengt Bernhag efetivamente abriu caminho para uma colaboração mais intensa com Stig. Ele deu a B&B todos os tipos de oportunidades para a produção de outros artistas dentro da Polar. Além disso, Björn tornou-se uma espécie de caçador de talentos. Devido à insatisfação de Björn com a sua segunda apresentação como um quarteto e ao fato de eles estarem produzindo outros artistas da Polar, a ideia de formar um grupo com os quatro ficou em segundo plano. Mas depois a pedra da milha aconteceu, B&B conheceram um técnico muito talentoso no estúdio Metronome em Estocolmo. Seu nome: Michael Tretow. Um rapaz muito jovem que mais tarde iria inventar o som do ABBA. Ele sempre ouvia as fitas que eram enviadas pelos novos talentos, ele incentivava os jovens. Em suma, o tipo de homem que é louco por música, assim como B&B. Portanto, não é surpreendente que Michael encontrasse B&B regularmente no estúdio. B&B praticamente dormiam no estúdio, eles passavam muitas horas lá. B&B experimentaram muitas fitas no estúdio e tiveram muitos debates com Michael. Tretow também foi o técnico que trabalhou no álbum "Lycka" (Felicidade), que B&B gravaram juntos.

Em uma noite, Michael pediu a B&B para deixarem as garotas fazerem alguns vocais de apoio nas gravações deles. Stig Anderson lembra muito bem: "As garotas só vieram para ajudar aos seus namorados, não havia ali nenhuma intenção oculta." Anni-Frid e Agnetha cantaram as suas partes e deixaram a mixagem para os garotos. Michael tocou a fita para Stig e ele quase desmaiou de admiração. B&B foram chamados. "Eu não posso creditar esse disco para B&B", disse Stig, "as garotas foi quem fizeram o trabalho de gravação, elas devem ser creditadas no rótulo também."

B&B estavam estupefatos e não partilharam da opinião de Stig. Björn diz agora: "Benny havia deixado o Hep Stars e eu gostaria de dizer adeus ao Hootenanny Singers também porque queríamos nos apresentar como Benny e Björn. Quando as fitas foram tocadas e Stig disse que todos os quatro nomes deveriam estar no rótulo, eu gritei que isso era impossível." E ainda: "Você não pode chamar um grupo Björn - Benny - Agnetha e Anni-Frid, fica muito longo. As pessoas não têm tempo pra isso." Depois Stig explicou que o quarteto não havia sido bem sucedido no palco e que provavelmente levariam meses antes de receberem o reconhecimento do público. "Lancem esse disco, deixem o público se familiarizar com vocês, e não como um show no palco, mas como artistas que gravam. Deixem que o público tenha a palavra para dizer se há um futuro para vocês como um quarteto."

Esse primeiro single de fato foi lançado. Seu título era "People Need Love/Merry Go Round" por Björn - Benny - Agnetha - Anni-Frid. O disco alcançou o segundo lugar nas paradas da Suécia e foi pelo menos tão bem sucedido em outros países escandinavos. Benny e Björn lançaram outra música juntos chamada "She's My Kind of Girl". Ela tornou-se um sucesso, mas somente no Japão. Eles ficariam juntos como artistas de gravação, mas ainda não pensavam em se apresentar. B&B entraram no estúdio novamente. Agnetha e Anni-Frid excursionaram por todo o país. Todos os quatro já sabiam: nós vamos fazer isso. A fórmula estava lá, agora era executar.

O ABBA recebeu o passaporte para a fama internacional quando entrou para o Eurovision Song Contest. 1974 seria o ano da verdade. Lenta mas seguramente, o seu medo do fracasso foi desaparecendo e foi sendo substituído por uma grande confiança, confiança em suas qualidades de canto, confiança no seu talento em compor. Com Stig como um tipo de "guarda-sol" e rematados com Michael Tretow como o técnico engenhoso aquilo simplesmente não poderia falhar. Mas ainda não chegamos a Brighton.

O novo single "Ring Ring" foi lançado em 1973. Título simples, música direta e simples. E tudo isso por ocasião das eliminatórias suecas para o Eurovision Song Contest... mas... isso tudo aconteceria em Estocolmo em fevereiro e Agnetha estava grávida. Ela estava bastante confiante quando disse: "Meu bebê vai esperar até a festa acabar e... nós teremos vencido." Bom, "Ring Ring" recebeu uma ovação. O público estava em êxtase, mas... não venceu. A comissão julgadora tinha algo contra o ABBA e Stig Anderson e deram-lhes notas baixas que os colocaram em terceiro lugar, para grande descontentamento do público e do ABBA também. Nos bastidores havia muitas reclamações e resmungos acontecendo e palavras como "fraude" e "tramoia" eram ouvidas. Mas novamente foi Stig Anderson quem acalmou a todos como uma espécie de pai. "Deixe-os falar", disse ele, "nós fomos os melhores e os números de vendas vão provar isso." Estava ficando incômodo, mas Stig provou que estava certo. "Ring Ring" alcançou o primeiro lugar na Suécia e o álbum de mesmo nome conseguiu números maravilhosos de vendas... em toda a Europa. A revelação havia sido alcançada.

Estes números de vendas rapidamente acabaram com a decepção. O ABBA excursionou pela Europa e Stig fez todos os preparativos para o Eurovision Song Contest 1974. Ele esmagou a imprensa internacional, certificando que os discos do ABBA foram lançados no mundo inteiro e pediu para B&B criarem uma canção bombástica para 1974, para ter certeza de que não falhariam novamente.

Quatro dias após a final nacional na Suécia, a filha de Björn e Agnetha nasceu em um hospital de Estocolmo. Seu nome: Linda. Linda já teve seu primeiro encontro com a imprensa após quatro dias. Ela estava feliz cochilando nos braços de Agnetha, enquanto Björn estava ali sentado tão orgulhoso quanto Lúcifer. Os fotógrafos estavam usando máscaras e aventais brancos para evitar que o bebê contraísse uma infecção.

Agnetha: "O nascimento de Linda foi um marco na minha vida. Todo o sucesso que nós estávamos alcançando com o ABBA teria uma pálida insignificância diante das minhas experiências com ela. Eu estava extremamente orgulhosa de que eu fiz. Eu nunca me tornarei uma grande mãe quando se trata de limpeza e coisas desse tipo, mas eu quero viver para Linda, eu farei qualquer coisa por ela."

Mais tarde eles decidiram nomear o grupo como ABBA porque este nome tinha um bom significado, essas letras se referiam diretamente às pessoas envolvidas e... porque ainda podia ser lido da mesma forma quando colocado ao inverso. Uma solução simples. O jornal Idningen de Gotemburgo queria ajudá-los a escolher um nome e chegaram sugestões como Flower Power, Black Devils, Golden Diamonds e BABA. Mas eles não precisavam mais deles. De uma forma geral o nome ABBA foi imediatamente adaptado e utilizado pelos DJ's. Ainda assim, havia alguma confusão sobre esse nome. Acontece que a Suécia tem uma fábrica de arenque. Uma empresa enorme que tem o mesmo nome e isso poderia causar alguns problemas. É por isso que Stig procurou os rapazes do arenque, que felizmente não tiveram nenhuma objeção. Daquele dia em diante cada disco do ABBA lançado era automaticamente enviado aos 1.500 funcionários da empresa, como uma espécie de agradecimento. Por outro lado, aquelas pessoas do arenque deveriam estar felizes também, porque toda vez que o nome do ABBA era mencionado nos meios de comunicação eles recebiam publicidade gratuita para os seus produtos.

Anders Elstrom é o administrador da fábrica de arenque. Ele diz: "No início as pessoas pensavam que nós tínhamos interesses financeiros neste grupo musical. Isso obviamente não é verdade. Estamos felizes em sermos associados a estes jovens vigorosos que são tão cheios de ideias." O gerente de funcionários da empresa Per Brolund acrescenta: "Nunca é difícil para nós encontrarmos novos funcionários. No início as pessoas pensam que estão lidando com o ABBA e quando elas percebem que não é o caso já se acostumaram à atmosfera agradável da nossa empresa e querem ficar."

Elstrom ainda se mostra cauteloso: "Existe um único risco ligado a esse nome. Se o ABBA decidir algum dia se envolver em coisas malucas que desabonem o nome ABBA, nós iremos sofrer as consequências negativas também." Mas as coisas nunca vão chegar a esse ponto. Benny - Björn - Agnetha - Anni-Frid e... Stig estão certos disso.

Fontes: Abbarticles (texto) e Abbaannual (fotos)

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...