quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

O reencontro do ano


Desde ontem (20 de janeiro de 2016), o burburinho entre os fãs do ABBA, na internet, é geral. A mídia e os fãs foram surpreendidos com o reencontro dos quatro ex-integrantes do grupo, na inauguração do restaurante temático idealizado por Björn Ulvaeus, em Estocolmo.

Björn, Agnetha, Frida e Benny em 20/01/2016, na inauguração do restaurante

A atração, batizada de Mamma Mia! The Party, é uma espécie de restaurante em que o visitante se sente parte de uma festa — a festa que encerra o filme Mamma Mia! Tudo é inspirado no clima do musical: a ilha grega, o bufê mediterrâneo, as taças erguidas em brindes, a dança, a alegria, a música. É como se o evento continuasse exatamente de onde parou o filme, dando início a uma nova história.

Mas a grande sensação da noite de ontem foi a presença de Agnetha, Benny, Björn e Frida na abertura do restaurante:












Quem acompanha o trabalho e a vida dos ex-integrantes do ABBA sabe como é raro vê-los juntos em um evento. Por um lado, porque cada um tem sua família e seus compromissos e, por outro, para evitarem as cansativas especulações sobre uma possível reunião, hipótese que eles já descartaram inúmeras vezes, mas que a mídia não deixa de aventar.

Em várias ocasiões, ao longo das últimas décadas, a presença dos quatro foi aguardada com grande ansiedade. Mas sempre ficava faltando um. A imprensa seguiu alimentando boatos sobre uma "volta" do ABBA, criando expectativa no público e fazendo uma insistente pressão para ao menos uma aparição pública dos quatro. 

Desde que o grupo se dissolveu, só duas vezes os quatro aparecem juntos. A última apresentação do conjunto, ainda como ABBA, foi em 11 de dezembro de 1982, no programa de TV britânico Late late breakfast show

ABBA em 1982, na última apresentação do grupo (Late late breakfast show)

Depois disso, já com o grupo desfeito, reuniram-se em 1986 para gravar o especial de TV Här är ditt liv (Esta é a sua vida), tributo à carreira de Stig Anderson, empresário do ABBA, que também fazia aniversário naquela semana. Filmado em 16 de janeiro de 1986, o programa foi ao ar dois dias depois. Benny, Björn,Agnetha e Frida cantaram, em homenagem ao amigo, Tivedshambo, uma das primeiras composições de Stig, escrita na década de 1940.


Os quatro em 1986, cantando Tivedshambo, em homenagem a Stig


Um longo intervalo de 22 anos separou novamente os quatro ex-membros do ABBA, que voltaram a se encontrar em julho de 2008, na première do filme Mamma Mia!, em Estocolmo. Na ocasião, o elenco do longa voou para a capital sueca e assistiu à estreia do filme, juntamente com Agnetha, Björn, Benny e Frida. Mas não chegou a ser uma confraternização dos quatro, e sim de toda a equipe do filme. Tanto que os quatro não tiraram nenhuma foto juntos. Possivelmente, por uma preocupação implícita em evitar uma imagem que pudesse render ainda mais especulações sobre uma reunião do grupo.


Elenco e equipe do filme Mamma Mia!, na estreia do longa em Estocolmo



Amanda Seyfried, Meryl Streep, Agnetha, Frida e Christine Baranski
Frida, Meryl Streep e Agnetha

Como tornou-se costume não esperar que os quatro comparecessem ao mesmo evento, o acontecido ontem pegou de surpresa tanto os fãs quanto a propria mídia. Em poucos minutos, as imagens de Agnetha, Björn, Benny e Frida juntos, abraçados e sorridentes, se cumprimentando e comemorando, correram o mundo, através das redes sociais. Novamente eles lembraram que estavam lá como amigos, para comemorar o lançamento do restaurante de Björn. De qualquer forma, a data ficará marcada entre os admiradores do ABBA.


Agnetha Fältskog
Frida Lyngstad com o amigo Henry Smith, Visconde Hambleden
Benny Andersson com a esposa Mona Norklit
Björn Ulvaeus com a esposa Lena Kallersjö
Fotos: AFP/Getty Images

3 comments:

Anônimo disse...

Sem Dúvidas O Encontro Do Ano! Muito Legal Isso...
Mamma Mia! The Party, Sucesso Garantido!
Valeu Pela Postagem!!!!

Bruno Alessandro disse...

Há algum tipo de grupo ou comunidade de fãs do ABBA no Brasil? Sou muito fã do grupo, mas não encontro ninguém no meu convívio social para conversar a respeito disso (compreensível, são raras as pessoas que gostam desse estilo aos 19 anos rsrs)...

Daniel Couri disse...

Oi Bruno, tudo bem? Conhece a comunidade "ABBA Brasil" no Facebook? Entre lá e troque ideia com outros fãs: https://www.facebook.com/groups/abbabrasil/

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...