sexta-feira, 14 de março de 2014

2014 recheado de lançamentos

Os fãs do ABBA - pelo menos os europeus - não têm do que reclamar este ano. No dia 6 de abril de 2014 o quarteto comemora os 40 anos da vitória de Waterloo no Eurovision Song Contest. A canção se tornou hit instantâneo ao redor do mundo, chegando ao topo das paradas na Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Irlanda, Holanda, Noruega, Suíça e África do Sul, além de alcançar a sexta posição da lista norte-americana. 


No aniversário de 50 anos do Eurovision Song Contest, em 2005, Waterloo foi escolhida como a melhor música da cultuada competição europeia. A canção foi um marco não apenas para o ABBA, mas também para o programa. 

Para comemorar todo esse sucesso, que já dura quatro décadas, uma série de lançamentos (entre itens inéditos e reedições) chega ao mercado. As celebrações começaram ano passado, com a volta de Agnetha à mídia, após o lançamento de seu álbum solo A, e a inauguração do museu do ABBA, em Estocolmo.

Edições Deluxe dos álbuns originais do ABBA também foram lançadas. A de Waterloo (única que faltava) coincide com as comemorações deste ano. Três livros de peso também marcam presença no rol de lançamentos especiais. Um é dedicado à parte visual e os outros dois, à textual.


O primeiro é a edição revista, atualizada e ampliada de Bright Light Dark Shadows, de Carl Magnus Palm, biógrafo oficial do ABBA. Considerado o melhor, mais acurado e detalhado livro sobre o quarteto sueco, é a bíblia do ABBA. Conta a história não apenas da banda, mas da vida de cada um dos integrantes, antes, durante e depois do grupo. Além disso, traça um excelente panorama da música sueca.


O segundo, ABBA  The Backstage Stories escrito também por Carl Magnus Palm, narra as lembranças de viagens de Ingmarie Halling, supervisora de figurino e maquiagem do ABBA, nas turnês de 1977, 1979 e 1980. Além de fotos não publicadas anteriormente, das turnês do ABBA pelo mundo, o texto disseca os aspectos da imagem da banda: roupas, capas de discos, clipes. Também destaca as histórias das pessoas que trabalharam nos bastidores ao longo da carreira do grupo, colegas que ajudaram a criar a identidade visual do ABBA para o público.


O terceiro livro, que vem causando grande expectativa entre os fãs do grupo, é ABBA  The Official Photobook, a ser lançado em abril deste ano (para coincidir com o aniversário da vitória no Eurovision). Produzido pela Max Ström, editora líder da Escandinávia em livros de fotografia e uma das maiores da Europa, a obra já é descrita como um dos mais prestigiados livros de música. Além disso, ainda conta com a colaboração de Benny, Björn, Agnetha e Frida, que contribuíram com o prefácio e comentários sobre algumas das fotos. 


O livro traz imagens da era pré-ABBA, dos anos de formação da banda e da explosão mundial, assim como fotos particulares ou simplesmente não publicadas, de bastidores, fotos alternativas de divulgação, de capas de discos e de turnês. Fotos recentes dos ex-integrantes também entram no livro. "Estou maravilhada com todas essas fotos! Algumas estou vendo só agora, pela primeira vez. O livro é mesmo uma viagem através das lembranças", disse Frida.




Pena que, como de costume, os fãs brasileiros fiquem de fora da grande maioria desses lançamentos. O jeito é recorrer às importações, apesar dos preços não muito acessíveis. Mas uma luz brilha no fim do túnel: de acordo com o site oficial de Carl Magnus Palm, uma edição em português de ABBA – The Story deve ser lançada aqui no Brasil no final deste mês. No entanto, como é de costume, nada tem sido divulgado na mídia brasileira. Em matéria de ABBA, ainda estamos engatinhando. Mas a euforia na Europa é tanta que, felizmente, hoje em dia pelo menos uma coisa ou outra acaba chegando por aqui. Cruzemos os dedos!


3 comments:

gabriel birkhann disse...

AMEI

Anônimo disse...

O CD "Waterloo Deluxe Edition" acabou de ser lançado no Brasil. Corram e garantam o seu.
Eduardo

Anônimo disse...

ola gostaria de saber se foi foi uma versão brasileira do ABBA the oficial photo book tem um livro bem parecido na saraiva estou com esta duvida será que poderia me ajudar? obrigado.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...