segunda-feira, 19 de abril de 2010

Blick, 2010: "Frida em Zermatt e a MTV: Não gosto dessa confusão sexualizada."


Anni-Frid Lyngstad (64) concede poucas entrevistas, mas para este domingo ela fez uma exceção. A lenda do ABBA explica o seu amor por Zermatt e porque não vê muito a MTV.

Anni-Frid Lyngstad, Princesa Reuss de Plauen, como devo chamá-la? Sua Alteza, Sra. Lyngstad ou simplesmente Frida?
Oh, por favor - deixe as formalidades! Basta me chamar de Frida.

Bom: Frida! Eles assumiram o patrocínio do festival "Zermatt Unplugged". Por que?
Então, eu estou envolvida no negócio da música, mas eu posso relaxar e não fazer muita coisa. O patrocínio é uma grande honra, e pra ser honesta eu me sinto de alguma forma mais jovem.

Você consegue lembrar de sua primeira visita à Zermatt?
Claro que sim! 1976 - Eu vim aqui com meu então marido Benny Andersson para visitar amigos. Eu imediatamente me apaixonei por Zermatt. Naquela época foi também a primeira vez que eu esquiei.

Do que você mais gosta neste resort de montanha?
Tudo. De certa forma, me tornei parte da sociedade de Zermatt. Eu encontrei muitos amigos que me acolheram em suas famílias. Isto é maravilhoso! Conforme você envelhece e encontra um lar, passa a amá-lo ainda mais.

Lá você também passou dias tristes. Com a morte do seu marido, o Príncipe Heinrich von Plauen Ruzzo Reuss em 1999, de câncer, você voltou para Zermatt.
Esta é uma história muito pessoal. Quando meu marido morreu já era proprietário de uma casa aqui. Eu não sei como eu poderia superar a sua morte sem Zermatt e as montanhas. Elas deram-me força, coragem e esperança. Sinto uma profunda ligação, esta aldeia significa muito para mim.

A grandiosidade das montanhas lhe ajudaram a atravessar as dificuldades...
Sim, isso realmente ajuda a superar uma situação terrível quando você está conectado com a natureza.

Como é um dia típico quando você está em Zermatt?
Você não queira saber! Minha vida é muito comum - caminhada, esqui, pagar as contas. Devo confessar que me tornei preguiçosa. Zermatt é muito nativa. Hoje eu tenho muito tempo para pela primeira vez, "me vestir adequadamente". Caso contrário, andaria em calças de caminhada ou material de esqui.

É incômodo pra você falar do ABBA de vez em quando?
O ABBA nunca acabou, de alguma forma ainda estamos aqui. Estou muito, muito orgulhosa de ser membro do ABBA. Eu nunca vou me livrar dele.

Sua canção favorita do ABBA?
Pergunta difícil! Eu gosto muito de "Dancing Queen". Em muitos aspectos é uma canção brilhante. E "The Winner Takes It All" também - mas é difícil para eu definir.

Que tipo de música você escuta em particular?
Às vezes eu assisto MTV para me atualizar. Eu gosto, mas não dessa confusão sexualizada. Como diz o ditado: "Esta não é a minha xícara de chá". Eu não acho que seja por causa da minha idade, mas porque não gosto e nunca gostei!

Mas da música em si você gosta?
Existem boas melodias. Especialmente no gênero Rhythm & Blues e Hip-Hop: este é o meu ritmo, a minha batida. Muitas vezes ouço jazz - a música que eu também ouvia quando era uma jovem mulher. Talvez eu devesse ouvir mais músicas atuais. Hmm, eu não sei...

Por Kaye Anthon

(Traduzido livremente do alemão a partir de matéria publicada no site suíço Blick em 18/04/2010)

1 comments:

Unknown disse...

olha para mim o abba é e foi a melhor banda de todos os tempos ,até que michael jackson

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...