sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Pop Foto, Dezembro de 1980: David da Pop Foto conseguiu muitos segredos do ABBA


O engraçado herói da Pop Foto David é amigo de Agnetha do ABBA há anos. Quando o grupo sueco mostrou-se recentemente em Paris para uma apresentação de televisão, o nosso Dave foi o único europeu que conseguiu convencer o quarteto a fazer uma entrevista exclusiva. Esperto como ele é, conseguiu muitos segredos de Benny, Björn, Agnetha e Frida.

Cerca de 15 milhões de franceses viram a nova música no programa "Stars" recentemente. Não é de admirar, já que apenas animadores de topo como Julio Iglesias, Olivia Newton-John e ABBA apareceram no show. O famoso grupo sueco apresentou seu novo single "Super Trouper", uma faixa do álbum do mesmo nome. Durante sua estadia no pitoresco Nogent-sur-Marne, apenas David conseguiu convencer os quatro a dar uma entrevista exclusiva.

Benny, sobre o último álbum: "Sem dúvida, para nós quatro este é um dos melhores que fizemos até agora. Com todos os álbuns anteriores, sempre pensei que havia uma ou duas músicas que nos deixavam em dúvida. Nós não temos esse sentimento agora!" Os outros assentiram com a cabeça.

David: De onde veio o título "Super Trouper"?
"Um super trouper é um holofote gigante, como os que se usam no exército. Recentemente, nós utilizamos um desses grandes em um ensaio fotográfico", diz Benny, "e os resultados foram fantásticos! Fora isso, é uma palavra com sonoridade agradável que se encaixa à imagem do grupo."

Quando perguntado sobre a origem das faixas, Björn responde: "A maioria das canções são o resultado das experiências da nossa vida, que queremos expressar de uma maneira ou de outra. Mas precisamos de inspiração! É por isso que Benny e eu fomos para as ilhas do Caribe há um tempo atrás. Barbados, por exemplo, é garantia de boas canções, tanto quanto eu esteja interessado."

De que forma as letras de "The Winner Takes It All" dizem respeito a você, Agnetha?
Ela suspira, antes de responder relutantemente: "Eu não gosto de falar sobre isso, você sabe. Quando gravei o clipe na marina em Märstrand, eu estava prestes a chorar. Sim, isto foi realmente difícil pra mim."
Frida, que sentiu que o assunto era bastante doloroso para Agnetha, intervém: "Nós tivemos problemas com nossos clipes mais vezes! Nós queríamos fazer algumas gravações no Piccadilly Circus, em Londres, com animais selvagens, palhaços, malabaristas... Queríamos criar um verdadeiro circo. Mas nós não poderíamos ir adiante com esta idéia, já que alguns funcionários desenterraram uma lei de algum arquivo, que declarava que não é permitido andar por aí disfarçado ou anormalmente em um raio de três milhas ao redor dessa área. Infelizmente, nós fizemos essa parte nos estúdios perto de Estocolmo." Vocês já devem ter visto algumas dessas imagens.

Depois de Benny revelar que gosta dos Stones, Queen e Kate Bush, foi a vez de Björn nomear seus favoritos. Sorrindo, ele disse: "Em primeiro lugar ABBA, então há uma grande lacuna, bem e depois... Eu gosto muito de Eagles. Fleetwood Mac também, mas seu último álbum é horrível!"
Agnetha acha que eles realmente têm muito pouco tempo para ouvir música de outros artistas. Frida acrescenta: "Exceto os grupos que fazem suas gravações em nossos estúdios. Genesis e Led Zeppelin, por exemplo. Nós testemunhamos a concepção do último álbum do Led Zeppelin do começo ao fim. É por isso que a morte do baterista John Bonham foi um grande choque pra nós. Nós nos divertimos muito com ele em Estocolmo..."

David: Há alguma verdade nos rumores de que vocês pretendem deixar a Suécia? Por um tempo, os quatro se entreolharam, querendo saber quem iria responder.
Agnetha: "Na verdade, nós pensamos nisso sim. Apenas dois países foram considerados: a Inglaterra e a Holanda. Nós achamos que esses são os países mais aconchegantes da Europa. Mas quando estávamos a ponto de sair procurando um lugar para viver e trabalhar, as desvantagens ficaram claras: o clima econômico na Inglaterra não está tão bom, e na Holanda há a barreira da língua. Especialmente para os nossos filhos, ir à escola!" Frida avalia que ainda prefere a Holanda, por isso existem alguns planos para mudarem-se em alguns anos...
Björn (brincando): "Mas nós ficamos um pouco preguiçosos, é por isso que não vamos visitar a Holanda para promover. Nós só viajaremos para a França, Alemanha e Inglaterra. Por enquanto, não há planos para uma turnê mundial."

David: Você ainda são capazes de pagar as despesas?
"Nós não podemos reclamar", Benny ri. "Em 82 ou 83 nós estaremos no mercado de ações. As pessoas poderão comprar ações da Polar Music International, uma empresa fundada por nós, que comercializa no mercado imobiliário, empréstimos, comida, bicicletas e... arte!"

David: Vocês têm mais algo a acrescentar?
Frida reage espontaneamente: "Não se esqueça de dar nossas melhores lembranças para todos os fãs do ABBA na Holanda!"

(Fonte: ABBAarticles - Publicado na revista Pop Foto em dezembro de 1980)

1 comments:

Anônimo disse...

O novo visual do blog esta de parabens e o conteudo esta excelente parabens Adauto e continue com este excelente trabalho de levar informacao para os fans.

Muito Obrigado

Att: Thiago Augusto

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...