quinta-feira, 14 de outubro de 2010

The Local, 2010: "Estrela do ABBA processa dono de templo budista"

A ex-estrela do ABBA Anni-Frid Reuss está exigindo o ressarcimento de um empréstimo de 46 milhões de coroas suecas (US $ 7 milhões) feito a um templo Qigong no sul da Suécia, que por sua vez alega que o dinheiro foi uma doação.

Reuss (nascida Lyngstad), juntamente com o seu sócio WH Smith, apresentou um pedido de falência contra a Swedish Medical Qiqong Investment AB, que opera o Yangtorp Qigong Resort, localizado perto de Hörby no sul da Suécia, depois que a empresa deixou de pagar 46,2 milhões de coroas ($ 7 milhões) do empréstimo. "Ela entrou com o pedido de falência porque quer levar a empresa à falência - esta é a única maneira pela qual ela poderá obter o seu dinheiro de volta", disse Carl-Gustaf Söder, advogado de Anni-Frid Reuss, ao The Local na quarta-feira.

A empresa de hotéis e resorts é dirigida pelo Mestre Marcus Bongart, que fundou e construiu o templo e o centro de cura na casa da antiga escola da aldeia de Jönstorp. Bongart disse ao The Local na quarta-feira que está "em choque" pelo rumo dos acontecimentos e argumenta que o dinheiro recebido da ex-estrela do ABBA foi um gesto de "compromisso com a atividade" e significou uma doação e não um empréstimo.

"Nós fomos amigos por muito tempo. Tivemos divergências sobre como desenvolver o templo, mas isso foi tudo o que aconteceu. O dinheiro não está disponível para ser devolvido, está investido em imóveis e no templo budista".

Mas Carl-Gustaf Söder rejeitou as acusações de Bongart de que o dinheiro foi uma doação. "A dívida está incluída na contabilidade da empresa, então eu não entendo como ele pode insistir nisso."

Bongart argumentou que Anni-Frid Reuss não deu nenhum aviso de que ela estava a exigindo o reembolso e, além disso, alegou que a finalidade do pedido de falência é para assumir a empresa e transformar o centro em um hotel de luxo a fim de ganhar mais dinheiro. "Eu não tenho ideia dos seus planos", Carl-Gustaf Söder diz ao The Local.

Quando perguntado qual o futuro de Yangtorp, que se descreve como "um magnífico templo oriental no meio do bosque de faias escaniano", Bongart respondeu: "Nós teremos que ver. Agora estamos nesta situação. Estamos em choque e não fomos preparados. No momento estamos incapazes de chegar a um acordo, então o futuro é incerto."

Por Peter Vinthagen Simpson

Publicado no site "The Local" em 13/10/2010
Fontes: ABBA Mikory e ABBA Intermezzo

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...