quinta-feira, 23 de abril de 2009

Os 30 anos de Voulez-Vous

Voulez-Vous é o sexto álbum de estúdio do ABBA. Lançado em 23 de abril de 1979, foi o primeiro álbum da banda a ser gravado no novo Polar Music Studio, inaugurado em 1978. Demorou quase um ano para este álbum ser concluído, após a gravação da faixa de apoio de “Lovers (Live a Little Longer), Björn e Benny gastaram muito tempo em canções com as quais eles não ficaram satisfeitos, como “Just a Notion” e “Dream World”. O divórcio de Björn e Agnetha pode ter afetado as gravações de alguma forma, tanto que algumas canções foram escritas antes do início de 1979 e outras após o divórcio. Pela primeira vez a banda gravou uma música fora da Suécia, no Criteria Studio, em Miami, a faixa de apoio da faixa-título, “Voulez-Vous”.

Voulez-Vous vendeu mais de 400 mil cópias apenas na primeira semana no Reino Unido, e em 1984 foi lançado pela primeira vez em CD. Em 1997 foi remasterizado e em 2001 e 2005 foram realizadas novas remasterizações.

As sessões em ordem cronológica:

Lovers (Live A Little Longer):
Título de trabalho: Horn Per
Gravação da faixa de apoio em 25/04/1978.
Mixagem final em 05/06/1978.

Esta foi a primeira de uma pequena, mas notável série de gravações "funkier” que marcaria de forma especial o álbum "Temos muitas vezes teve problemas com isso, porque o europeu é ‘quadrado’, e tem sido assim da época barroca em diante", disse Benny. "Não que um compositor como Bach seja exatamente quadrado, mas certamente não o é o mesmo que blues ou jazz, nada que vem da black music. É difícil tentar e conseguir algo que está fora de sua própria tradição, apesar de tudo acho que conseguimos driblar esse problema em músicas como ‘Dancing Queen’ e 'Knowing Me, Knowing You''.

A idéia para a letra de "Lovers (Live A Little Longer)" veio de uma revista que Björn havia lido. A manchete era realmente "Lovers Live Longer (amantes vivem mais)”, a história dizia que um médico havia descoberto que o amor é uma fator de longevidade, como Björn efetivamente colocou na letra.

The King Has Lost His Crown:
Título de trabalho: Belsebub
Gravação da faixa de apoio em 17/08/1978
Mixagem final em 22/09/1978

“Esta música foi composta em Vigssö", lembra Björn. "Quando Benny e eu acabamos de escrevê-la, estávamos tão satisfeitos conosco que tiramos o resto do dia de folga no barco do Benny.”

If It Wasn't For The Nights:

Título de trabalho: Pandemonium
Gravação da faixa de apoio em 25 /10/1978
Mixagem em 19/12/1978
Gravação de nova faixa de apoio com músicos americanos em Miami, EUA, em 01/02/1979
Terceira e última mixagem em 23/03/1979

Esta música era para ser apresentada no Gala Unicef, em janeiro de 1979, em vez de “Chiquitita”. "É definitivamente uma canção muito boa", disse Björn. "Lembro que nós trabalhamos muito nas formas das meninas cantarem o coro. Era fundamental que elas acertassem as notas de uma determinada maneira, ou ela teria acabado sendo uma faixa muito mais densa."

“A faixa de apoio feita em Miami não ficou boa, porque a música tem tantas mudanças peculiares dos acordes nos versos, e acho que tornei difícil para os músicos presentes na referida sessão encontrar um encaixe como eles deveriam fazer", disse Benny.

Angeleyes:
Título de trabalho: Katakusom
Gravação da faixa de apoio em 26/10/1978
Três mixagens em 09/11/1978

Mixagem final em 10/11/1978


De acordo com Benny, esta faixa não entraria no álbum. "Como eu me lembro, havíamos a executado no estúdio mais cedo, e senti que não era tão boa. Então, quando nós começamos a esfriar em relação a “Just a Notion”, pensamos que talvez "Angeleyes” não era tão ruim depois de tudo, e fizemos uma gravação dela. A maioria das pessoas concorda que a música, posteriormente lançada em single, não foi "tão ruim", apesar de Björn hoje dizer que ele "não se sente orgulhoso por ela", e nem sequer a considera digna de estar no álbum!

In The Arms Of Rosalita:
Gravação da faixa de apoio em 04/12/1978

Uma primeira tentativa de gravar uma faixa de apoio para Chiquitita. O arranjo desta faixa de apoio era muito pesado para a melodia. Frida e Agnetha compartilharam os vocais principais nesta primeira tentativa, mas quando a música se tornou “Chiquitita” no dia 13 de Dezembro, Agnetha assumiu o papel mais proeminente. Uma versão provisória da canção com diferentes letras, intitulada "Chiquitita Angelina”, também foi gravada ao longo desse tempo.

Chiquitita:
Títulos de trabalho: Kalsupare e Three Wise Guys
Gravação da faixa de apoio em 13/12/1978
Mixagem final em 14/12/1978
Vocais em espanhol adicionados em 08/03/1979

Neste dia mais um faixa com aroma hispânico foi concluída. Aparentemente, pelo menos outros dois conjuntos completos de letras foram experimentados antes de Björn decidir a versão final.

Does Your Mother Know:
Título de trabalho: I Can Do It
Gravação da faixa de apoio em 06/02/1979
Sax overdubs em 12/02/1979 (versão utilizada no especial “ABBA in Switzerland”
Mixagem em 01/03/1979
Versão final em 27/03/1979

Uma homenagem ousada à geração que flertava nas grandes casas noturnas da cidade. Assim como "Voulez-Vous", "Does Your Mother Know" era uma faixa de discoteca quando foi lançada, mas em 6 de fevereir era mais um rock vibrante, e uma introdução de 30 segundos com tambores, baixo, piano e guitarra. "Tínhamos visto Rod Stewart no concerto em Leicester em dezembro" lembrou Ola Bunkert ", e seu baterista Carmine Appice fez algumas percussões que eu achei muito legal. Quando estávamos gravando "Does Your Mother Know", Benny pediu para eu fazer alguns solos de guitarra para a introdução e, em seguida, me lembrei do que o Appice havia feito, e copiei um pouco aquilo. Gostei do fato da canção iniciar com tambores, apenas disso ser um pouco incomum para o ABBA, e eu fiquei um pouco decepcionado quando eventualmente cortaram um pouco disso do solo." Também foram feitas várias tentativas para gravar a canção com Agnetha e Frida, em vez de Björn conduzir os vocais. "Eu pensei que a música era um sucesso em potencial, e realmente ficamos indecisos em ter-me no vocal principal em um single", afirma Björn." Por causa da canção eu cantei de qualquer jeito e acho que foi um grande erro. A gravação teria sido mais beneficiada se fosse centrada nas vozes das garotas."

Kisses of Fire:
Título de trabalho: Tidernas Blasning
Gravação da faixa de apoio em 07/02/1979

Esta faixa foi composta nas Bahamas em fevereiro de 1979.

As Good As New:
Gravação da faixa de apoio em 14/03/1979
Mixagem em 29/03/1979

Uma das típicas faixas pop da era discoteca do ABBA, com um interessante acordo entre o "quadrado” europeu dos arranjos e a guitarra funky de Janne Schaffer.

I Have a Dream:
Títulos de trabalho: Take Me In Your Armpit e I Know A Song
Gravação da faixa de apoio em 15/03/1979
Mixagem final em 27/03/1979

Björn: “I have a dream” foi uma tentativa de modernizar o folclore com o coro infantil. Tivemos dúvidas se iríamos utilizar ou não esse coro, e sabíamos que iríamos atrair os críticos para nós com as tendências da época. Nós não nos preocupamos e fizemos isso. O coral foi bem como uma melodia italiana e as letras soaram positivas.

Produção:
Produtores: Benny Andersson e Björn Ulvaeus.
Engenheiro: Michael B. Tretow
Arranjadores: Benny Andersson, Björn Ulvaeus, Anders Eljas, Rutger Gunnarsson
Design: Rune Söderqvist
Fotografia: Ola Lager



Fonte de apoio: Abbaannual

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...