quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Hitkrant,1977: A música está no sangue de Benny!

Cada membro do ABBA tem algo que faz eles ou elas se destacarem. Com Benny Andersson isso nem sempre é tão óbvio. Afinal ele é um jovem calmo e bastante discreto. Mas Benny tem uma arma secreta e a sua vida companheira Anni-Frid revela qual é: "Benny é o homem ideal, porque ele tem muito charme e senso de humor. É por isso que todas as mulheres se apaixonam por ele."

Benny se mostra um pouco reservado ao ouvir estas palavras, mas ele ainda confirma: "Sim, isso é realmente verdade. Durante o período em que eu tocava com o Hep Stars, eu realmente poderia ter as garotas que eu quisesse; na época eu achava isso incrível. Mas agora Anni-Frid pode ter quantos homens ela quiser também. Estamos empatados!"

Benny nasceu em Estocolmo no dia 16 de dezembro de 1946 e na verdade ele já ouvia música desde o berço: seus pais faziam música e seu avô lhe ensinou os princípios básicos. Quando ele tinha seis anos conseguiu o seu primeiro acordeão. Quando tinha sete anos já havia começado a se apresentar, juntamente com os seus pais. Na verdade ele nunca teve quaisquer lições musicais de fato, mas a música está no sangue de Benny!

Até os dezessete anos ele continuou a se apresentar junto com os seus pais e nesse meio tempo ele conheceu Cristina Grönvall, uma garota por quem ele ficou perdidamente apaixonado. Quando Benny tinha quinze anos o casal ficou noivo, mas o casamento deteriorou-se mais tarde. Foi dissolvido e os dois filhos, Helena e Peter, ficaram com Cristina.

Quando Benny estava tocando com o grupo Elverkets Spelmanslag, a futura famosa banda The Hep Stars chegou a vê-los uma noite. Coincidentemente eles estavam à procura de um tecladista e em 1964 Benny se juntou ao grupo. Foi quando tudo começou: a mídia sueca os rotulou de "Beatles Suecos". Eles conquistaram a sua grande revelação com uma canção chamada "Cadillac": o Hep Stars ficou famoso.

Mas financeiramente tudo era uma grande bagunça: pagar impostos, ninguém nunca tinha ouvido falar de tal coisa. Isso foi muito difícil por alguns anos e também durante o período do ABBA em que Benny teve de voltar ao passado para pagar todos os tipos de dívidas antigas, ainda mais porque ele atribuía muito pouco valor ao dinheiro e facilmente cedia centenas de florins holandeses quando achava que alguém precisava deles. Stig Anderson não foi totalmente capaz de corrigir esse hábito.

O resto é história: em 1966, Benny conheceu o seu futuro parceiro no ABBA Björn e com isso foram lançadas as bases para um dos grupos pop mais famosos que a música já conheceu. Benny encara isso com muita naturalidade, um simpático jovem que prefere passar o seu tempo sentado em sua ilha e compondo. Mas que ainda tem a sua arma secreta!



Fonte: ABBA Articles - Artigo original publicado na revista Hikrant em outubro de 1977

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...