sábado, 6 de março de 2010

Ted Gärdestad: a trágica história do astro mais próximo do ABBA


Ted Gärdestad nasceu em 18 de fevereiro de 1956 em Sollentuna, na Suécia. Ted tinha apenas 15 anos de idade quando ele e seu irmão oito anos mais velho Kenneth Gärdestad decidiram bater à porta da Polar Music em 1971. Ted foi admitido como compositor e cantor, enquanto Kenneth ficou como letrista para as melodias de Ted. Stig Anderson, mais tarde o mentor por trás da guinada da carreira do ABBA, reconheceu o talento de Ted e o contratou.

Ted lançou seu primeiro single "Hela världen runt" com influência gospel no final de 1971, mas foi o seguinte, a balada acústica "Jag vill ha en egen måne", uma canção que ele havia escrito aos doze anos que chamou a atenção do público sueco e quase da noite para o dia ele se tornou o primeiro ídolo adolescente do país. Benny e Björn produziram o álbum de estréia de Ted, "Undringar", lançado pela gravadora Polar Music no início de 1972, e Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad também forneceram backing vocals. Todos os quatro membros do grupo continuaram a trabalhar com Ted em diferentes capacidades ao longo da década de 1970. Seus álbuns Undringar (1972), Ted (1973), Upptåg (1974) e Franska Kort (1976) são de particular interesse para os fãs da banda, uma vez que foram produzidos com as mesmas técnicas de gravação e produção, engenheiro (Michael B. Tretow) e músicos das gravações do ABBA.

Em fevereiro de 1973, Ted entrou para o Melodifestivalen, a competição que seleciona os candidatos suecos para o Eurovision Song Contest. A canção "Oh, vilken Härlig Dag" ficou em quarto lugar. Um quarteto na época conhecido como Björn & Benny, Agnetha e Anni-Frid terminou em terceiro lugar com uma canção chamada "Ring Ring (Bara Du Slog En Signal)". Ted fez outra tentativa em 1975 com a canção "Rockin' 'n' Reelin'", Svenne & Lotta ficaram em terceiro com "Bang en boomerang", e Ted terminou em sétimo mas a canção se tornou um hit nas importantes paradas de rádio Svensktoppen, Tio I Topp e Kvällstoppen. Ted e o irmão Kenneth voltaram ao Melodifestivalen em 1977 com a canção "Det Bästa Som Finns", mas a hora era de outra empregada do selo Polar Music, Lena Andersson, que apresentou a canção que terminou em oitavo lugar, e Ted nunca gravou a faixa.

Em 1975, Ted tornou-se uma grande estrela na Suécia, com a sua boa aparência de menino ele foi destaque em revistas adolescentes como Starlet, Mitt Livs Novell e Poster, sua vida amorosa e romances adolescentes eram noticiados pelos jornais nacionais, teve seu próprio fã clube, todos os seus álbuns haviam conquistado o ouro e ele também vendeu bem no resto da Escandinávia, além de Björn, Benny, Agnetha & Anni-Frid/ABBA. Stig Anderson tinha planos para lançá-lo internacionalmente e Ted gravou tanto em sueco quanto em inglês versões de "Rockin' 'n' Reelin", bem como uma versão em inglês de um antigo sucesso, "Jag ska fånga en Angel", com o título "Gonna Make You My Angel", esta última com letra de Gary Osborne, mas nenhuma obteve sucesso significativo. A cantora australiana Mark Holden teve porém um grande sucesso na Austrália com "Jag ska fånga en Angel", sob o título "I Wanna Make You My Lady" em 1976.

Em 1977 Ted ficou diante de um dilema comum para a maioria dos ídolos infantis e adolescentes, tanto antes como depois dele: como ele cresceu e se tornou mais maduro, o mesmo aconteceu com seu público. A época da mania de adolescentes e multidões gritando nos folkparks estava começando a desaparecer e sua gravadora também estava apresentado um outro problema. Os produtores da Polar Björn e Benny, que haviam desempenhado um papel tão importante no sucesso inicial de Ted tanto como arranjadores como músicos estavam agora ocupados compondo, produzindo e promovendo o ABBA e compreensivelmente não poderiam dar a Ted ou a outros artistas da Polar como Svenne & Lotta e Lena Andersson sua total atenção. O ano de 1975 resultou em apenas um single lançado e a entrada no Melodifestivalen com "Rockin' 'n' Reelin". 1976 viu o lançamento do álbum Franska Kort, apenas parcialmente gravado com Björn e Benny e co-produzido por Michael B. Tretow e Janne Schaffer. O álbum ainda apresentou hits como "Angela", "Chapeau-Claque", "När Showen Är Slut" e "Klöversnoa", uma paródia de dança folclórica com Benny Andersson e Ted tocando acordeão, mas este atingiu o terceiro lugar, tornando-se o primeiro álbum de Ted Gärdestad a não chegar ao topo das paradas suecas, e ele saiu da lista depois de 22 semanas, um sucesso moderado em comparação aos seus lançamentos anteriores.

O ano de 1977 viu o ABBA e também a maior parte da Polar Music, incluindo músicos e engenheiros de som em sua primeira turnê mundial, na produção do filme ABBA The Movie e na gravação do ABBA - The Album - como consequência indireta nenhum álbum de Ted Gärdestad foi lançado este ano.

Stig Anderson ainda pôde ver o potencial internacional de Ted, e nessa fase a economia da Polar Music só poderia ser igualada à da Volvo. Ted e seu irmão Kenneth viajaram para Hollywood, Califórnia, no outono de 1977 para gravar o primeiro álbum de Ted em inglês, "Blue Virgin Isles". O álbum orientado pelo "rock da costa oeste" teve contribuições de um número impressionante de famosos músicos americanos e ingleses, entre eles Jeff Porcaro, Steve Porcaro, Jim Keltner, David Hungate, Jay Graydon, Lee Ritenour, Steve Lukather, Fred Tackett, James Newton Howard , Dr. John e John Mayall, muitos deles heróis pessoais de Ted. O álbum "Blue Virgin Isles" foi lançado mundialmente no outono de 1978 pela Epic Records, acompanhado dos singles "Take Me Back To Hollywood", uma versão em inglês de "Chapeau-Clacque" e "Love, You're Making All The Fools". Apesar de não haverem poupado despesas na produção e do grande impulso para lançar Ted, mesmo com algumas aparições promocionais junto com o ABBA, o seu sucesso sueco não se repetiu internacionalmente e na Suécia o álbum atingiu a 29ª posição e só passou uma semana na parada.

No início de 1979, Ted e Kenneth fizeram uma quarta tentativa no Melodifestivalen e desta vez eles ganharam com a canção "Satellit". Após um retorno frustrado ao Melodifestivalen em 1980 com "Låt Solen Varma Dig" com a então namorada Annica Boller e das vendas decepcionantes do seu élbum de 1981 "Stormvarning" (#31, 2 semanas), lançado internacionalmente como "I'd Rather Write a Symphony" pela gravadora Polydor em alguns países e igualmente mal sucedido, Ted saiu da cena musical com 25 anos de idade.

Tendo deixado os negócios da música Ted teve uma breve e infrutífera limitação de ação e logo depois começou a explorar a meditação e as religiões orientais. Por um período de tempo ele esteve envolvido com o movimento Bhagwan Shree Rajneesh, amplamente considerado como um culto e ele renunciou publicamente à sua vida anterior. Em entrevista ao jornal sueco Aftonbladet no verão de 1983 ele declarou que não queria mais ser tratado como "Ted Gärdestad", seu nome agora seria Swami Sangit Upasani. Como todos os discípulos de Bhagwan ele só usava roupas com um tom específico de laranja. Durante este tempo ele começou a se distanciar de seus amigos do mundo da música e também da sua própria família. Seu envolvimento nos cultos e os ensinamentos de Osho assumiram progressivamente a sua vida e sua personalidade mudou dramaticamente. Em junho de 1983, apenas um mês antes do seu segundo filho com sua então namorada, a atriz Ann Zacharias, nascer, ele deixou inesperadamente a sua família e amigos e se mudou para a sede da seita em Oregon, Estados Unidos. Apenas três anos mais tarde, após Bhagwan, também conhecido como Osho, ter sido condenado por fraude de imigração, evasão fiscal e desvio de recursos dos seus discípulos e posteriormente deportado dos Estados Unidos, a família de Ted finalmente conseguiu convencê-lo a voltar para a Suécia. Nessa época, graves problemas mentais tornaram-se mais e mais aparentes.

Pouco depois do retorno de Ted para a Suécia em 1986 algo aconteceu que afetou toda a nação em geral e também teve efeitos trágicos sobre Gärdestad pessoalmente: Olof Palme, o primeiro-ministro sueco, foi assassinado. Ted foi erroneamente mencionado na imprensa sueca como o suspeito de 33 anos de idade investigado por assassinato, uma acusação que naturalmente foi muito dura pra ele. Embora Gärdestad sequer estivesse no país quando o assassinato foi cometido, mas em férias na Grécia, e apesar do fato de que ele nunca foi interrogado pela polícia sueca, ou não estivesse sob qualquer tipo de suspeita por parte das autoridades em momento algum, as especulações e rumores o seguiram e à sua família pelo resto da década de 1980. Alguns anos depois ele foi novamente vítima de boatos como ser acusado de ser o chamado Lasermannen, um assaltante de banco e assassino em série, o que novamente era infundado, comprovado quando o verdadeiro autor dos crimes foi capturado. Isto no entanto claramente teve seus efeitos na sensível e já instável antiga estrela. Os limites entre os piores temores de Ted e agora também às vezes delírios e a realidade começou a ficar confusa. O Gärdestad outrora tão criativo se retirou ainda mais para dentro de si mesmo e entrou em uma depressão profunda.

No início da década de 1990, Ted foi brevemente persuadido da aposentadoria por seu amigo e colega pop star sueco Harpo. Ted se juntou a Harpo em uma turnê e fez algumas aparições e, em 1992, eles lançaram o dueto "Lycka" como single. A canção teve apenas um pequeno sucesso mas foi o ponto de partida para o retorno de Ted à música. Na primavera do mesmo ano Gärdestad embarcou em sua primeira turnê desde 1977 e se apresentou em uma série de datas com Plura Johnsson, Tove Naess, Totta Näslund e Dan Hylandere recebendo críticas positivas da imprensa.

Em 1993, a coletânea Kalendarium 1972-93, promovida em uma turnê de verão esgotada nos folkparks suecos, foi um tremendo sucesso, já que trazia a primeira composição de Ted em doze anos, "För Kärlekens Skull", que chegou ao topo da Svensktoppen. A coletânea Kalendarium também incluiu uma regravação em sueco da faixa título do álbum Blue Virgin Isles, "Himlen Är Oskyldigt Blå", a qual quinze anos após seu lançamento original tornou-se um outro sucesso na Svensktoppen, e agora está entre as suas mais conhecidas canções. No início de 1994 Kalendarium 1972-93 foi premiado com um disco de platina. Todos os álbuns de Ted dos anos 70 até o início dos anos 80, com exceção de Blue Virgin Isles, foram relançados em CD pela Polar e uma geração de suecos que cresceram ouvindo a sua música agora haviam redescoberto e reavaliado seu catálogo como adultos, e seu corpo de trabalho desde então vem sendo considerado como um tesouro nacional com a mesma importância de Evert Taube, Carl Michael Bellman e Vreeswijk Cornelis - tanto por fãs como por críticos da música sueca.

No ano seguinte, Ted lançou um álbum completo com material novo pela Polar com o título "Äntligen på väg", produzido pelo amigo de longa data Janne Schaffer. O álbum incluiu contribuições do baterista do ABBA Per Lindvall, Björn J: son Lindh, Gladys del Pilar e Marie Bergman, entre outros renomados músicos suecos e gerou uma série de singles como "Ge En Sol", "Om Du Ville Ha Mig", "I Min Radio" e "Hon Är Kvinnan", as quais entraram para a Svensktoppen. As letras eram leves, harmoniosas e esperançosas e parecia que o futuro de Ted seria mais brilhante do que não havia sido por um longo tempo, seu nome finalmente estava limpo, ele se casou novamente e voltou a fazer o que amava acima de tudo - fazer música. Ele fez várias aparições na TV promovendo o álbum Äntligen på väg, incluindo um concerto unplugged no canal ZTV, e ele viajou extensivamente durante todos os anos de 1994, 1995 e 1996. A notícia em 23 de junho de 1997 de que Ted na idade de 41 anos de repente decidiu acabar com sua própria vida ao se jogar na frente de um trem portanto veio como um choque para toda a nação.

Desde a morte de Ted seu irmão Kenneth tem falado abertamente, tanto na imprensa como também mais tarde em um livro, dos problemas de saúde mental de Ted durante a última década de sua vida. No livro "Jag Vill Ha En Egen Måne", publicado oito anos após a passagem de Ted, Kenneth revelou que seu irmão lutava contra a ansiedade desde a sua adolescência e que ele estava convencido de que Ted sofria de esquizofrenia paranóide, se não causada, mas claramente agravada pela doutrinação durante o tempo que ele passou no culto Bhagwan e que só pode ser descrita como a caça às bruxas por parte da imprensa e da subseqüente perseguição pública de um homem inocente incapaz de se defender, após o assassinato de Olof Palme e o caso Lasermannen. No livro Janne Schaffer menciona especialmente um terrível e infelizmente também significativo incidente descrevendo o trauma que Ted, e também sua família e amigos, passou no final da década de 1980. O evento aconteceu na ocasião em que Schaffer participou de um jantar com um grande número de dignitários suecos, incluindo líderes políticos e estadistas e representantes do corpo diplomático, bem como o então editor chefe do maior jornal sueco Dagens Nyheter, igualmente um homem respeitado e muito influente na sociedade sueca, que na frente de todos os convidados de destaque exclamou: "Você sabe que foi o seu amigo Gärdestad quem matou Olof Palme, não sabe?!"; Schaffer imediatamente deixou a festa. No livro de Kenneth Gärdestad salienta também que Ted nunca recebeu o diagnóstico correto de sua condição durante sua vida, nem a tratamento médico ou psicoterápico que poderia ter salvo a sua vida. Os únicos colegas da carreira musical de Ted que compareceram ao seu funeral foram Janne Schaffer, Björn J: son Lindh, Michael B. Tretow, Barbro "Lill-Babs" Svensson e Agnetha Fältskog.

Uma bolsa de estudos foi criada com o nome de Ted em 1997 para promover cantores e compositores e que é concedida anualmente junto com um concerto de tributo. Em 2000, "Jag Vill Ha En Egen Måne" e "Come Give Me Love" fizeram parte do filme do diretor sueco Lukas Moodysson, a comédia dramática "Tillsammans" (título internacional: Together). Em 2001, Michael B. Tretow e Kenneth Gärdestad participaram pessoalmente da produção do box com 4 cd's Solregn, uma retrospectiva da carreira completa com 71 faixas, incluindo duas gravações inéditas, "I'd Rather Write A Symphony" e "Nobody Loves You Now", das sessões do álbum Stormvarning/I'd Rather Write a Symphony. O álbum termina com a versão instrumental de Janne Schaffer "Jag Vill Ha En Egen Måne", gravada especialmente para o box. Em 1981, Ted e o engenheiro de som do ABBA Michael B. Tretow tiveram uma surpresa com o sucesso de um single com a faixa "Hubba Hubba Zoot Zoot" na Suécia, lançado sob a alcunha do grupo anônimo Caramba em uma gravadora igualmente anônima chamada Trash Records (#1 em junho de 1981, 26 semanas na parada de singles). O encarte da compilação em cd de Tretow em 1999 "Greatest Hits" trouxe a seguinte dedicatória: "Este álbum é dedicado a Ted Gärdestad, que deveria estar aqui agora, rolando no chão em paroxismos de riso como era de costume."

Cerca de dez anos após a passagem de Ted a sua música é mais popular do que nunca na sua Suécia natal. Muitas de suas canções como "För Kärlekens Skull", "Sol Vind Och Vatten", "Satellit", "Låt Kärleken Slå Rot", "Jag Vill Ha En Egen Måne", "Himlen Är Oskyldigt Blå" e "Come Give Me" aparecem em compilações e têm sido regravadas por muitos outros artistas e agora são considerados clássicos do pop sueco moderno. Os álbuns de estúdio originais de Ted ainda vendem bem, como a melhor das compilações que foi lançada em 2001 "Droppar Av Solregn", que alcançou o segundo lugar e passou 47 semanas na parada de álbuns sueca e o cd duplo "Sol Vind Och Vatten - Det Basta" de 2004, que alcançou a terceira posição e ficou nada menos do que 56 semanas consecutivas nas paradas.

Em 2005, um musical baseado nas canções de Ted estreou em Estocolmo, chamado "Sol, vind och vatten". Também em 2005, como mencionado acima, o irmão de Ted Kenneth escreveu uma biografia sobre a vida de Ted chamada "Jag vill ha en egen måne", nomeada após a redescoberta de Ted. O livro dá uma descrição detalhada da infância dos irmãos, a ascensão de Ted como um adolescente, os anos seguintes da mania adolescente e a atenção da mídia, a pressão de estar constantemente em turnês e gravando, e as dificuldades de Ted para encontrar uma identidade fora do centro das atenções como um adulto no início dos anos 80. O livro também descreve a luta constante da família Gärdestad com a psiquiatria sueca durante os últimos anos de vida de Ted, já que ele não recebeu o tratamento a que tinha direito, a condição de Ted e os sintomas evidentes de esquizofrenia paranóide - nos últimos estágios graves delírios, Ted constantemente ouvia vozes em sua cabeça e até mesmo auto-agressão - que não eram levados a sério, e a relutância das autoridades psiquiátricas em assumir a responsabilidade pela segurança pessoal de Ted. "Jag Vill Ha En Egen Måne - Boken Om Ted Gärdestad" também inclui entrevistas com familiares de Ted e alguns dos seus amigos mais próximos, como os jogadores de tênis Björn Borg, Tenny Svensson e Kjell Johansson, os atores Per Ragnar e Jan Waldecranz, os guitarristas Janne Schaffer e Staffan Astner, o cantor Harpo, as personalidades da TV Bengt Bedrup e Tommy Engstrand, o pianista Robert Wells, os engenheiros de som Michael B. Tretow e Lennart Östlund, o fotógrafo Barry Levine, o jogador de hóquei Mats Ulander, o pianista e compositor americano Mike Melvoin, bem como sua ex-namorada e mãe dos seus dois filhos, a atriz Ann Zacharias.

Em 2009 foi lançado na Suécia pela Polar Music o box “Helt Nära Dig - Samlade Album”, contendo os nove álbuns remasterizados gravados por Gärdestad entre 1972 e 1994 e faixas bônus, assim como um livreto com 32 páginas com a história de Ted e sua música. Os músicos do ABBA tocaram em todos os álbuns e os vocalistas cantaram na maioria dos álbuns.

Os álbuns e as conexões com o ABBA:
"Undringar" 1972 - produzido por Björn e Benny. Vocais: Agnetha Fältskog, Anni-Frid Lyngstad, Benny Andersson e Björn Ulvaeus.
"Ted" 1973 - produzido por Björn e Benny, juntamente com Ted. Vocais: Agnetha Fältskog, Anni-Frid Lyngstad, Benny Andersson e Björn Ulvaeus.
"Upptåg" 1974 - produzido por Björn e Benny com Ted. Vocais: Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad.
"Franska kort" 1976 - produzido por Björn e Benny com Michael B. Tretow e Ted. Entre os cantores: Anni-Frid Lyngstad.
"Blue Virgin Isles" gravado em 1978 nos Estados Unidos..
"Stormvarning" 1981 - uma canção produzida por Benny. Entre os cantores: Anni-Frid Lyngstad e Tomas Ledin.
"I'd rather Write a Symphony"- Várias canções de "Stormvarning".
"Äntligen på väg" 1994 - Músicos do ABBA como Janne Schaffer, Per Lindvall, Björn J: son Lindh tocaram neste álbum gravado na Polar Music e estúdios Europa.



0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...