domingo, 28 de fevereiro de 2010

Hitkrant, Outubro de 1978: ABBA está conquistando o bloco do Leste! - 40 milhões de cópias foram enviadas para a União Soviética


Enquanto o single Summer Night City estava subindo nas paradas da Europa Ocidental, a revista holandesa Hitkrant publicou este artigo sobre o sucesso do ABBA na Europa Oriental. Primeiro, aconteceu na Europa. Em seguida o sucesso na Austrália; há algumas semanas já fomos informados que o ABBA está invadindo os Estados Unidos também. Mas o ABBA quer conquistar o mundo inteiro e para tanto o quarteto sueco têm seus olhos postos no oriente: o ABBA está prestes a se tonar um nome familiar nos países do Leste também.

ABBA não é apenas mais um grupo pop; ele têm crescido em uma empresa muitimilionária que está fazendo lucros gigantescos a cada ano. E o empresário Stig Anderson está fazendo o melhor para mantê-lo dessa forma e até mesmo melhorar nisso. Agora que a popularidade do ABBA na Europa está diminuindo ligeiramente, Stig tem iniciado conversas com os russos. Em um futuro próximo, uma delegação russa viajará a Estocolmo para se sentar e começar as negociações com Stig e os membros do ABBA. E então, as decisões serão tomadas!

Um acordo tão bom quanto já fechado: os russos querem comprar os direitos do filme do ABBA "The Movie", enquanto a emissora russa já comprou todos os clipes promocionais que já foram feitas pelo grupo. Além disso, os russos já começaram a prensar nada menos do que 200.000 discos do ABBA. Isto marca a primeira vez em que os discos oficiais do ABBA serão disponibilizados na Rússia. Até agora, os fãs - e lá existem muitos deles - tiveram que se contentar com discos "brancos". Mais importante ainda, uma turnê pela União Soviética já está sendo planejada. O fascínio dos adolescentes russos pela música pop ocidental e especialmente pelo ABBA parece ser tão avassalador que os executivos da música não puderam resistir à pressão por mais tempo e perguntaram se o ABBA quer entrar em turnê.

Mas não é só a Rússia. Polônia, Tchecoslováquia, Alemanha Oriental, Hungria e Bulgária estão inclinados para o ABBA também. Ao todo, mais de um milhão de discos do ABBA foram vendidos nesses países ao mesmo tempo. Por essa razão, as cópias não estão sendo pagas em dinheiro, já que as moedas dos países do Leste não são exatamente favoráveis em nossa área. Portanto, as contas estão sendo liquidadas em petróleo, cimento ou comida enlatada.

Mais uma vez, isso indica que Agnetha, Anni-Frid, Björn, Benny e especialmente Stig estão sentados sobre uma mina de ouro. O ABBA está longe de estar no final do seu jogo, o que é ainda mais evidente. A Europa e a Austrália foram conquistadas, os Estados Unidos estão próximos, agora é a vez do bloco de Leste e depois disso é hora de invadir a China...

(Fonte: ABBAarticles - Publicado na revista Hikrant em outubro de 1978)

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...