sábado, 20 de dezembro de 2008

"Nós não mudamos apenas porque Agnetha é mundialmente famosa"

Matéria publicada no Hemmets Journal, em março de 1976. Os pais de Agnetha, Ingvar e Birgit, e sua irmã Mona são entrevistados por Eva Bågenholm

Sua mãe Birgit trabalha em Konsum. Seu pai Ingvar ainda é um administrador na companhia elétrica. Sua irmã mais nova Mona, 21 anos, substituiu Agnetha no cargo de telefonista da operadora telefônica.
E todos eles dizem: É ótimo que Agnetha esteja ganhando muito dinheiro - bom para ela. Mas não vamos nos envolver com o sucesso do ABBA. Vamos fazer o que fizemos sempre - vamos entrar no ônibus de volta para Jönköping após nossa visita a Agnetha em Estocolmo!
A família Fältskog fala pela primeira vez sobre como se sentem ao ter uma filha que hoje é uma celebridade mundialmente famosa.
O ônibus partirá para o sul de Småland. Alguns passageiros curiosamente olham para uma mulher jovem e seus pais, que acenam para Agnetha Fältskog e Björn Ulvaeus - metade do ABBA - em Estocolmo.
Sim, é a irmã mais nova de Agnetha, 21 anos, e seus pais Birgit e Ingvar que estão de volta para casa em Jönköping depois de terem passado o fim de semana com Agnetha, Björn e sua filha Linda, de quatro anos.
Agnetha agora é multimilionária, assim como os outros três membros do ABBA - seu marido Björn Ulvaeus, Benny Andersson e Annifrid Lyngstad. Ainda assim seus pais e sua irmã viajarão de ônibus – Afinal é mais barato. Por quê?
Birgit e Ingvar ficam tristes quando é feita essa pergunta.
- Nós não queremos ajuda financeira do ABBA, entende? Nós queremos viver as nossas próprias vidas sem ter que depender do dinheiro da Agnetha, fala Birgit séria.
-Talvez isso fosse diferente se Agnetha estivesse em carreira solo e não tivesse uma família. - Ingvar acrescenta.
- Quando ABBA venceu o Eurovision em Brighton alguns anos atrás muitos de meus colegas em Konsum disseram-me "agora você provavelmente não terá que trabalhar novamente", lembra Birgit.
- Eu fico triste quando as pessoas pensam que eu quero ser apoiada financeiramente pelas minhas filhas! Além disso, gosto de trabalhar em Konsum e ficava entediada em ficar em casa durante todo o dia depois que as garotas se mudaram.
Ingvar e Birgit concordam que eles podem manter-se financeiramente, e também manterem sua integridade como pais. No início de carreira de cantora de Agnetha, Ingvar a acompanhava nas excursões às vezes e também cuidava de suas finanças. Quando ABBA foi descoberto, Agnetha já era casada com Björn e nunca houve qualquer discussão sobre Ingvar largar o emprego dele de administrador na empresa para poder cuidar das finanças do quarteto.

Fartos de música...

Agnetha pediu a seus pais para irem a Estocolmo para que eles se vejam com mais frequência.
- Mas nós nos sentimos perdidos na cidade grande, você pode notar que somos da zona rural - diz Ingvar com um sorriso tímido.
- Nós temos vivido em Jönköping a vida toda e vai continuar desse jeito. Nós temos os nossos empregos lá e Mona precisa mais de nós do que Agnetha - diz Birgit.
Mona não tem nada contra mudar-se para Estocolmo, mas seu marido Ronny Ericsson se recusa a pensar nisso. Ele não quer deixar o seu emprego como taxista e a "Hugget som stucket", uma banda local onde ele toca nos fins de semana. Birgit e Ingvar gostam muito de cuidar de seu neto Mattias, que acaba de completar dois anos.
Quando Mona era mais nova Agnetha ensinou-lhe a tocar piano, mas ela realmente não gasta seu tempo tocando música.
- Eu provavelmente estou cansada de música desde a época em que Agnetha cantava o dia todo. Ela é muito boa nisso, e eu cedo percebi minhas limitações.
Mas Agnetha não é a única Fältskog que sonhou com a fama e o sucesso nos palcos! Pode-se dizer que provavelmente ela se identificou com o sonho que seu pai Ingvar tinha na juventude. Ele começou a escrever e montar vários shows de variedades no final da década de 1930 e continuou até o Réveillon de 1950, poucos meses antes de se tornar o pai de Agnetha.
- Eu provavelmente sofri falta de confiança e musicalidade, e porque shows de variedades nunca se tornaram grande coisa. Realizamos na sua maioria em Jönköping e ganhamos o suficiente para cobrir os custos, mas nada mais. Birgit ajudou um pouco, mas ela nunca subiu ao palco. O maior problema era o de reunir o conjunto. O que raramente acontecia com o "balé das garotas", porque os seus namorados ficavam chateados com o fato delas nunca terem muito tempo de folga.
O maior sucesso foi o show de variedades "Smatt och Gott", que estreou em Folkets Park em Jönköping, no verão de 1945. O grupo constava de, além de Ingvar, catorze talentos locais, que apresentaram números, dançaram balé e cantaram tão bem quanto puderam.
Às vezes Ingvar compunha algo e foi ele quem escreveu uma valsa que Agnetha gravou em 1968: "En Sommar med Dej".
- Mas agora ela não cantaria qualquer coisa escrita por mim, diz Ingvar quase contente.

O pior pesadelo

Ingvar apesar de não acreditar nas suas próprias habilidades, junto a Birgit sempre apoiou a filha mais velha na escolha do trabalho.
- Nós nunca imaginamos que ela iria se tornar uma celebridade famosa, mas ela era extremamente interessada em música e realmente aproveitou tudo o que lhe proporcionamos, diz ele.
Precocemente eles notaram que Agnetha era talentosa. Ela ganhou seu piano quando tinha sete anos e em pouco tempo aprendeu a tocar. Dois anos antes tinha realizado sua estréia, na festa de Natal da companhia elétrica. Mas as coisas correram muito mal! Não que ela tenha esquecido o inglês da letra de “Billy Boy", ou alguma dificuldade com a melodia - não, o que aconteceu foi o pior dos pesadelos para quem está se apresentando - o cós de suas calças quebrou no meio da canção, então ela teve um difícil momento!

Svensktoppen

Um grande artista não deixa que quaisquer circunstâncias externas interrompam a performance - o show tem que continuar, e Agnetha cantou toda a música, apesar do incidente embaraçoso!
A professora de música da escola incentivou Agnetha a continuar com a música e com quinze ela tocou cravo solo na igreja de Kristinakyrkan em Jönköping. Um ano depois ela mudou de estilo e começou a excursionar com a orquestra Enghardts, que tocava jazz e músicas para dançar. Naquele momento ela estava no último ano de escola e cantava nos fins de semana.
- Eu ficava terrivelmente nervoso quando ela saía em turnê de ônibus naquelas noites de sábado, diz Ingvar. Dezesseis anos é uma idade perigosa para rapazes e eu estava preocupado por ela ter que ficar em um hotel com todos aqueles caras.
- Você não tinha que estar preocupado com Agnetha, ela não prestava atenção em nenhum deles. Oh não, não havia nada grave acontecendo! - Diz a mãe, que provavelmente conhecia a filha um um pouco melhor.
Quando Agnetha terminou seus estudos, continuou cantando com a orquestra Enghardts à noite enquanto trabalhava como telefonista durante o dia.
- Ela cansou-se tanto que adormeceu no quadro de distribuição e nós não gostamos disso.
E como já era tempo de Agnetha escolher entre a música e seu trabalho diurno, a resposta da Cupol chegou. Os membros da orquestra Enghardts tinham enviado uma gravação em cassete e o produtor ficou interessado na voz da cantora.
Então o Carrossel começou a girar. Agnetha gravou várias canções e entrou para a Svensktoppen com sua própria composição “Jag Var Så Kär”. Era 28 de janeiro de 1968.
- Ficamos muito orgulhosos, Ingvar diz.
- Quando Ulf Elfving entrou no ar e disse que ela tinha entrado na posição número três nós choramos lágrimas de alegria, diz Birgit.
E apesar de tudo correr tão bem para Agnetha, Birgit não se atrevia a acreditar que sua filha seria capaz de ganhar a vida com música por um longo tempo. Mais duas músicas e depois ela provavelmente estaria de volta em Jönköping novamente, Birgit costumava dizer aos amigos.
Mas uma vez quando voltou de uma visita a Agnetha em Estocolmo, disse Ingvar a Birgit:
- Eu realmente acho que Agnetha é maior do que nós acreditamos! Eu vi um anúncio de carro em Estocolmo com o nome dela em um grande sinal!
Foi o recorde de vendas da empresa de automóveis que impressionou muito Ingvar, apesar de sua filha já ter aparecido em vários programas de TV e tido sucesso nas paradas da Suécia e Alemanha!

“Agora estamos acostumados"

Mas o grande sucesso veio mesmo quando Agnetha se uniu a Björn. Eles colocaram suas músicas junto com Benny e Annifrid e assim o grupo de maior êxito na história da Suécia – ABBA - nasceu.
Após a vitória de Waterloo em Brighton no dia 6 de abril de 1974, o quarteto logo se tornou mundialmente famoso por suas músicas compostas por eles mesmos e sua performances profissionais nos palcos.
- O Eurovision Song Contest foi mais emocionante do que uma partida de futebol na televisão, Ingvar lembra.
Como é que os pais reagem quando sua filha de repente se torna mundialmente famosa?
- No início é claro que ficamos muito orgulhosos, mas agora estamos nos acostumando. Se tornou uma rotina agora, diz Ingvar.
- Sim, atualmente nós não falamos de ABBA e suas aparições quando nos encontramos ou nos falamos ao telefone. Temos tantas outras coisas para falar, que são mais importantes, diz Birgit.
Agnetha convida seus pais sempre que está na Suécia com bastante frequência. Principalmente Ingvar e Birgit é que viajam até Estocolmo. O que é mais importante para Birgit e Ingvar do que o sucesso mundial é saber que Agnetha está se sentindo bem, que o frio é melhor e que ela não tem mais dor de garganta. Isso significa mais para um pai e uma mãe, que sua filha esteja saudável e feliz, do que saber de seu novo recorde de três milhões de discos vendidos na Austrália.
- Às vezes falamos da decoração da casa, que todos sempre nos interessamos e Agnetha fala do mobiliário e cortinas que comprou para sue nova casa em Lidingö, para onde eles se mudaram.

Seu genro é perfeito!

E é muito importante que Björn e "Lindusen" estejam muito saudáveis. Eles não têm que se preocuparem com Linda quando Agnetha e Björn quando estão viajando, porque ela é cuidada por uma babá maravilhosa, cujo nome é Bitte.
Seu genro Björn é perfeito, acham Birgit e Ingvar.
- Ele é fantástico! Não há nada que ele não saiba fazer em casa. Ele realmente cozinha melhor do que Agnetha, diz Birgit.
- Quando nós os visitamos ele sempre espera por nós. Ele passa várias horas preparando incríveis pratos na cozinha. Nós estamos muito impressionados, especialmente porque ele cuida de Linda de uma forma fantástica. Não pode existir um homem melhor!
Ingvar e Birgit estão naturalmente muito satisfeitos por sua filha mais velha trabalhar com o que ela gosta mais, a música. Mas para eles ela não é uma celebridade, em vez disso, é a mesma Agnetha de sempre. Uma mulher como as outras que tem uma visão positiva sobre a vida.
No início foi maior a reação dos amigos em torno do sucesso de Agnetha, mas parece que agora já se acostumaram. Às vezes, os empregados de Ingvar e Birgit lhes pedem para que diga para onde eles estão viajando e as últimas notícias sobre as músicas. Muitas vezes eles querem discutir artigos jornalísticos sobre o ABBA e sobre o que eles estão interessados em geral.
Mas eles não conseguem evitar os aspectos negativos da fama. Muitas vezes os fãs pedem o número de telefone de Agnetha, em vez de procurarem a empresa discográfica Polar Music, em Estocolmo. Ingvar e Birgit estão pensando em ficar com o número de telefone fora da lista.
Também acham que é triste que Agnetha nunca é deixada só quando chega em casa de uma visita.
Mesmo que mude o penteado e use óculos escuros, alguns jovens muitas vezes reconhecem o seu ídolo e logo ela está cercada por uma centena de alunos que querem autógrafos. Muitas vezes, os elevadores são bloqueados e crianças de tenra idade nas varandas gritam por ABBA, quando ela está em casa.

- Isso faz parte, nós vamos ter de aturar isso enquanto o ABBA for famoso. O pior é que temos sofrido com a curiosidade dos suecos. É como se as pessoas não compreendessem que não somos financeiramente apoiados pelo ABBA, diz Ingvar. - Às vezes escuto as pessoas atrás de mim dizendo que admiram o que estamos fazendo com todo o dinheiro, diz Birgit.
Uma vez que eles estão de volta a Jönköping, Mona vai para casa encontrar Ronny e Mattias e Ingvar e Birgit vão para seu apartamento de quatro quartos na área de Ekhagen área. Talvez eles vão cantando I do, I do, I do, I do, I do. Isto relembra os dias românticos quando Ingvar assoviava para Birgit do lado de fora de casa...


Fonte: Agnethaarchives

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...