quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Mamma Mia, Here They Go Again! – Björn Ulvaeus fala para a Apple Music sobre o retorno do ABBA


No último dia 2 de setembro, Björn Ulvaeus se conectou com Zane Lowe, da Apple Music, para falar sobre a reunião do ABBA após um hiato de 40 anos. Apresentamos a tradução realizada por uma jornalista brasileira, fã do ABBA, que muito gentilmente a cedeu para publicação no blog. As perguntas do radialista foram resumidas para dar fluidez ao texto, as perguntas do entrevistador estão em fonte normal e as respostas de Björn Ulvaeus em negrito.




É a maior e mais estranha surpresa de todas o fato de que estou tendo a chance de falar com você e você está tirando tempo para representar, não apenas a si mesmo, mas seus amigos. E é aí que quero começar, com a amizade. A música, obviamente, é muito importante e é o motivo por que nos apaixonamos por vocês em primeiro lugar, mas está muito claro que vocês não estariam fazendo isso se não fosse pela amizade, não é? 
Nós sabíamos que tínhamos esse laço, obviamente, nós nos vemos de vez em quando, mas ficou especialmente claro quando entramos no estúdio juntos, pela primeira vez, para este álbum. Aquilo foi tão estranho e maravilhoso ao mesmo tempo, o modo como tudo voltou tão depressa, como se fosse ontem. Tudo era muito familiar, uma situação normal... “Sim, OK, estamos gravando”, como se fosse ontem! (risos)

Sobre voltar ao estúdio, como ABBA, depois de quase 40 anos:
Eu olhei em volta e mirei os olhos da Agnetha e os olhos da Frida. Havia lá o mesmo tipo de sentimento, o mesmo conforto e amizade, os laços entre nós, e você, de repente, se dá conta de que ninguém no planeta já experimentou esse tipo de relacionamento que nós temos. Infelizmente, as pessoas morrem sem terem ficado bem durante toda a vida, mas nós estivemos. Sou incrivelmente feliz por isso. 

O significado da letra de I Still Have Faith In You:
Quando Benny me enviou a demo com a melodia eu sabia que deveria ser sobre nós, mas, ao mesmo tempo, muitas pessoas em diferentes situações vão achar que é sobre elas também. Porque eu adoro ter camadas escondidas nas letras e I Still Have Faith In You pode ser lida de várias maneiras. Mas o que você tem na superfície é que a canção é sobre nós, os outros [significados] você vai ter que refletir por si mesmo. 

As gravações: 
Nós não sabíamos o que esperar quando entramos no estúdio, poderia ser que não tivéssemos mais [o jeito]… E então nós percebemos que havia algo a ser oferecido, a ser dito, foi um sentimento incrível. Em ambas as canções há muito disso, a felicidade e a alegria de ser capaz de voltar e estar orgulhoso. Nós estamos tão orgulhosos como costumávamos estar nos anos 1970 com os álbuns da época. E este é o álbum que segue o The Visitors. (risos) 

Sobre Voyage estar conectado ao The Visitors:
Para mim, pessoalmente, se tornou parte de um legado, se você chama assim, estão 40 anos distantes, mas, ainda assim, é “o álbum mais recente”. Eu não vejo [a volta] como um evento em separado, nós pegamos toda a maravilhosa bagagem que temos conosco e colocamos nesta produção também. 

Sobre como a reunião tomou forma:
Tudo começou com a ideia de criar as nossas versões digitais, os avatares. Isso nos fez achar que talvez deveríamos dar a eles algo para cantar, algo que nós não cantaríamos, mas que eles poderiam. Este é um concerto com os avatares e pensamos que, se nós saíssemos em turnê, teríamos escrito duas ou três músicas novas. Benny ligou para Frida e, acho, eu liguei para Agnetha, e então perguntamos se elas topariam ir para o estúdio e ver se algo aconteceria. Foi espontâneo assim. Nós escrevemos algumas canções, as consideramos ótimas, e fomos para o estúdio apenas por diversão, apenas para ver o que aconteceria. Nós ficamos tão surpresos quanto todo mundo: o som do ABBA apareceu como se nada tivesse acontecido.

Estou amando ter essas canções em minha vida, mas não consigo evitar de pensar nas canções que estiveram esperando 40 anos até que vocês as tocassem.
A maioria das canções foram usadas em musicais e Benny tem uma banda, uma banda de baile, e nós escrevemos bastante para ela, somente em sueco. Nunca nos consideramos músicos pop ou escritores de música pop até, talvez, agora. (risos) Fazemos as coisas do nosso jeito, do nosso jeito estranho, e não há nada que você ouça neste álbum que seja especulativo de forma alguma. Decidimos que nem tentaríamos ouvir os hits de hoje e ver como eles soam, que era como fazíamos antigamente. Nós costumávamos ficar atentos o tempo todo e ver “o que os Bee Gees estão fazendo agora, o Rod Stewart....” Mas desta vez nós apenas escrevemos e são canções muito boas, é isso o que elas são.

O entrevistador comenta que o ABBA ainda soa como ABBA nas músicas novas:
Simplesmente aconteceu de novo. (estala os dedos no ar) Foi a maior alegria de todas, eu acho, quando elas começaram a cantar juntas e havia aquele som. Frida é mezzo-soprano e está um tom abaixo do que costumava ser, e Agnetha é soprano e também está um tom abaixo, mas quando uma se esforça para  encontrar a outra, quando Frida tenta [subir ao tom de Agnetha] é ali que o som metálico típico do ABBA aparece.

[Voltar com o ABBA] fez você se sentir diferente do que costumava nos últimos 40 anos? Isso o surpreendeu?
Engraçado você mencionar isso… Havia algo faltando e eu não sabia, mas sinto agora que isso era a peça que faltava, era o que deveria acontecer neste momento. Você raramente sente esse tipo de coisa, mas estou sentindo. Falando com você, agora, eu vejo: “Sim, uau! Estou tão grato por termos feito isso!”

***

Na íntegra, em inglês: https://youtu.be/phc6Rf_iphg

1 comments:

Anônimo disse...

Um ótimo retorno ao ABBA!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...