sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Uma noite para ser lembrada

Há 33 anos, na noite de 9 de janeiro de 1979, o ABBA participou de um dos maiores eventos de sua carreira: A Gift of Song - The Music For UNICEF Concert. A glamurosa festa beneficente, apresentada pelos Bee Gees na Assembléia Geral das Nações Unidas, em Nova York, abria as comemorações que declarava 1979 como o Ano Internacional da Criança. Além disso, o objetivo era arrecadar fundos para programas de combate à fome do UNICEF - órgão da ONU (Organização das Nações Unidas) responsável pelo amparo e bem-estar da criança no mundo.

ABBA nos ensaios
O grande show, gravado e transmitido pela rede de TV americana NBC para 70 países ao redor do mundo, foi visto por mais de 300 milhões de espectadores e contou com a participação dos grandes nomes da música da época. E o ABBA, como um dos maiores vendedores de discos daquela década, não podia ficar de fora. Os outros artistas eram Olivia Newton-John, Donna Summer, Rod Stewart, John Denver, Andy Gibb, Earth, Wind & Fire, Rita Coolidge e Kris Kristofferson. (Elton John também estava confirmado mas não compareceu).

ABBA nos ensaios
Cada um dos participantes doou os direitos autorais de uma canção para o UNICEF. Durante o evento, os direitos de canções muito famosas na época foram também doados, como Too Much Heaven, dos Bee Gees; Da Ya Think I’m Sexy?, de Rod Stewart e September, do Earth, Wind & Fire, entre outras. Com Chiquitita, o ABBA apresentava uma canção totalmente inédita, especialmente escolhida para o evento e consolidava mais uma vez seu prestígio internacional.



No livro Mamma Mia! eu explico como foi a participação do ABBA esse show:

Tanto Björn quanto Benny recordam que se sentiram meio esquisitos indo para Nova York para apresentar uma canção como Chiquitita – um tanto quanto antiquada em se tratando de pop europeu e latino americano – em meio a canções modernas como o disco rock de Rod Stewart em Da Ya Think I’m Sexy? “Eu teria preferido algo mais contemporâneo para apresentarmos”, admite Björn. Benny concorda: “Foi bem estranho, mas sentimos que aquela era a melhor música inédita que tínhamos para apresentar até então e por isso a escolhemos, mesmo que possivelmente não tenha sido a melhor escolha”.
Embora If It Wasn’t For The Nights tivesse sido uma opção mais adequada àquela noite em Nova York (e de fato foi a primeira escolha do grupo), do ponto de vista popular e comercial o ABBA certamente fez a escolha certa ao eleger Chiquitita como o primeiro compacto de seu próximo álbum, Voulez-Vous (...). Acredita-se que a maior parte da renda retirada pelo UNICEF provenha de Chiquitita, que sozinha conseguiu arrecadar mais de um milhão de libras (quase 2 milhões de dólares).
Um LP contendo 10 canções do show (inclusive Chiquitita) foi lançado algumas semanas após a apresentação.



0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...