terça-feira, 22 de junho de 2010

The Girl With Golden Hair - A história de um mini-musical

Muito antes de Mamma Mia!, a dupla de compositores Benny Andersson e Björn Ulvaeus criou os musicais Chess e Kristina från Duvemåla. Mas mesmo antes desses, houve algo chamado "The Girl With The Golden Hair". Neste artigo vamos dar uma olhada no mini-musical que foi uma parte tão importante tanto para o ABBA - The Movie quanto para o ABBA - The Album.

Contando uma história com a ajuda da música

Uma garota com um talento para cantar, que deixa a sua cidade natal, torna-se uma estrela e depois encontra-se presa pela fama - este foi o enredo simples que formou a base para o mini-musical do ABBA "The Girl With The Golden Hair". Essa criação marcou os primeiros passos para que a equipe de compositores do ABBA, Benny Andersson e Björn Ulvaeus, realizassem um sonho que eles nutriam desde antes da era ABBA. Esse sonho era escrever um musical em grande escala. Sempre ambiciosos e visionários, eles sentiam mesmo nos primeiros dias que em algum momento este seria o lógico próximo passo no seu desenvolvimento como compositores. Contar uma história com o auxílio de música e letras e poder se expandir para além do formato restritivo de canções pop de três minutos era um desafio muito interessante para eles.

Nem Björn nem Benny haviam sido grandes fãs de musicais na sua juventude. "Mas depois eu ouvi Jesus Christ Superstar de Tim Rice e Andrew Lloyd", lembra Benny no livro Mamma Mia! How Can I Resist You? "Stig Anderson, que nos gerenciava e que era um das principais editores de música na Suécia, havia enviado a gravação bem antes dela realmente ser lançada. Eu peguei uma cópia e a achei surpreendente." Primeiramente lançado como um então chamado álbum conceitual em 1970, o musical era muito diferente da maioria dos musicais anteriores em que se casava um sujeito sério e histórico como Jesus Cristo ao pop moderno e à música rock. Björn explica: "(Quando) Benny e eu estávamos conversando sobre como estender a nós mesmos, o sucesso de Jesus Christ Superstar pairava no fundo. Nós pensamos: "Isso é fascinante. Por que não tentamos isso, porque não borrifamos nisso por um tempo? "

Um enredo simples

Quando o ABBA estava planejando sua primeira grande turnê, programada para ocorrer na Europa e Austrália entre janeiro e março de 1977, Björn e Benny foram brindados com a oportunidade perfeita para molhar os pés nas águas da fase musical. Já que que eles queriam que a turnê oferecesse algo mais do que apenas uma seqüência de sucessos, eles tiveram a idéia de montar um mini-musical. O plano era fazer uma composição de 20-25 minutos que poderia terminar o show principal de uma forma espectacular, antes do bis. Após concluírem o trabalho no álbum Arrival, que foi lançado em outubro de 1976, Björn e Benny começaram a reunir o que viria a se tornar The Girl With The Golden Hair. Por necessidade a trama tinha que ser simples e ainda prestar-se à narração dramática das histórias. Muito possivelmente também havia a idéia de mantê-lo dentro do mundo da música, em que todo o grupo poderia se relacionar. O que finalmente veio com um enredo "sobre uma menina querendo ficar famosa, tornando-se famosa e depois vendo o lando ruim disso", como Björn diz.

No início de dezembro de 1976 enfim uma das músicas para o mini-musical foi concuída. Em uma entrevista para o programa de notícias sueco Rapport, filmado em 06 de dezembro, Björn e Benny mostram aos telespectadores alguns trechos instrumentais do refrão da música "Thank You For The Music". Este foi, com toda probabilidade, o primeiro vislumbre do público a essa famosa canção. Atualmente essa apresentação pode ser vista no DVD incluído na edição deluxe do álbum Arrival. Não deveria haver diálogos no musical, contudo a música e a letra por si só não eram suficientes para levar a trama adiante. A solução chegou na forma de um narrador, apresentado como um pesadamente maquiado personagem tipo Mephisto, que apareceria entre as músicas para explicar os pontos da trama. A parte do narrador foi feita pelo ator britânico de 24 anos Francis Matthews da Royal Shakespeare Company.

A jornada do céu ao inferno

Quando a turnê começou em Oslo, Noruega, em 28 de janeiro de 1977, cada fragmento foi localizado no mini-musical. Já que apenas aqueles que foram aos concertos há mais de 30 anos atrás viram o The Girl With The Golden Hair na íntegra, aqui está uma descrição detalhada de sua estrutura.

O narrador começava com uma introdução em verso rimado, concluindo com o dístico: "E de repente você a vê, ela está lá! / A garota dos cabelos dourados". Depois Agnetha entrava no palco, ela e Frida eram enfeitadas com roupas idênticas e idênticas perucas douradas, para sublinhar o fato de que ambas estavam atuando a mesma personagem. A primeira canção de Agnetha era "Thank You For The Music". Entretanto, esta versão da música era um pouco mais livremente estruturada e tipo cabaré do que a interpretação em estúdio gravada vários meses depois. Além disso, nesta versão original do mini-musical havia algumas diferenças nas letras aqui e ali. A maior dissimilaridade foi talvez as quatro linhas final do segundo verso, que originalmente eram assim:

Mother says I was a dancer before I could walk
She says I began to sing long before I could talk
And now I’m so grateful to all of the guys
Who bring the sweet memories into our lives
I’m in love with them all
I mean Brian, Chuck, John and Paul

"Brian" era, evidentemente, Brian Wilson, o genial compositor e produtor dos The Beach Boys, e os membros dos Beatles John Lennon e Paul McCartney também foram saudados neste dístico - Benny e Björn frequentemente citavam tanto Brian Wilson quanto a equipe de Lennon e McCartney como principais influências em seu trabalho. "Chuck", enfim, é uma homenagem ao pioneiro do rock'n'roll nos anos 50 Chuck Berry, famoso por clássicos do rock como "Johnny B. Goode".

Após "Thank You For The Music" o narrador retornava, definindo o cenário para a próxima música ao descrever as ambições da garota e suas dúvidas em saber se ela realmente deveria deixar a sua cidade natal para uma carreira na música. "A incerteza é o começo / Ela está se sentindo um pouco para baixo." Depois Frida entrava no palco para cantar "I Wonder (Departure)". Após essa grande balada o narrador estava de volta. Com a ajuda de interjeições do trio feminino das vocalistas de apoio do ABBA ele descrevia a experiência claustrofóbica da menina obtendo mais sucesso do que ela esperava: "Ela conseguiu o que queria, e ainda assim / Ela se sente como uma marionete!" Agnetha e Frida então apresentavam "I'm a Marionette".

A este terceiro número do mini-musical seguia-se um uptempo, seção rítmica instrumental em que as meninas apresentavam uma coreografia por algum tempo. Depois, sem tanto quanto uma curta pausa, o quarto e final número começava. Durante a introdução o narrador proferia suas últimas palavras: "A jornada do céu ao inferno / Entre no carrossel!". Em uma espécie de "duelo vocal" com as vocalistas de apoio, Agnetha e Frida então apresentavam a vibrante uptempo "Get On The Carousel". Nesta a garota chorava desesperadamente porque queria deixar o pesadelo que ela encontrou em si mesma, descer do carrossel embora o coro vocal insistesse em que ela deveria ficar nele. The Girl With The Golden Hair era circundada por reprises curtas de "I'm a Marionette" e "I Wonder (Departure)", antes de voltar para um pouco mais de "Get On The Carousel". Depois de aproximadamente 25 minutos, o mini-musical então terminava.

The Girl With The Golden Hair certamente foi uma experiência ousada para o ABBA, em vários aspectos, e as opiniões sobre o sucesso eram divididas. Quando houve sugestões posteriores para que o mini-musical fosse estendido para um trabalho completo, Björn admitiu que "a história não era boa o suficiente para isso". E hoje Benny ainda questiona a sagacidade de submeter um público em grande parte pré-adolescente ao que era afinal de contas uma representação bastante sombria do estrelato, não mencionanado o fato de que todas as quatro músicas eram totalmente novas e, portanto, completamente desconhecidas. "Eu desconfio que a coisa toda era provavelmente muito estranha para o público: eles só queriam ver o ABBA", afirma no livro Mamma Mia!, acrescentando que "não foi uma boa escolha para uma turnê."

Um primeiro olhar intrigante

Seja qual for a julgamento histórico sobre o próprio mini-musical, este certamente continha uma série de boas músicas. Quando o ABBA iniciou as sessões para o seu novo álbum, dois meses e meio após o fim da turnê, ficou evidente que as músicas deveriam ser gravadas para o álbum. No entanto houve uma omissão. "Get On The Carousel", enquanto um número efetivo no palco, tinha uma estrutura um tanto repetitiva e estava muito dependente da ação visual que a acompanhava. Portanto foi decidido que ela não deveria ser apresentada no álbum. Porém, nos métodos testados e aprovados da parceria musical Andersson/Ulvaeus, o melhor trecho da canção foi utilizado em uma nova canção para ser incluída no ABBA - The Album. A melodia para a seção em "Hole In Your Soul" que começa com “Aha, you paint your world and use all colours” foi retirada diretamente de "Get On The Carousel".

Durante as sessões do ABBA - The Album no verão de 1977, as três canções restantes do mini-musical foram gravadas. A primeira foi talvez tabém a mais famosa: "Thank You For The Music", que até então tinha adquirido sua letra final, embora tenha sido primeiramente gravada com um arranjo mais do tipo stacatto. Esta primeira tentativa é hoje conhecida como a "Doris Day Version", como uma confirmação da inspiração de Agnetha para a sua interpretação vocal. Depois de um re-pensar do grupo, "Thank You For The Music" foi então regravada na versão habitual. "I Wonder (Departure)" e "I'm a Marionette" foram gravadas com arranjos que eram quase idênticos à forma como foram executadas no palco.

A primeira canção lançada em disco do mini-musical foi uma versão ao vivo de "I Wonder (Departure)", gravada em Sydney, na Austrália, e apareceu como lado B do single "The Name of The Game" em outubro de 1977. As versões gravadas em estúdio de três músicas do The Girl With The Golden Hair - apresentas como "3 cenas de um mini-musical" - foram depois emitidas no ABBA - The Album em dezembro de 1977. Para aqueles que estão curiosos sobre "Get On The Carousel", uma seção longa da canção pode ser ouvida no ABBA - The Movie, que estreou em conjunto com o lançamento do álbum. O filme também apresenta a versão original ao vivo de "I'm a Marionette", na película que foi parcialmente utilizada para ilustrar a vida agitada que aflige mega pop-stars como o ABBA quando saem em turnê.

Embora a história de The Girl With The Golden Hair fosse destinada a começar e terminar no espaço de um ano, ela forneceu um intrigante primeiro vislumbre no mundo dos musicais que viria a se tornar tão importante para Björn e Benny após a era ABBA. E, não menos importante, produziu uma de suas canções mais famosas e mais queridas na forma de "Thank You For The Music".


The Girl With The Golden Hair

Introdução

Narrador: E agora, se vocês quiserem, estamos prestes a começar / O cenário está todo pronto para a nossa estrela entrar / A mágica está suspensa como fumaça no ar / E de repente vocês a vêem, ela está lá! / A garota com cabelos dourados

Agnetha: Thank You For The Music

Narrador: Até agora, meus caros ouvintes / Vocês podem achar que esta garota está totalmente contida no seu próprio mundo / Mas não, ela é ambiciosa / Ela quer aparecer na TV, nos discos / Lançar uma carreira / E é verdade, ela é bem sucedida / Seus sonhos se tornaram realidade / Ela está recebendo uma oferta / E também está a aceitando / Ela está deixando os seus pais, seus amigos, sua cidade natal / Mas agora na partida / A incerteza está começando / Ela está se sentindo um pouco pra baixo

Frida: I Wonder (Departure)

Narrador: Famosa, bem sucedida / Agora ela é uma estrela

Vocalistas de apoio: Ela é uma estrela / Brilhando, brilhando

Narrador: Cumprindo seus contratos sejam eles quais forem / O seu contrato seu empresário assina / Isso acontece frequentemente / Ela acorda à noite / Vocalistas de apoio: Acorda à noite / Gritando, gritando

Narrador: Assolada por pesadelos ela acende a luz / Assustada com o que estava sonhando / Desiludida e solitária / Ela se sente como uma palhaça

Vocalistas de apoio: Parece uma palhaça / Sorrindo, sorrindo

Narrador: De concerto em concerto / De cidade em cidade / Como se o mundo dela girasse / Ela conseguiu o que queria, e contudo / Ela se sente como uma marionete!

Agnetha e Frida: I’m A Marionette

(Instrumental - as meninas dançam em uníssono por todo o palco)

Narrador: A jornada do céu ao inferno / Suba no carrossel!

Todos: Get On A Carousel

Elenco:
Narrador: Francis Matthews
The Girl With The Golden Hair: Agnetha Fältskog, Anni-Frid Lyngstad
Vocalistas de apoio: Lena Andersson, Lena-Maria Gårdenäs-Lawton, Maritza Horn


Fontes: Abbasite (texto) e Abba-world (transcrição)

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...