terça-feira, 27 de abril de 2010

Made in Suécia: o paraíso pop do ABBA


O grupo sueco ABBA vendeu mais de 350 milhões de discos e esse número cresce até 3 milhões por ano, embora a banda tenha terminado em 1982. O mesmo sucesso teve Mamma Mia!, espetáculo musical baseado nas canções do grupo. Desde a estréia em Londres, em 1999, arrecadou mais de 1 bilhão de dólares e é hoje a produção com mais versões em cartaz pelo mundo. O mesmo sucesso obteve a versão para o cinema, estrelada por Meryl Streep em 2008.

E os sinais da popularidade do ABBA parecem só aumentar: em março deste ano, o grupo foi empossado no Rock and Roll Hall of Fame, honra concedida apenas aos grandes do mundo da música.

Nos anos 90 foram lançadas diversas coletâneas do grupo, que arrebataram vendas abundantes e uma série de homenagens. Bono Vox, Madonna, Kurt Cobain, todos admitiram seu amor pela banda. Biografias foram lançadas e relançadas na Europa. Mas um livro sobre o ABBA em português é algo totalmente inédito. E foi justamente esta a façanha do jornalista Daniel Couri. Ele passou dez anos pesquisando sobre o ABBA, o que resultou no livro Made in Suécia: o paraíso pop do ABBA, da Editora Página Nova, lançado em 2008.

Daniel tornou-se admirador do grupo ainda na adolescência, em meados dos anos 90. Notou então que a mídia brasileira, ao contrário do resto do mundo, não fazia jus ao imenso sucesso do grupo. Com isso, acabou se interessando pela cultura da Suécia, pelo processo de composição das músicas e pela riqueza artística do quarteto (letras, melodias, método de trabalho, influências, perfeccionismo).

No mesmo ano em que lançou o livro, Daniel participou de um jantar de gala na Embaixada da Suécia, em Brasília, realizado em parceria com a Câmara de Comércio, o Conselho de Exportação, o Instituto Sueco, o Governo do Distrito Federal e o World Childhood Foundation Brasil. Na ocasião, o livro foi divulgado e reconhecido pela Embaixada.

“O jornalista Daniel Couri fez uma biografia de texto leve e fluente, repleta de informações e com detalhes minuciosos sobre cada disco, cada música e também sobre a vida pessoal dos integrantes, sem cair no sensacionalismo”. (Revista Rolling Stone)

“Uma obra compacta, mas de padrão internacional”. (Revista Rolling Stone)

“São 183 saborosas páginas, coalhadas de vasto material informativo. Vale figurar em qualquer biblioteca musical” (Blog Acordes).

Made in Suécia – O paraíso pop do ABBA
Daniel Couri
Editora Página Nova
http://www.paginanova.com.br/abba/livro.htm

2 comments:

malala.lage disse...

Eu não era fã do Abba, até conhecer o Dani e ler o livro dele. Adorei seu blog.

anabela disse...

Onde posso adquirir este livro? ou até mesmo sacá-lo?

Obrigado

Grande blog...continuem assim:)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...