quarta-feira, 28 de abril de 2010

Globe and Mail, 2010: Björn ainda é um Super Trouper


Quando Judy Craymer pela primeira vez abordou Björn Ulvaeus sobre pegar suas clássicas composições e transformá-las em um musical, o co-fundador do ABBA recusou. Preocupado com tudo o que o show pudesse dizer sobre o famoso grupo sueco - que se separou em 1982 - Ulvaeus e o seu colaborador de longa data nas composições Benny Andersson só concordaram com a proposta de Craymer desde que ela lhe garantisse que a produção seria totalmente um musical.


Após o scrip ter sido reescrito várias vezes (por Catherine Johnson) o espetáculo finalmente estava pronto para estrear, e ele estreou com grande aclamação no dia 6 de abril de 1999 no prestigiado Prince Edward Theatre, na West End de Londres. Por telefone de sua casa em Estocolmo, Ulvaeus admite que estava como um aglomerado de nervos trêmulos naquela noite, pois ele não tinha certeza se o público apreciaria a despreocupada história de uma mãe solteira e de sua filha tentando encontrar o seu verdadeiro pai. Ele se preocupou em vão. Mamma Mia! já foi visto por mais de 40 milhões de pessoas no mundo inteiro e estreou rápido em mais cidades do que qualquer outro musical na história - e nesta semana o musical retorna a Toronto para uma temporada de cinco semanas.

O sueco de 65 anos falou ao The Globe sobre o encanto duradouro do espetáculo, sua amizade com os membros do ABBA (incluindo a ex-esposa Agnetha Faltskog), seu júbilo quando Meryl Streep aceitou protagonizar o filme e sua nova obsessão, seus três netos (incluindo um balbucio em segundo plano).

Então como o musical realmente aconteceu?
Judy entrou em contato comigo no final dos anos oitenta, mas com uma idéia para um programa de TV. Não era exatamente um musical. Não foi adiante. Judy então me apresentou a Catherine Johnson, que é sombria, engraçada, inteligente e espirituosa - e eu a achei perfeita para escrever um musical. Benny e eu demos as regras básicas: não poderiam haver alterações na letra ou na música. E claro que se em algum momento eu sentisse que não estava bom o suficiente, ou que o catálogo de canções do grupo fosse prejudicado de alguma forma, eu desligaria a tomada. Mas acabou sendo muito divertido. O fato é que aquele pequeno musical - que todos nós achávamos que teria uma temporada curta - chegou onde está agora, bem, isso é absolutamente incrível.

A produção londrina está agora no seu 11º ano. Na Broadway já são nove anos. E ele está retornando para Toronto, onde já arrecadou mais de 170 milhões de dólares e foi visto por mais de três milhões de pessoas. Qual é o encanto do "Mamma Mia!"?
A afinação certa. A maioria dos musicais dos anos 80 eram bastante melancólicos, como "Os Miseráveis" e "O Fantasma da Ópera". Este foi leve e divertido, vivo e feliz. Além disso o público sabia todas as músicas. Mas na maior parte eu acho que é por causa da história. Ouvi dizer que os críticos julgaram Mamma Mia! como simplista. Mas isso é estúpido, porque é uma grande história para essas canções.

Descreva a noite de estréia em Londres.
A primeira vez que assisti com um público foi na pré-estréia, e nenhum de nós sabia o que esperar. Nós tínhamos dado muitas entrevistas, explicando que não era um musical sobre o ABBA. Mas aposto que a metade da platéia ainda achava que era. Fiquei observando as pessoas na multidão e no início eles não sabiam o que diabos era aquilo. Você pode imaginar a confusão e eu estava muito preocupado. Em seguida, após cerca de cinco ou 10 minutos, eu podia ver que as pessoas começaram a sorrir. E eu nunca vou esquecer esse momento, porque foi um alívio muito grande.

Você e Benny tiveram alguma influência na escolha dos atores para o filme. Você achava que Meryl Streep pegaria a isca?
Nós sabíamos que ela gostava porque ela escreveu uma longa carta nos dizendo o quanto ela amava (o musical). Originalmente, as três dínamos seriam mais jovens, como no musical. Então alguém teve a brilhante idéia de torná-las mais velhas. E o sonho, então, é claro, era a Meryl. Nós sabíamos que ela poderia cantar. Então perguntamos a ela. E ela disse que sim, apenas isso. Isto foi muito corajoso da parte dela. E nós estávamos além da lua.

Pierce Brosnan foi criticado pela sua voz. Você acha que foi merecido?
Benny e eu achamos que Pierce tem uma voz quente e interessante. Muito popular. Nós realmente gostamos da sua voz. Eu não entendo muito bem quando as pessoas dizem que ele é um cantor horrível. Nós não pensamos assim.

Você ainda vê o restante da banda?
Bem, Benny e eu somos melhores amigos e nos vemos pelo menos uma vez por semana. Netta (Fältskog) e eu temos três netos temos três netos juntos, então eu também a vejo bastante em aniversários, Natal, etc. Frida (Anni-Frid Lyngstad) viaja muitas vezes para Estocolmo e ficamos juntos. Então todos nós ainda somos bons amigos. Quando a banda se separou foi porque sentimos que não tínhamos mais a mesma energia.

Há alguma verdade sobre uma reunião?
Nenhuma. Há sempre rumores sobre isso.

Algum arrependimento?
Coisas pessoais, definitivamente, que eu não gostaria de mencionar. Quando se trata da minha carreira no ramo do entretenimento, não. Sou incrivelmente bem sucedido. Depois da separação do ABBA, eu pensei que nós estávamos acabados. Estar aqui, agora - eu ainda me pergunto, como isso aconteceu? - Minha vida está completa. Meus netos estão todos aqui agora, pulando ao meu redor. E o que está fazendo barulho é o segundo mais novo e ele tem um bom par de pulmões.

Mamma Mia! retornará ao Toronto’s Princess of Wales Theatre em 28 de abril e vai até 27 de junho.

Por Gayle MacDonald

(Traduzido a partir de matéria publicada no site Globe and Mail em 26/04/2010)

1 comments:

Samanta Silva disse...

Oi!

O blog Pequeno Mundo de Sam recebeu um Selo de Excelência, e quando se recebe um selo destes você tem de repassá-lo para os blogs que vocês acredita que mereçam o selo.

O seu blog foi um dos escolhidos por mim!

Ai no link tem o post do selo, dê uma conferida e repasse para os blogs que você acredita que merece :

http://pequenomundodesam.blogspot.com


Seu blog é fantástico! Obrigada por trazer sempre muitas novidades para os fãs brasileiros!
Abraços!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...