quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Hikrant, 1985: ABBA roubado


Um artigo da revista holandesa Hitkrant sobre as fitas que foram roubadas do carro de Björn em torno de 1983. As fitas incluíam outtakes das sessões de gravação do ABBA de 1981/82. As gravações têm aparecido em inúmeros bootlegs desde então. "Quando alguns cassetes foram roubados do meu carro há um ano e meio atrás, ficamos muito preocupados em primeiro lugar", diz Björn Ulvaeus. "As fitas só continham algumas sobras das nossas sessões de gravação da época. Com o passar do tempo, tornou-se claro que nós guardamos essas canções de grande utilidade no futuro. Desde o roubo, um comércio próspero em dos misteriosos cassetes do ABBA tem acontecido".

"Na verdade, é tudo culpa minha", diz Björn preocupado. "Em 1983, estávamos planejando colocar algumas músicas que havíamos gravado durante o álbum "The Visitors" em um novo LP. Por alguns momentos, deixei meu carro sozinho no estacionamento do estúdio Polar em Estocolmo. Quando voltei para o meu carro poucos minutos depois, o mal estava feito. Alguém havia roubado duas fitas do porta-luvas." Inicialmente, o roubo não parecia ser um desastre. "O álbum seria lançado alguns meses depois", Benny Andersson prossegue. "O único risco era que as músicas seriam tocadas no rádio antes da data de lançamento do álbum. Isso é um pouco chato, mas definitivamente não é uma catástrofe".

Isso tudo mudou quando algumas semanas depois foi decidido que deixariam o álbum de inéditas. "As vendas dos singles "The Day Before You Came" e "Under Attack" foram muito decepcionantes", explica Björn. "Além disso, Frida e Agnetha estavam ocupadas com seus projetos solo, enquanto que Benny e eu estávamos trabalhando no nosso musical Chess. Isto significava que as canções do ABBA veriam a luz do dia sem a nossa autorização, devido a estes cassetes roubados".

O medo de Björn e Benny se tornou realidade. "Durante o ano passado, fitas com músicas como "Opus 10", "I Am The City" e "Just Like That" apareceram de repente no mercado", diz Benny. "Na Inglaterra, as fitas foram mesmo vendidas a preços exorbitantes. Descobriu-se que o ponto de partida deste comércio foi a Alemanha, o que sugere que o ladrão pode ser um fã alemão do ABBA".

Björn e Benny estão claramente oprimidos com a situação. "Sobretudo por serem versões incabadas das músicas", explica Benny. "A maioria dessas canções tem tido um destino diferente desde então. Como a de sonoridade altamente clássica "Opus 10" que hoje em dia se chama "Anthem", está sendo cantada por Tommy Körberg no musical Chess. A canção "Every Man Needs A Helping Hand", inicialmente cantada por Agnetha, foi utilizada no Chess também, sob o título "Heaven Help My Heart".

Ainda assim, a duplal não irá se sentar em desespero. "É uma situação muito irritante", dizem Björn e Benny. "Especialmente porque tínhamos planos de voltar ao estúdio de gravação com Frida e Agnetha justamente agora. Temos ainda algumas sobras do Chess, que pretendemos gravar com o ABBA. Tão logo a confusão em torno destes cassetes passar, vamos voltar ao trabalho com força total. No futuro, o ABBA ainda terá que contar com isso, não importa como".

(Hikrant, 1985)

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...