sexta-feira, 31 de julho de 2009

Onze mulheres em uma casa

Elva kvinnor i ett hus (Onze mulheres em uma casa), lançado em 1º de dezembro de 1975, foi o último álbum solo em sueco da cantora Agnetha Fältskog. O álbum foi gravado no mesmo período em que sua colega de banda Anni-Frid Lyngstad gravou um álbum em sueco também, Frida Ensam - e os dois foram gravados entre as sessões e um calendário de divulgação muito ocupado dos álbuns Waterloo (1974) e ABBA (1975).

Elva Kvinnor I Ett Hus foi originalmente programado para ser lançado em 1973, mas após a gravidez de Agnetha neste ano e, posteriormente, o sucesso inesperado com o ABBA, o álbum foi adiado e não lançado antes do final de 1975.

Agnetha compôs todas as músicas com letras do compositor e jornalista sueco Bosse Carlgren. A única exceção foi a versão sueca da canção do ABBA "SOS" que foi composta por Benny Andersson, Stig Anderson e o esposo de Agnetha na época, Björn Ulvaeus. A gravadora de Agnetha, a Cupol, insistiu pela inclusão de uma versão sueca da canção do ABBA para aumentar as vendas.

A concepção original do álbum era muito diferente da que foi finalmente lançada. Agnetha e Carlgren inicialmente haviam planejado chamar o álbum "Tolv kvinnor i ett hus" (Doze mulheres em uma casa) com cada música no álbum descrevendo doze diferentes personagens, todas mulheres, levando vidas muito diferentes, mas todas vivendo na mesma casa. O pacote incluiria um encarte com artwork de Carlgren retratando as doze fictícias mulheres, bem como várias fotos da própria Agnetha, mas devido ao sucesso do ABBA a cantora tinha menos tempo para escrever e gravar suas próprias músicas. Em determinado ponto parecia incerto que o álbum pudesse ser finalizado, o que levou a gravadora a um corte no orçamento de produção, que por sua vez significava que era impossível lançá-lo com o generoso encarte e acompanhado de artwork. No final haviam apenas dez canções escritas por Agnetha, juntamente com a faixa de abertura "SOS", uma canção que não cabia nem havia sido incluída no conceito original.

As melodias no "Elva Kvinnor I Ett Hus" são geralmente consideradas mais complexas e mais influenciadas pelo pop e rock contemporâneo do que nos álbuns anteriores de Agnetha, que tinham bastante do gênero leve schlager (pop alemão), e as letras mordazes, irônicas e humorísticas de Bosse Carlgren formavam pequenas histórias em si mesmas - algumas incluindo até um conteúdo ligeiramente picante. "Och han väntar på mig" descreve uma mulher adulta sendo cortejada por um rapaz adolescente ansioso, e a faixa "Doktorn!", sobre alguém que tenta deixar de fumar, inclui o famoso verso "Tentei usar balas, mas fiquei gorda como uma porca". A última faixa do álbum, "Visa I Åttonde Månaden" (Canção no Oitavo Mês) foi porém escrita a partir de uma perspectiva muito pessoal, foi composta durante a gravidez de Agnetha da filha Linda, no início de 1973.

As performances vocais de Agnetha no Elva Kvinnor I Ett Hus são consideradas tecnicamente superiores quando comparadas aos seus primeiros solos lançados, provavelmente como resultado do acompanhamento vocal que ela passou a ter quando o ABBA começou a fazer um nome para si. Os críticos musicais também observaram que a produção do álbum foi sensivelmente mais elevada do que nos esforços anteriores.

Agnetha promoveu o álbum com uma apresentação ao vivo de "Dom har glömt" e "Tack för en underbar, vanlig dag" no programa de TV sueco Sommarnöjet. Mesmo que o ABBA já fosse um número um na Suécia neste momento, e embora o álbum fosse um grande sucesso comercial e de crítica, ele não conseguiu alcançar o Top 10 na parada sueca de álbuns, atingindo o nº 11, mesmo com a inclusão da versão sueca de "SOS". Elva Kvinnor I Ett Hus entretanto permaneceu por respeitáveis 53 semanas nas paradas, e três das onze faixas entraram na importante parada de rádio Svensktoppen, com "SOS" tornando-se outro número um para Agnetha. A versão sueca de "SOS" em single também atingiu a 4º posição na parada de singles em janeiro de 1976.

Como mencionado acima, "SOS" foi originalmente gravada em inglês pelo ABBA. Portanto foi "Mina ögon", incluída no primeiro álbum de Björn & Benny, Agnetha & Frida "Ring Ring", em 1973, então chamada "Disillusion" com letras de Björn Ulvaeus, que foi efetivamente a única gravação do ABBA composta por Agnetha. Isto também significa que ela é uma entre apenas duas canções em toda a carreira do ABBA que não foi composta pela equipe Andersson/Anderson/Ulvaeus, sendo a outra um medley de canções tradicionais americanas, lançada como lado B no single "Summer Night City", em 1978.

Após a vitória com "Waterloo" no Eurovision Song Contest em 1974 Agnetha foi abordada pela pequena gravadora britânica Embassy, que queria lançá-la como uma artista solo no mercado britânico. Isto resultou em suas gravações das versões em inglês de "Gulleplutt", "Golliwog", lançada como single no verão de 1974 tendo no lado B uma versão da faixa de 1972 "Tio Mil kvar Till Korpilombolo", reentitulada "Here For Your Love". "Gulleplutt" foi lançada primeiro em inglês e no Reino Unido, cerca de dezoito meses antes de sua inclusão no álbum Elva Kvinnor I Ett Hus na Suécia. "Golliwog" passou despercebida no Reino Unido, a colaboração com a Embassy não foi mais longe, o single desde então se tornou um ítem procurado por colecionadores, e estas duas raridades em inglês foram lançadas pela primeira vez em CD em 2004, no disco bônus do box "1967-1979 - De Första Åren". Este álbum é geralmente considerado o melhor álbum solo de Agnetha Fältskog.


0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...