domingo, 31 de julho de 2011

Mamma Mia! no Brasil

Embora o título do musical tenha sido tirado do hit de 1975 do ABBA, Mamma Mia, o enredo da peça não tem nada a ver com a história do grupo. O musical, que já foi visto por mais de 42 milhões de pessoas pelo mundo, narra as peripécias de uma menina criada pela mãe e que, às vésperas de se casar, quer descobrir quem é seu pai. Existem três possibilidades e a jovem convida esses três ex-namorados de sua mãe para a cerimônia. Tudo devidamente contado e impecavelmente costurado pelas canções do ABBA. Aqui no Brasil, Mamma Mia! estreou em novembro do ano passado, em São Paulo, onde permanece até dezembro de 2011.

Estrelado por Kiara Sasso e Saulo Vasconcelos - dois dos mais bem-sucedidos atores de musicais no Brasil - a peça conta também com Rachel Ripani, Andrezza Massei, Carlos Arruza, Cleto Baccic, Pati Amoroso e Thiago Machado, entre outros. Kiara e Saulo já dividiram o palco antes em superproduções como A Bela e a Fera (2003), O Fantasma da Ópera (2005) e A Noviça Rebelde (2009).

Saulo Vasconcelos e Kiara Sasso
A tarefa de fazer as versões em português para os hits do ABBA coube a Cláudio Botelho, outro nome forte na onda de musicais que vem conquistando o Brasil nos últimos anos. Cláudio conseguiu transpor para a nossa língua o espírito alegre e despretensioso que Mamma Mia!, uma comédia romântica, exigia. Tudo isso sem comprometer o sucesso da montagem original.

Mamma Mia! tem sido apontado pelos críticos como o "Musical Nº1 do Mundo". Nos últimos 11 anos desde que entrou em cartaz em Londres, em 1999, a peça estreou num maior número de cidades do mundo mais rapidamente que qualquer outro musical na história. Outro dos grandes feitos de Mamma Mia! é estar simultaneamente sendo apresentado em sete diferentes teatros do mundo, incluindo a produção original em Londres e a americana na Broadway, totalizando 30 países e cerca de 240 cidades diferentes mundo afora.
 
Saiba aqui o que rola nos bastidores da montagem brasileira de Mamma Mia!, na matéria de domingo passado (24/07) do jornal O Estado de S. Paulo.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Mamma Mia!


"Como a filha bastarda de um soldado alemão da Segunda Guerra, um péssimo vendedor, um sujeito que queria se tornar advogado e a garota sueca que desbancou os Beatles se tornaram o ABBA, uma das maiores bandas pop de todos os tempos".

Esse é o subtítulo pra lá de curioso do meu novo livro, Mamma Mia!, que tem previsão de lançamento para a segunda quinzena de agosto deste ano pela Panda Books.

Para quem ainda não sabe a história do ABBA, é a oportunidade de conhecer os detalhes sobre a trajetória vitoriosa do grupo, em português. E para os que já conhecem a história do grupo, é uma maneira de descobrir curiosidades e ficar por dentro de fatos pouco conhecidos da maioria das pessoas.

O mote do livro é o fenômeno que se tornou o musical Mamma Mia! e como ele contribuiu para a popularização do ABBA nos quatro cantos do mundo décadas após o término do quarteto. Sem falar em novas gerações que passam a conhecer cada vez mais o ABBA graças ao sucesso da peça e do filme Mamma Mia!

Mas em 1982, quem teria acreditado que, dez anos depois, a música do ABBA passaria por um revival que tornaria muitos dos hits do quarteto clássicos definitivos do pop?

Quem teria pensado que, nos anos 90, o cinema homenagearia o grupo em vários filmes, ou que a dupla Erasure e até mesmo Madonna chegariam ao topo das paradas com músicas do ABBA?

Mais: quem teria imaginado que os refrões das canções do grupo dariam origem a um musical (em cartaz simultaneamente no mundo todo, em diferentes línguas), que viraria também um filme estrelado por Meryl Streep?

Absolutamente ninguém e muito menos Agnetha, Björn, Benny e Anni-Frid, os quatro ex-integrantes do ABBA. Quando decidiram dar um tempo após dez anos de atividade conjunta, eles não poderiam imaginar que um segundo - e ainda maior - período de sucesso os esperava. E tudo isso sem cantar uma nota sequer ou gravar uma única canção!

Depois de terem sido quase esquecidos durante os anos 80, o ABBA se viu novamente nas paradas de sucesso em 1992 com a coletânea ABBA Gold (mais de 25 milhões de cópias vendidas). O sucesso continua, graças aos milhões de fãs que concedem ao ABBA o status de ícones cult, talvez iniciado pela comunidade gay, para a qual o ABBA já era ícone.

Será que os membros do ABBA tinham uma fórmula secreta para fazerem as pessoas se sentirem tão felizes ao escutar suas músicas? Talvez. Mas se há um segredo, ele só pode ser atribuído ao frescor dos refrões e à magia e atemporalidade das canções, imortalizadas de vez com o grande sucesso do musical Mamma Mia!

O novo milênio segue embalado pelo som do ABBA, com vendas de seus CDs crescendo o tempo todo. Com mais de 360 milhões de discos vendidos ao redor do mundo, o ABBA é hoje o grupo que mais vende depois dos Beatles. No Brasil, a música do ABBA é bem conhecida mas pouco se fala sobre a história do grupo. Muitas vezes um nome que vem à cabeça dos brasileiros é Perla, a cantora paraguaia que nos anos 70 fez enorme sucesso no Brasil com versões em português de hits do ABBA.

Tudo isso está presente em meu livro, Mamma Mia!, batizado com o mesmo título do musical e apresentado em primeira mão aqui no blog. Em breve, mais notícias.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Bem vindo, Daniel Couri!

22 de Junho de 2008. Neste dia nascia o blog ABBA Brazil. Com o título inicial "Agnetha Fältskog & ABBA" e ostentando novíssimas fotos da eterna loira do ABBA surgia mais um despretensioso espaço virtual dedicado à banda, entre tantos outros que ainda hoje cultuam a música dos quatro suecos que com talento, beleza e perfeccionismo conquistaram o mundo nos anos 70 e se mitificaram ao quebrarem uma sequência de grandes sucessos com o fim não anunciado, porém evidente, da banda em 1982, no auge de sua criatividade musical.

O tempo passou, o mito permanece. Quase 30 anos depois o sucesso continua com a mesma força, reforçado pelo musical "Mamma Mia!", que desde a estreia em Londres em 1999 continua atraindo multidões aos teatros, tendo sido transposto para diversos idiomas (recentemente em mandarim, na China) e que se tornou um dos filmes musicais mais bem sucedidos da história em 2008.

"Mamma Mia!" também é o título do novo livro do jornalista Daniel Couri, autor de "Made in Suécia - O Paraíso Pop do ABBA" (primeira biografia do ABBA em português). No novo livro, o quarteto sueco ressurge em uma biografia ampliada, com destaque para o fenômeno Mamma Mia!, novas histórias, fotos e curiosidades que certamente conquistarão o público brasileiro, sempre tão carente de informações relativas à banda. O livro tem tudo para se tornar um grande sucesso editorial pela sua linguagem acessível em narrativa dinâmica e repleta de informações interessantes, grafadas pelo estilo instigante de Daniel Couri. Mas as surpresas não páram por aí...

Hoje, dia 25 de Julho de 2011, tenho a grande honra de apresentar a vocês, prezados amigos leitores do blog, o nosso mais novo parceiro de trabalho: Daniel Couri! É com imensa alegria que estou comunicando a vocês a chegada desse reforço mais do que especial a este espaço que ultrapassou as fronteiras do Brasil e mesmo da nossa língua portuguesa, contra todas as minhas expectativas iniciais, e que atualmente conta com visitantes nos cinco continentes e em mais de 100 países. É gratificante observar que o ABBA ainda hoje preserva o seu "toque de Midas", já que transforma em ouro tudo o que toca. Não reinvindico a mim qualquer mérito, tudo o que há de melhor aqui resulta do brilho inapagável de Agnetha Fältskog, Bjön Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad.

E ao abdicar de qualquer reconhecimento pessoal nesse sentido, sinto-me inteiramente à vontade para apresentar-lhes o já conhecido jornalista Daniel Couri, que a partir de hoje integrará este espaço e o enriquecerá com artigos de sua própria autoria. Salientando que o foco tradicional persistirá, que é trazer ao público brasileiro artigos inéditos em língua portuguesa e também resgatar publicações sobre a banda nos seus anos de atividade, a chegada de Daniel Couri enriquecerá muito mais o blog ABBA Brazil.

Alguns amigos que aqui sempre comparecem em busca de notícias talvez tenham estranhado as minhas recentes ausências, mas embora eu pretendesse continuar no mesmo ritmo, razões de ordem estritamente pessoais e imperativas me impedem de levar adiante este trabalho com o mesmo empenho de antes. Não se trata de uma despedida, pelo contrário, antes é uma forma de manter vivo este espaço que tantas alegrias nos trouxe a todos.

E é com essa certeza de que o blog só tem a crescer que os deixo também na companhia dessa pessoa tão querida e especial, um grande amigo para mim, Daniel Couri!

Adauto Lacerda

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Agnetha Fältskog & Eu...

Agnetha compareceu à festa de aniversário de 50 anos do diretor e ator sueco Magnus Skogsberg em Estocolmo, no último dia 8 de julho. Na foto acima ela está ao lado de Anders Öhrman, da revista sueca QX, dedicada ao público gay. O aniversariante, Magnus Skogsberg, foi o produtor do especial de TV para o álbum "My Colouring Book" em 2004.

A seguir texto extraído do blog de Anders, nas palavras dele:

Um sonho se tornou realidade ontem. Magnus Skogsberg completou 50 anos e comemorou em um grande salão de festas no centro da cidade. Eu quase desmaiei quando de repente estava diante de Agnetha. Eu estendi a minha mão e disse: "Bob"... Então ela apertou a minha mão e disse: "Agnetha". Eu parei de respirar. Até que eu e o fotógrafo Peter Knutson criamos coragem graças ao meu namorado que pediu à Agnetha para tirarmos uma foto com ela. "Com certeza", disse ela. Surreal.

Fonte: Abbamikory & Anders Blog
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...