quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Merry Christmas, ABBA!

Dancing Queen - A história de um clássico


"Dancing Queen" não é apenas o maior e mais conhecido sucesso do ABBA, mas um clássico pop atemporal. Não precisamos de outras razões para dar uma olhada na história por trás desta obra-prima.

No início de agosto de 1975, o ABBA estava cansado após uma turnê de verão na Suécia. Mas havia muito pouco tempo para descanso por um motivo: haviam novas gravações a serem feitas. Após a sua revelação com "Waterloo" no ano anterior, o grupo lançou seu terceiro álbum, intitulado simplesmente ABBA, na primavera de 1975. O álbum rendeu sucessos como "SOS" e "Mamma Mia". No entanto, na década de 1970 o evento mais importante era a expectativa do lançamento de um álbum todo ano, por isso a equipe Andersson/Ulvaeus já estava trabalhando em novo material.


Em 4 de agosto, Björn e Benny entraram no Glen Studios, localizado em um subúrbio de Estocolmo, onde passariam dois dias gravando faixas de apoio juntamente com os músicos. Eles trouxeram consigo as melodias de três novas canções, que neste momento só tinham letras sem sentido - e os títulos eram igualmente preliminares. Uma das canções foi chamada de "Tango", mas depois se transformou na mais familiar "Fernando". Outra levou o título "Olle Olle", mas estava destinada a permanecer inédita. A composição número três, finalmente, foi intitulada "Boogaloo", sugerindo que tinha algo a ver com ritmos de dança. E, de fato, essa foi a canção que viria a se tornar "Dancing Queen".

Björn e Benny deram várias idéias de como eles iriam conseguir melhor o sentido da dança que eles tiveram depois. Como inspiração eles voltaram ao sucesso disco de George McCrae de 1974 "Rock Your Baby", uma gravação pioneira no seu gênero. Adicionando a influência rítmica da bateria do álbum Gumbo de Dr. John de 1972, um dos favoritos do baterista do ABBA Roger Palm e do engenheiro Michael B. Tretow. Uma boa e sólida faixa de apoio foi montada para a canção, composta por bateria, baixo, guitarra e teclados. Tão básica como era, apenas esta primeira etapa de gravação foi suficiente para provocar uma forte reação emocional em Frida. "Benny voltou para casa com uma fita da faixa de apoio e tocou pra mim", ela recorda. "Eu a achei tão enormemente linda que comecei a chorar".


Levariam vários meses antes da gravação ser concluída, no entanto algumas músicas do ABBA tiveram uma longa jornada do início ao fim. Foi o empresário do ABBA, Stig Anderson, quem veio com o título "Dancing Queen", escrevendo as letras em colaboração com Björn, e em setembro Agnetha e Frida adicionaram suas vozes à faixa. Mas ainda no final de dezembro de 1975 Björn e Benny ainda estavam afinando a gravação, adicionando mais overdubs (técnica de gravação que consiste em adicionar novos sons a uma gravação já anteriormente realizada).

Por coincidência, aconteceu que tanto "Fernando" quanto "Dancing Queen" foram concluídas ao mesmo tempo. O ABBA queria lançar um novo single em março de 1976, e estavam em dúvida sobre qual das músicas escolher: eles sabiam que ambas tinham um potencial de sucesso forte. Entretanto, Stig Anderson insistiu que "Fernando" era a música certa para lançarem neste momento - uma balada vista como um contraste fresco com o single anterior, a uptempo (estilo de música com batidas a mais de 120bpm) "Mamma Mia" - e Björn e Benny acabaram concordando com ele. "Dancing Queen" teria que esperar mais cinco meses antes de chegar às lojas de discos.

Mas a música foi apresentada em algumas partes do mundo muito antes de seu lançamento como um single. No final de janeiro de 1976, o ABBA gravou um especial de televisão na Alemanha, onde "Dancing Queen" era uma das músicas que eles apresentaram. Em março, em uma visita à Austrália, eles gravaram uma segunda performance da canção. Esta foi incluída em um especial de televisão intitulado ABBA In Australia, que foi exportado para outros países.

Finalmente, de volta à Suécia a música também foi apresentada ao público alguns meses antes do lançamento do single - e foi em uma ocasião muito especial. 19 de junho de 1976 foi a data do casamento do rei Carl XVI Gustaf da Suécia e Silvia Sommerlath. No dia antes do casamento, 18 de junho, uma festa de gala transmitida pela TV em sua homenagem foi realizada no The Royal Swedish Opera, em Estocolmo. O ABBA, como único representante da música pop, foi convidado a comparecer, e escolheu apresentar seu futuro single. Para esta ocasião, eles vestiram roupas em estilo barroco ironicamente como uma tentativa de se aproximarem da atmosfera da cerimônia de gala.

Em 16 de agosto de 1976, o single "Dancing Queen" finalmente foi lançado na Suécia. No lado B veio uma canção chamada "That's Me", retirada das sessões em curso do próximo álbum do ABBA, Arrival. A foto da capa trazia o ABBA posando com chapéus brancos, uma imagem que se tornou uma das mais difundidas do grupo. A fotografia foi tirada por Ola Lager, que foi responsável por muitos singles do ABBA e fotos das capas dos álbuns. A fotografia "chapéus brancos" é conhecida por ser uma das imagens favoritas dos membros do grupo.

O lançamento de "Dancing Queen" foi acompanhado por um clipe promocional dirigido por Lasse Hallström. O clipe foi filmado na primavera, o local foi a discoteca Alexandra no centro de Estocolmo, um clube muito freqüentado na época. Não demorou muito antes de "Dancing Queen" ocupar o primeiro lugar nas paradas do mundo todo. Seu som jubiloso, caracterizado pela marca registrada da figura de Benny ao piano e as vozes características de Frida e Agnetha, fizeram dela um clássico instantâneo. Em abril de 1977, "Dancing Queen" se tornou o primeiro e único primeiro lugar do ABBA nos Estados Unidos. "Dancing Queen" não é apenas a mais famosa gravação do ABBA, mas é amplamente considerada como uma das melhores canções pop de todos os tempos. O ABBA nunca duvidou de que eles estavam com algo bom, como Agnetha lembra: "É difícil dizer quando um sucesso está sendo feito, você nem sempre percebe isso. 'Dancing Queen' era uma exceção, nós soubemos imediatamente que ela seria enorme."


Fonte: abbasite.com

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Foto recente de Agnetha com Linda divulgada hoje

A bela de todas as tardes em close inédito. A foto data da última aparição da loira, ao lado da filha Linda, em uma festa de uma produtora em Estocolmo no dia 7 de setembro deste ano. Como sempre, linda e angelical...

Fonte: Raffem

Björn e Benny estão planejando um novo musical!


A dupla de sucessos continua. Björn Ulvaeus e Benny Andersson tem planos avançados para um novo musical, revela Expressen.

"Mamma Mia!" estreará em Copenhague, no Tivoli Concert Hall, em meados de outubro do próximo ano. Milhares de ingressos já foram vendidos.
- Após a estréia mundial em Londres achávamos que o Mamma Mia iria durar alguns meses. Agora já se foram dez anos e ainda está em cartaz, e parece que será capaz de ficar ainda por outros 10 anos em Nova Iorque e Londres, diz Björn Ulvaeus.

Então você não imagina um fim para o "Mamma Mia!"?
- Não, eu realmente não imagino, diz ele.

Ele também revela que um novo musical está em andamento.
- É verdade que temos planos para um novo musical. Porque agora finalmente tivemos uma idéia. Eu não posso dizer mais nada sobre isso agora, diz Björn Ulvaeus.

Fonte: abbamikory

domingo, 15 de novembro de 2009

Happy Birthday, Frida!

Have a nice life, we love you!

sábado, 14 de novembro de 2009

Fotos inéditas de Agnetha em turnê em 1970

No verão de 1970 Agnetha apresentou-se em folkparks na Suécia com o ator e cantor Bert-Åke Varg. A canção "Om tårar vore guld" era então o seu novo grande sucesso. "Isto é maravilhoso, quando eu canto essa música os casais começam a se beijar".


(Many thanks to Raffem site)

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Hikrant, 1985: ABBA roubado


Um artigo da revista holandesa Hitkrant sobre as fitas que foram roubadas do carro de Björn em torno de 1983. As fitas incluíam outtakes das sessões de gravação do ABBA de 1981/82. As gravações têm aparecido em inúmeros bootlegs desde então. "Quando alguns cassetes foram roubados do meu carro há um ano e meio atrás, ficamos muito preocupados em primeiro lugar", diz Björn Ulvaeus. "As fitas só continham algumas sobras das nossas sessões de gravação da época. Com o passar do tempo, tornou-se claro que nós guardamos essas canções de grande utilidade no futuro. Desde o roubo, um comércio próspero em dos misteriosos cassetes do ABBA tem acontecido".

"Na verdade, é tudo culpa minha", diz Björn preocupado. "Em 1983, estávamos planejando colocar algumas músicas que havíamos gravado durante o álbum "The Visitors" em um novo LP. Por alguns momentos, deixei meu carro sozinho no estacionamento do estúdio Polar em Estocolmo. Quando voltei para o meu carro poucos minutos depois, o mal estava feito. Alguém havia roubado duas fitas do porta-luvas." Inicialmente, o roubo não parecia ser um desastre. "O álbum seria lançado alguns meses depois", Benny Andersson prossegue. "O único risco era que as músicas seriam tocadas no rádio antes da data de lançamento do álbum. Isso é um pouco chato, mas definitivamente não é uma catástrofe".

Isso tudo mudou quando algumas semanas depois foi decidido que deixariam o álbum de inéditas. "As vendas dos singles "The Day Before You Came" e "Under Attack" foram muito decepcionantes", explica Björn. "Além disso, Frida e Agnetha estavam ocupadas com seus projetos solo, enquanto que Benny e eu estávamos trabalhando no nosso musical Chess. Isto significava que as canções do ABBA veriam a luz do dia sem a nossa autorização, devido a estes cassetes roubados".

O medo de Björn e Benny se tornou realidade. "Durante o ano passado, fitas com músicas como "Opus 10", "I Am The City" e "Just Like That" apareceram de repente no mercado", diz Benny. "Na Inglaterra, as fitas foram mesmo vendidas a preços exorbitantes. Descobriu-se que o ponto de partida deste comércio foi a Alemanha, o que sugere que o ladrão pode ser um fã alemão do ABBA".

Björn e Benny estão claramente oprimidos com a situação. "Sobretudo por serem versões incabadas das músicas", explica Benny. "A maioria dessas canções tem tido um destino diferente desde então. Como a de sonoridade altamente clássica "Opus 10" que hoje em dia se chama "Anthem", está sendo cantada por Tommy Körberg no musical Chess. A canção "Every Man Needs A Helping Hand", inicialmente cantada por Agnetha, foi utilizada no Chess também, sob o título "Heaven Help My Heart".

Ainda assim, a duplal não irá se sentar em desespero. "É uma situação muito irritante", dizem Björn e Benny. "Especialmente porque tínhamos planos de voltar ao estúdio de gravação com Frida e Agnetha justamente agora. Temos ainda algumas sobras do Chess, que pretendemos gravar com o ABBA. Tão logo a confusão em torno destes cassetes passar, vamos voltar ao trabalho com força total. No futuro, o ABBA ainda terá que contar com isso, não importa como".

(Hikrant, 1985)

domingo, 8 de novembro de 2009

Fotos inéditas! Agnetha e Björn na intimidade em 1970

O semanal sueco "Allers" acompanhou Agnetha e Björn na intimidade no verão de 1970. As fotos foram feitas na ilja Lilla Essinger em Estocolmo, onde o casal vivia na época. Algumas fotos foram publicadas no "Allers" em setembro de 1970, mas a maioria delas permanceu inédita... Aqui está a sessão de fotos, desfrutem!

Fonte: Raffem

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Agnetha será avó novamente!

Agnetha Fältskog e Björn Ulvaeus se tornarão avós pela terceira vez. O tablóide sueco "Se och hör" noticiou hoje que Linda está grávida novamente. Linda Ulvaeus e Jens Ekegren têm duas filhas: Tilda, de 8 anos e Ester, de 2 anos.

Esperamos que a notícia seja verdadeira (em se tratando de tablóides tudo é possível...).

domingo, 18 de outubro de 2009

Fältskog se recusou a ser raptada por Oldsberg!


Esta foi a manchete da capa do tablóide sueco Expressen. Trata-se do programa de TV sueco "Här Är Ditt Liv" (This Is Your Life).

Eles escrevem:
"Expressen confirmou hoje que Agnetha Fältskog acidentalmente soube sobre os planos de ser seqüestrada para o programa.
- Agnetha simplesmente não quis - diz Ingvar Oldsberg (o apresentador do programa).



Agnetha Fältskog era a convidada dos seus sonhos. Mas durante o planejamento para chegar a ela em Gotemburgo eles foram forçados a abandonar os planos. Um dos "agentes infiltrados" de Oldsberg revelou o segredo acidentalmente para Agnetha antes que o rapto fosse executado.

Para Agnetha, Que vive sua vida o mais longe possível de sua antiga vida pública, e raramente dá entrevistas, não participar do "This Is Your Life" não foi apenas uma opção. A cantora disse "não" antes que Oldsberg pudesse executar o seqüestro."

A idéia do programa é que a pessoa seja "seqüestrada" e levada para um estúdio de TV em Gotemburgo. Durante uma hora de programa são exibidas entrevistas com convidados especiais, especialmente pessoas ligadas ao "convidado" principal do programa, além de várias outras surpresas. A última temporada desta série de TV acabou neste fim de semana. Foram anunciadas as celebridades que se recusaram a participar: Agnetha Fältskog, Helen Sjöholm, Björn Borg e Carola.

(Fontes: abbatoday e abbamikory, fotos do tablóide sueco Kvällsposten)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...