Confirmado ontem: coletânea ABBA Gold é o CD mais vendido de todos os tempos na Inglaterra, de acordo com a Official Charts Company (OCC), responsável por compilar várias tabelas musicais oficiais do Reino Unido.
No aniversário de 30 anos do formato compact disc, a notícia agradou não apenas aos fãs ingleses do ABBA, mas também do mundo todo. O CD ABBA Gold vendeu 4 milhões de cópias desde que foi lançado em 1992, enquanto o 21 (2011) de Adele ocupa a segunda posição da lista, com 3,5 milhões, e What's The Story Morning Glory? (1995), do Oasis, ficou em terceiro, com 3,4 milhões.
As vendas de Gold foram turbinadas pelo musical Mamma Mia!, que também ganhou uma versão cinematográfica de sucesso, com Meryl Streep no papel principal.
Enquanto os populares downloads dão conta de vendas acima da média nos gêneros rock, urban e dance, o CD é ainda hoje formato musical preferido pela maioria esmagadora dos ouvintes de easy listening (79,7%), blues (78,2%) e música clássica (77,7%).
Geoff Taylor, diretor geral da BPI (British Phonographic Industry), que representa as gravadoras britânicas, afirmou: "O CD sinalizou um grande avanço para a tecnologia de som, tornando-se um dos mais bem sucedidos produtos da história comercial. Apreciadores de música adotaram sua qualidade e durabilidade sonoras, além da facilidade de acesso às faixas e do manuseio."
"Há muitos fãs de música na Inglaterra que valorizam o produto físico, querem possuir o CD e colecioná-lo", prossegue Taylor. "Estamos trabalhando com os varejistas para aprimorar o formato CD e acrescentar novos atributos que agradem ainda mais aos consumidores."
O ABBA, que já vendeu mais de 350 milhões de discos no mundo todo, continua vendendo mais de dois milhões de álbuns a cada ano. Ou seja: os fãs e colecionadores não precisam ter medo. O CD terá vida longa pela frente.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário