sábado, 31 de julho de 2010

Agnetha chorou de alegria no reencontro do ABBA em 1999


Todas as antigas desavenças foram esquecidas por uma noite. Björn Ulvaeus, Benny Andersson, Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad subiram ao palco na frente de 160 convidados em uma festa de aniversário privativa no dia 21 de junho de 1999. Os membros do ABBA se abraçaram emocionados e cantaram juntos em público pela primeira vez em quase 20 anos o velho clássico sueco "Med En Enkel Tulipan" (Com Uma Simples Tulipa) em homenagem à sua amiga Görel Hanser, que completou 50 anos de idade. Os muitos convidados silenciaram, uma atmosfera extremamente atenta se alastrou por todo o restaurante Modernmuseet em Skeppsholmen, Estocolmo.

Primeiro chegou Benny Andersson, auto confiante, sorridente, em pé sobre o pequeno palco. Seguido de perto por Björn Ulvaeus. Alguns segundos se passaram - e de repente lá estava Anni-Frid Lyngstad e - é verdade - finalmente Agnetha Fältskog. O ABBA junto no palco, 25 anos depois de "Waterloo" em Londres e pela primeira vez em público em quase 20 anos após a separação. "Eu senti arrepios em meus braços", disse um dos convidados. "Era a história, rápida e boa e um momento que eu queria relembrar. As lágrimas corriam pelo meu rosto..."

O ABBA sorriu harmoniosamente, os jovens rostos tensos do passado, quando a sua carreira nos palcos os colocou no topo, haviam se transformado em rostos que transpareciam calma interior. Eles se deram as mãos e cantaram. Porém nenhum dos seus grandes sucessos, apenas a canção do sueco Harry Brandelius:

Med en enkel tulipan (com uma simples tulipa)
Med en enkel tulipan (com uma simples tulipa)
uppå bemörkelseda'n (no seu aniversário)
vi har den äran (nós estamos honrados)
vi har den äran att gratulera! (nós estamos honrados em parabenizá-la!)

A convidada de honra, Görel Hanser, completou 50 anos. Ela significou tudo para o ABBA ao longo dos anos - a felicidade, trabalho duro, os anos de estresse. Ela convidou seus amigos para uma festa de aniversário no restaurante do Museu de Arte Moderna em Skeppsholmen, em Estocolmo. De lá, os convidados foram transportados de barco da estátua do rei Gustav III até o castelo real de Skeppsbron. Como sempre, quando os 50 anos estão sendo celebrados, as coisas ficam um pouco tristes. As pessoas que fizeram carreira começam a olhar para trás em sua vida.

Que as pessoas do ABBA tornaram-se o foco não é nenhuma surpresa. Görel Hanser levantou-se e ficou perto deles várias vezes. Ela começou a trabalhar como secretária para o falecido Stig Anderson, e depois estava lá quando o ABBA surgiu, cresceu e explodiu. O mundo ABBA estava ali agora na noite de verão sueca, eles estavam bem juntos. Todos os confrontos e irritações entre eles que foram escritos em livros e jornais vespertinos ficaram esquecidos ao longo dos anos.

Agnetha sorriu, gargalhou com piadas, apareceu em grande estilo distante da imagem de Greta Garbo que lhe atribuem às vezes. Bebeu vinho, tilintou taças e abraçou todos os que encontrou. Ela dançou, mesmo chamou as pessoas para dançarem com ela e cantarem juntos. Anni-Frid, confiante, atraente, chique, amando a atenção e atendendo as todas as pessoas. Björn, inteligente, charmoso, divertido. Benny, sempre barulhento, não se calou por vários minutos conversando divertidamente com a aniversariante.

"Eu fiquei feliz por tê-los cantando - mas esta não foi uma reunião do ABBA, foram os meus amigos cantando", disse Görel à BBC News. "Eles cantaram uma canção de aniversário - eles foram alguns dos muitos que cantaram naquela noite. Havia um pequeno palco onde meus filhos e outras pessoas cantaram ou fizeram discursos."

A época depois do ABBA teve diferentes significados para cada um deles. Björn e Benny continuaram a escrever músicas e tiveram grande sucesso em outro gênero, escrevendo os musicais "Chess" e "Kristina från Duvemåla". Anni-Frid e Agnetha lançaram alguns álbuns solo, mas sem grande sucesso. Os rapazes se tornaram novidade enquanto as garotas criaram as suas próprias vidas. Anni-Frid casou e tornou-se uma princesa, Agnetha buscou a paz e a tranquilidade em sua magnífica mansão fora de Estocolmo.

Como um lembrete de que a nova geração está assumindo, os dois filhos de Görel Hanser, Calle (15) e Carolina (10), cantaram muito bem e trouxeram uma lágrima em seus olhos. E quem os acompanhou foi Ludvig Andersson com uma orquestra. Ludvig, o talentoso filho mais novo de Benny. Quando a festa estava acabando, Agnetha, Anni-Frid, Björn e Benny despediram-se uns dos outros. Eles se abraçaram calorosamente antes de saírem à luz do verão.

No ano seguinte a essa apresentação privada, o grupo recusou a oferta de US$ 1 bilhão por uma turnê mundial. Björn disse ao jornal Daily Mirror que "seria muito estranho" se apresentarem juntos novamente. "Eu sei que parece incrível, mas tudo o que consigo ver é um público decepcionado. Nós seríamos simplesmente patéticos. O ABBA acabou. Já era" Mas os quatro cantores "amadureceram com a idade" e agora são "grandes amigos", disse ele ao jornal. "Nós apenas temos uma vida diferente agora."















Fonte: Abbamail (site extinto em 2008) e BBC News.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Musikladen: box alemão trará vários vídeos do ABBA, Agnetha e Frida!

O selo alemão ARD Video estará lançando no próximo dia 19 de Agosto uma série dividida em 3 box sets com 10 dvds cada. O material abrange todas as 90 edições do programa Musikladen, produzidos entre 1972 e 1984, totalizando cerca de 73 horas de vídeo. Além de performances de artistas conhecidos como Bee Gees, Rod Stewart, Boney M, Cat Stevens, David Bowie, Duran Duran, The Police, Blondie, Queen, Rolling Stones, Bonnie Tyler e muitos outros, os dvds também trazem diversas performances do ABBA entre 1975 e 1984, a grande maioria delas inéditas em dvd, como o especial The Best of ABBA.

O artigo já está em pré venda no site da A
RD. A boa notícia é que o site entrega no mundo inteiro. E a má notícia? O preço! Os sempre ávidos por novidades fãs do ABBA se quiserem ter em casa essas caixas maravilhosas terão que desembolsar 250 euros (cerca de 570 reais...). Se levarmos em conta que são 30 dvd's até que o preço não está tão alto, mas para quem quer apenas ver o ABBA vai precisar esperar pela caridade de algum "uploader" que faça o trabalho "sujo" e disponibilize esse material precioso para eventual download. Diante de tal valor, nada nos resta fazer a não ser ficar na espera que isso aconteça...

Mais abaixo o tracklist parcial de cada box com as performances do ABBA e solos de Agnetha e Frida, número do programa e data de exibição original:


Musikladen No. 1 1972-1976:

SOS (Programa 20 - 20/08/75)
Mamma Mia (Programa 25 - 06/03/76)
Fernando (Programa 25 - 06/03/76)
The Best of ABBA special (Programa 27 - 21/08/76): Ring Ring (Swedish) - Waterloo - Honey, Honey - Tropical Loveland - SOS - Rock Me - Dancing Queen - Mamma Mia - I've Been Waiting For You - Fernando - So Long - Ring Ring (Swedish)
Dancing Queen (Programa 28 - 18/09/76)


Musikladen No. 2 1976-1980:

Chiquitita (Programa 45 - 22/03/79)
Waterloo (Programa 56 - 09/01/80)







Musikladen No. 3 1981-1984:

SOS (Programa 65 - 15/10/81)
Dancing Queen (Programa 71 - 20/05/82)
Never Again (T. Ledin & Agnetha) (Programa 76 - 11/11/82)
To Turn The Stone (Frida) (Programa 76 - 11/11/82)
Fernando (Programa 79 - 21/04/83)
The Heat Is On (Agnetha) (Programa 80 - 09/06/83)
The Heat Is On (Agnetha) (Programa 81 - 21/07/83)
Shine (Frida) (Programa 89 - 20/09/84)


Fontes: ARD, Abba-intermezzo e Abba-world

domingo, 18 de julho de 2010

Agnetha Fältskog, 1985: "Eu tenho de ficar hipnotizada para me livrar do meu medo"


A nova Agnetha Fältskog precisa ficar hipnotizada e cria (música) melhor quando não se sente bem. E deixa seu Hass se ocupar de Kjell Dabrowski da Vecko-Revyn quando ele chega muito perto...


O que você acha de Björn Ulvaeus ter se mudado para Londres?
- Eu não entendo isso. Ele provavelmente tem boas razões para isso, mas eu não acho que nada pode ser tão importante a ponto de você estar pronto para deixar os seus filhos. Claro que Björn vem à Suécia e muitas vezes as crianças vão para lá (Londres) também, mas é uma forma cansativa de ser verem uns aos outros.

Como eles têm reagido?
- De certa forma eles provavelmente acham que isto se acalmou agora. Eles nunca realmente gostaram de ir e vir entre Björn e eu. É difícil para as crianças terem duas casas. Agora eles têm a sua base segura comigo.

Agora que o álbum foi gravado, você diz que vai ficar em casa com os seus filhos, mas não foi isso o que você fez nos últimos anos?
- Sim, eu fico frequentemente em casa com os meus filhos. É importante para mim. Eles precisam de mim, principalmente agora que o seu pai se mudou para Londres.

Você acha que muitas vezes você é retratada como uma loira burra pela mídia?
- Talvez não tanto como uma loira burra, mas como um ser frágil que não pode falar por si mesma e que está vagando na vida. É verdade que eu vivo no meu próprio pequeno mundo, mas estou muito atenta ao que está acontecendo ao meu redor. Eu sou uma boa conhecedora de caráter e tenho uma boa intuição. Os tablóides provavelmente me querem nessa categoria frágil, mas eu sou uma mulher forte. Só porque eu tenho medo de voar eles acham que eu tenho medo de tudo. Se eu entro no elevador, as pessoas perguntam se eu realmente ouso andar no elevador. É difícil como uma celebridade ter uma opinião sobre tudo, eu não quero sempre dizer o que penso. Eles provavelmente querem que eu coloque o meu pé na minha boca ou você supõe dizer tão sábias. Eu não tenho uma resposta para tudo, e ninguém tem também.

Você acha que Lennart Bodström é um bom ministro das relações exteriores?
- Sem comentários.

A última vez em que nos encontramos foi no ano passado no Rockbjörns gala (prêmio musical sueco, entregue pelo Aftonbladet). Você e eu dançamos bastante juntos, mas no meio de uma música lenta o seu guarda costas veio até você e disse que era hora de ir para casa. Você sempre tem um baby sitter com você quando sai?
- Não, eu posso cuidar de mim mesma, mas o meu guarda costas Hasse me conhece muito bem e ele também sabe como me sentirei se eu ficar fora até muito tarde da tarde. É raro eu sair e às vezes eu fico realmente cansada. Depois eu posso continuar por um longo, longo tempo, mas isso significa que depois eu não me sinto muito bem por alguns dias e isto não é divertido. Eu não quero que isso aconteça desse jeito e por isso é melhor que Hasse me diga que é hora de ir para casa. Eu vivo uma vida muito saudável e se festejo um pouco demais, então o meu corpo diz: eu não quero isso".

Você provavelmente é a única pessoa no mundo do rock que nunca usou drogas.
- Não, eu acho que muita gente provavelmente não usa. Isso acontecia em torno de nós nos shows e quando eu ficava muito nervosa antes de um concerto e notava o cheiro de maconha, isto acontecia às vezes e Frida e eu brincávamos sobre isso dizendo: "Vamos respirar bem fundo antes de subir ao palco" . Eu sou uma adversária ativa de qualquer tipo de drogas e eu espero e acho que elas não são mais tão comuns.

Por que você não gosta de ser chamada de "Agnetha do ABBA"?
- É como se eu tivesse sido marcada para a vida inteira. Houve muitas pessoas que foram chamadas algo com ABBA. No início, fomos nós quatro, depois foi "Stikkan do ABBA", "Gudrun esposa do Stikkan do ABBA" e até mesmo um dos meus ex-namorados, Dick Håkansson, foi chamado de "Dick do ABBA" por um tempo. Quer dizer, isso parece loucura. Eu tenho o meu nome e identidade própria.

Sua vida é muito distante de uma "Svenssonliv" (a vida de uma pessoa comum), como você possivelmente sabe, mas mentalmente você ainda é uma típica "Svensson". Eu acho estranho que você não tenha sido mais afetada do que foi.
- É muito estranho, mas eu provavelmente não estou apta a ser uma estrela. Todos os elogios apenas me embaraçam.

E sem comportamento de diva e sem reclamações?
- Eu sou tão resistente quanto um lutador. Eu não quero perder o controle. Se sou autorizada a ficar no comando, sou muito fácil de trabalhar. É por isso que é tão difícil para mim voar, porque quero ter controle total.

Mas você tem que tentar superar o seu medo de voar se for continuar nesse ramo.
- Estou tentando. Eu tenho de ficar hipnotizada e vamos ver se isso ajuda. Eu não só fico com medo quando tenho de voar, fico ainda pior quando os meus filhos voam.

Sua filha Linda tem doze anos e ela logo provavelmente vai chegar em casa e apresentá-la ao seu namorado. Você teme isso?
- Estou tentando me preparar para isso, mas não penso muito sobre isso agora. Isso tudo é como cavalos para ela, mas essa coisa de rapazes começou um pouco e ela é bastante popular na escola.

Os rapazes já começaram a chamar a sua atenção?
- Sim, um pouco, mas Linda é uma garota decidida que sabe o que quer.

Você cria (música) melhor quando não está se sentindo bem?
- Sim, há músicas melhores que surgem no piano quando não me sinto bem em comparação a quando estou de bom humor.

Mas você não está mais tão interessada em escrever as suas próprias canções.
- Eu não tenho a mesma necessidade para isso. Eu tenho muita coisa acontecendo ao meu redor e isso quase nunca me deixa tranquila em casa. As coisas têm que estar em ordem para eu compor algo. É cansativo escrever canções, mas é divertido quando surge algo bom, mas isso não acontece muito frequentemente.

As pessoas que trabalharam com você acham que você é "uma mulher amável" que não tem um ego tão grande como outros do ramo.
- Oh realmente, essas são palavras gentis. Eu não sei se há muitas pessoas com grandes egos neste ramo, mas não é o meu estilo ser colocada em um pedestal.

Todos os músicos aparentemente se apaixonaram por você quando você trabalhou no álbum.
- Não, eu não acredito nisso, talvez alguém ficou. A maioria deles talvez achem que é agradável trabalhar comigo, pelo menos é o que eles dizem. Talvez eu seja uma pessoa modesta, mas eu sei o que quero e eles não podem pisar em mim.

O álbum aparentemente não será lançado nos Estados Unidos...
- Não é o que parece agora. Vamos ver o que acontece, mas ele será lançado no Canadá. Não é realmente tão importante se eu não lançá-lo nos Estados Unidos.

Se o álbum se tornar um fracasso, você vai parar?
- Não será e o que é um fracasso?

O seu último LP vendeu 1,2 milhões de cópias, e digamos que este venda 200 a 300 mil cópias, então é um fracasso, correto?
- Eu acho que será difícil chegar ao mesmo nível do último álbum, porque ele vendeu muito bem. Eu não sei como vou reagir. Se eu estou satisfeita com um álbum, é claro que eu vou achar que é uma vergonha se as pessoas não o estão comprando. Mas estar satisfeita com o álbum ainda é o mais importante.

No ano passado você fundou a sua própria empresa: Agnetha Fältskog Produktion AB. Com o que a empresa irá trabalhar?
- Nós não sabemos ainda, mas não haverá nenhum negócio imobiliário.

É verdade que o ABBA acabou? Ninguém se atreveu a fazer uma declaração.
- Já se passou um bom tempo desde que fizemos alguma coisa juntos, então eu suponho que você pode dizer que o ABBA acabou. Para mim o ABBA é uma coisa do passado.

Você foi assistir à versão concerto de "Chess" no outono passado com os seus filhos. Os fotógrafos estavam todos animados.
- Eu sei que eles ficam assim, especialmente se eu levar as crianças comigo. Desta vez o seu pai estava trabalhando em "Chess" por muitos anos e para que Christ's pudesse ir e ver com o que ele (Björn) estava ocupado. Claro que é lamentável se sentir perseguida, mas eu entendo os fotógrafos. É muito raro que eu saia, principalmente com os meus filhos.

Qual é a primeira coisa que você faz quando acorda?
- Eu olho pela janela para ver como o tempo está.

Você dorme nua?
- Meu Deus, que pergunta! Eu não vou respondê-la.

O nome do seu primeiro amor era Christian, é por isso que Christian tem o seu nome?
- Não, o nome completo de Björn é Björn Christian Ulvaeus.

O debate sobre os pais baterem em seus filhos está nas notícias agora e quando você tinha oito anos, o seu pai lhe bateu com um batedor de tapete. Alguma vez você já bateu nos seus filhos?
- Não, eu nunca tive nenhum motivo para bater neles, mesmo que eles às vezes consigam me levar até a parede. No geral eu nunca feri um ser humano.

Nunca socou as orelhas de alguém?
-Não, eu realmente não penso assim. Isso é bastante notável, já que tenho muito temperamento.

Você não entra em um metrô desde 1971.
-Não, mas não porque eu tenha medo, mas eu prefiro dirigir o meu carro. Eu nunca ando de ônibus também.

Se você for casar novamente, haverá um grande casamento como o seu com Björn em 1971?
- Eu acho que não. Não é tão importante casar.

Você em breve vai fazer 35 anos, como você vai comemorar o seu aniversário?
- Eu provavelmente estarei viajando nessa época. Não haverá uma grande festa. Isto vai ter que esperar até eu completar 40 anos.

Por Kjell Dabrowski

Nome: Agnetha Fältskog
Profissão: artista
Idade: 05/04/1950
Residência: em uma casa em Lidingö
Rendimento: 22.000 coroas suecas por mês (fortuna: 30-40 milhões de coroas suecas)
Fumo: parei há dois anos atrás
Bebidas: vinhos italianos brancos e tintos
Último filme que vi: "Frances", com Jessica Lange
Último livro que li: "Pássaros Feridos"
O que eu gosto mais: um passeio com os meus filhos ao sol da primavera e o sucesso com o meu álbum mais recente.

Fonte: Agnethaarchives, entrevista publicada na revista sueca VeckoRevyn em 1985

sábado, 10 de julho de 2010

1982: ABBA pela última vez

Quando o ABBA lançou o seu álbum duplo The Singles - The First Ten Years em novembro de 1982, o título sugeria que haveria mais "anos" de música do ABBA. Apesar disso, a pausa temporária do grupo transformou-se em permanente. Em novembro de 1981, como o ABBA concluiu a gravação do seu oitavo álbum de estúdio, The Visitors, os membros já sabiam que em alguns meses não iriam continuar a trabalhar juntos. Frida tinha marcado as sessões do seu primeiro álbum solo em inglês, gravado entre fevereiro e março de 1982, enquanto Björn e Benny se tornaram pais pela terceira vez em janeiro e queriam passar algum tempo com suas respectivas famílias. Com exceção das gravações do clipe para o single "Head Over Heels" em 21 de janeiro, o grupo não se reuniu até maio de 1982. Na época, as sessões para o que seria o nono álbum de estúdio do ABBA foram iniciadas. Entretanto, apenas três faixas foram finalizadas: You Owe Me One (lançada como lado B no final do ano), I Am the City (inédita até 1993) e Just Like That (ainda inédita em sua totalidade).

Embora as três músicas estivessem em perfeita sintonia com as tendências da música pop da época, caracterizada por sintetizadores e sons eletrônicos, o grupo não estava particularmente satisfeito com as gravações. Pelo contrário, após a muitas vezes cansativa criação do álbum The Visitors, eles começaram a sentir como a energia de seu trabalho em conjunto estava acabando. Björn e Benny também estavam mais do que nunca querendo realizar o sonho antigo de escrever um musical. As conversas recentes com o compositor Tim Rice haviam sido muito promissoras e os três estavam empenhados em realizar isso.

A essa altura o ABBA percebeu que a motivação para completar um álbum simplesmente não existia. Para darem a si mesmos um espaço para respirarem, eles decidiram lançar um álbum duplo com os seus singles lado A mais famosos, acrescentando nele duas novas gravações, ambas as quais também seriam lançadas como singles. Com este propósito, três novas faixas foram gravadas em agosto de 1982: The Day Before You Came (o primeiro single lado A), Cassandra (lado B de The Day Before You Came) e Under Attack (o segundo single lado A). Assim como as "faixas álbum" gravadas no início do ano, essas músicas novas também tiveram muita elaboração eletrônica, talvez Cassandra menos do que as outras, em The Day Before You Came, onde o apoio instrumental foi praticamente uma apresentação solo de Benny no outro extremo do espectro. No momento em que o grupo deu os retoques finais em The Day Before You Came saiu do estúdio da Polar Music em Estocolmo, deixando o centro de sua criatividade musical pela última vez. Embora eles não soubessem na época, eles nunca retornariam como um quarteto novamente.

Em outubro, os planos para o lançamento dos novos singles e o álbum duplo foram elaborados e ficaram prontos para serem colocados em movimento. Em 18 de outubro, o single The Day Before You Came / Cassandra foi lançado - um clipe promocional para o lado A tinha sido filmado em setembro - e em 08 de novembro The Singles - The First Ten Years estava na lojas de discos. Juntamente ao lançamento do álbum, o ABBA iniciou uma série de atividades promocionais começando por uma visita de três dias ao Reino Unido, onde eles receberem a imprensa e aparecerem no programa de televisão The Late Late Breakfast Show, apresentado por Noel Edmonds. De lá eles foram direto para a Alemanha Ocidental e trabalharam mais na televisão, principalmente a apresentação espetacular de The Day Before You Came, Cassandra e Under Attack no programa Show Express.

Em 19 de novembro, o ABBA fez a sua última apresentação na televisão sueca, no programa Nöjesmaskinen. Ironicamente, esta entrevista "final" foi certamente uma das melhores que eles deram para a televisão sueca. Os outrora aborrecidos e sisudos anos setenta haviam dado lugar ao despreocupado e colorido início dos anos oitenta, deslocando o foco das perguntas feitas. Onde a maioria dos entrevistadores anteriormente haviam se preocupado com quanto dinheiro o ABBA estava fazendo e a natureza "comercial" de sua música, empurrando os membros para um canto defensivo, desta vez os assuntos foram focados amplamente na sua carreira e nos seus sentimentos em geral. Como resultado, os membros do ABBA apareceram mais relaxados do que o normal, mostrando também que eles obviamente tinham um senso de humor sobre si mesmos.

Durante o período das promoções finais do ABBA, eles também foram visitados em Estocolmo por uma equipe de televisão holandesa, que os entrevistou acerca de toda a sua carreira até aquele ponto. O resultado foi o documentário The Story of ABBA, que acabou sendo transmitido em vários países. Quando o mês de dezembro chegou, o último single do ABBA, Under Attack / You Owe Me One foi lançado (curiosamente, na Suécia natal do ABBA o single não foi lançado até fevereiro do ano seguinte). Este single foi acompanhado por um clipe promocional filmado em 16 de novembro.

O último esforço promocional aconteceu em 11 de dezembro de 1982 - na época, é claro, ninguém sabia que esta seria também a última aparição pública do grupo. Se houvesse sido uma despedida oficial, certamente a ocasião teria sido muito mais caprichada do que uma aparição no The Late Late Breakfast Show do Reino Unido - e certamente teria se transformado em algo mais do que uma pequena entrevista e uma apresentação via satélite a partir de um estúdio de televisão em Estocolmo.

Como foi dito, o grupo foi entrevistado pelo apresentador Noel Edmonds, todos em estilo ultra leve que parecia ser parte do tom geral do programa. Na verdade nada de real importância foi dito durante a conversa, que tomou a forma de um Q & A (perguntas e respostas) em que Agnetha foi perguntada sobre as suas piores férias, Benny sobre o seu melhor Natal, e assim por diante. E mais, o legado remanescente da última aparição televisiva é a apresentação de duas músicas: o single atual, Under Attack e I Have A Dream, que era uma das faixas do álbum duplo de singles e, levando-se em conta as suas conotações espirituais, uma canção muito apropriada para ser apresentada próxima ao Natal. Uma sessão final de fotos para o seu amigo fotógrafo Anders Hanser também foi realizada neste dia, mas depois, no momento em que as câmeras foram desligadas e a ligação com o satélite para Londres desativada, o ABBA havia feito o seu último trabalho como um grupo.

No horizonte de Benny e Björn foram dois anos exclusivamente dedicados ao musical Chess, enquanto que Agnetha e Frida se dedicaram ao relançamento de suas carreiras solo. Quando a poeira baixou, os anos de intervalo não resultaram em um desejo coletivo de retornar ao ABBA. A ruptura com o grupo se estenderia indefinidamente...



Fonte: Adaptado a partir de artigo publicado no site abbasite

ABBA no programa Nöjesmaskinen - 19 de Novembro de 1982

Sven Mellander: Vocês estão aqui esta noite porque estão comemorando o seu décimo aniversário.
Stina Dabrowski: Vocês não comemoraram o 10º aniversário no ano passado?
Björn: Sim, mas eu não acho que estava certo. Talvez os outros pensam de forma diferente?

SM: Por que não?
Björn: "Ring Ring" foi a nossa primeira música de verdade quando decidimos trabalhar juntos. Benny e eu começamos a escrever a canção há dez anos atrás.
Benny: Por outro lado o nosso primeiro single People Need Love veio antes. Já tínhamos trabalhado juntos como "Festfolket" e feito show cabaré em restaurantes e assim por diante.

SM: E vocês lançaram o seu single nos Estados Unidos com o nome...
Frida: ... Björn e Benny & Svenska Flicka.
Björn: Isto foi no Japão...

SM: Mas o nome ABBA veio com "Ring Ring"?
Frida: Foi assim, realmente?
Benny: ABBA veio primeiro em 1974 com "Waterloo".
Frida: Sim, isso mesmo.
Benny: Estamos trabalhando juntos há quase 11 ou 12 anos.
Frida: Poderia ser o 10º, 11º ou 12º aniversário.
Björn: Está tudo ok para confundir.
Benny: Nós não comemoramos nada ainda de qualquer maneira.
SM: Este é o grande momento para vocês fazerem isso.

SD: Agora nós podemos dar uma olhada nos últimos 10 anos? Por favor iniciem o filme para que possamos ver como vocês pareciam há dez anos atrás.
Benny: Exatamente como hoje.

Clipe de "Waterloo" no Eurovision Song Contest, 1974

Agnetha: Oooh ...
SM: Por que você disse "oooh", Agnetha?
Frida: Eu tinha uma peruca ali?!

Clipe de "Mamma Mia" do "Made in Sweden for Export", 1975

Benny: Este foi um dos nossos primeiros vídeos.
Frida: Nós fizemos quatro vídeos...
SM: Como vocês se sentem ao ver esses vídeos?
Agnetha: Como se sente sete anos depois.

Clipe de "Dancing Queen", 1976

Frida: Isso deve ser na Austrália, não?
Benny: Não, foi em Estocolmo - Alexandra Disco.
Frida: Oh sim, está certo...
Benny: Eu estava mais bonito neste vídeo.

Clipe de "Chiquitita" do "ABBA In Concert", 1979

Benny: Isso foi na nossa turnê mais recente...

SM: Quando vocês escutam as músicas podem dizer: oh, esta e aquela são todas sucesso.
Benny: Nós fizemos muitas canções que ainda são boas.

SM: Vocês ainda lembram as letras?
Agnetha: Sim, elas vêm diretamente...
Björn: Eu não lembro da maioria delas...
Frida: Quando você começa a cantar uma canção e você continua as letras vêm automaticamente...
Björn: As mesmas letras o tempo todo... (risos)

SM: Qual é a melhor canção do ABBA?
Benny: É muito difícil dizer...
Agnetha: Cada um de nós gosta de músicas diferentes...
Benny: Nós temos que citar algumas...
SM: Por favor, faça isso.
Agnetha: A minha favorita é "The Winner Takes It All"
Benny: Eu não consigo escolher uma música apenas - Eu concordo que "The Winner Takes It All" é muito boa.

SD: Deve ter acontecido muitas coisas malucas durante este período... Frida...
Frida: Oh, foi uma coisa estúpida que aconteceu na nossa turnê - em que ano foi?...
Björn: 1977.

Frida: Isso, 1977. Nós fizemos um mini-musical que durava cerca de 20 minutos durante o show. Agnetha e eu usávamos diversas roupas e perucas loiras. É óbvio que nós tínhamos um pressa terrível na hora de trocá-las. Quando colocamos as perucas nós temos que pressionar os cabelos para baixo e colocar uma meia nele. Depois você tem que prender a peruca com os grampos para ficarem seguros na sua cabeça. Mas nós tínhamos tanta pressa que eu não consegui prendê-los... Então nós tivemos um número agitado em que nós dançamos e balançamos a cabeça e... minha peruca caiu no chão... Não deve ter sido divertido para o público me ver sem cabelo com a meia na minha cabeça. Então eu tentei colocar a peruca na minha cabeça mas na pressa eu a coloquei de trás pra frente... (risos).

SD: Foi possível continuar após um incidente tão engraçado?
Bjorn: Nós tínhamos que continuar. Nós rimos.
Benny: Nós queríamos criar uma atmosfera especial com este musical mas depois isso se tornou impossível.

SM: Ok. Agora outra coisa. Frida fez o seu projeto solo este ano e os rapazes estão planejando um musical. Conte-nos sobre isso.
Benny: Nós temos falado sobre isso há muitos anos.
Björn: Um jornalista me disse há alguns dias atrás: eu encontrei um artigo de 1970 onde você diz que queria escrever um musical... Mas agora é pra valer. Nós temos tido contato com Tim Rice. Nós nos encontramos com ele três vezes.

SM: Você não tem medo de um projeto grande assim.
Benny: Não, de forma alguma. Eu acho que nós três administramos isso.
SD: Quanto tempo pode demorar para escrever um musical.
Björn: Nós não sabemos. É muito difícil dizer. Nós podemos dar um pontapé e terminar rápido. Mas pode demorar muito tempo também.
Benny: Demora um ano para fazer um álbum do ABBA, incluindo férias e outras coisas. Agora seria o dobro pra fazer...
SM: Mas há alguma coisa que está quente hoje. Benny você pode iniciar o vídeo?

Clipe de The Day Before You Came

SM: Vocês não gostam das tradicionais perguntas chatas que são feitas milhares de vezes. Então eu quero perguntar outra coisa. Quando o ABBA vai parar? (Eles riem mas ninguém responde)
Björn: Bem, todo mundo faz essa pergunta o tempo todo.

SD: Ok, qual foi a pergunta mais idiota que já fizeram a vocês?
Benny: Bem, foi no MIDEM em Cannes, há alguns anos. Fizeram duas perguntas tolas, uma após a outra. A primeira foi: "Você gosta de música, sim ou não?" (risos). A segunda foi: "Como vocês fazem um sucesso?" (risos).
Frida: Eu comecei a rir e tive que sair da sala.
Björn: Você ficou irritada.
Frida: Sim, eu fiquei irritada também.

SD: Seus sonhos provavelmente se tornaram realidade agora. Vocês são ricos e famosos e muito bem sucedidos. Mas ainda existem outros sonhos?
Björn: Bem, eu não sei.
Benny: Há muitas ambições ainda. Mas eu não sei se tenho tantos sonhos...
Björn: Claro, você quer fazer o seu trabalho cada vez melhor. É claro que sonhamos com o sucesso.
Frida: Talvez você não (para Benny). Você é bem sucedido desde o início com os Hep Stars.

SM: Mas e quanto aos sonhos materiais...
Agnetha: Bem, que tipo de sonhos. Quando olho para trás em nossos 10 anos eu dificilmente encontro algum glamour neles... Era muito duro trabalhar o tempo todo.
Frida: É claro que quando se tem dinheiro você pode comprar o que quiser, mas você tem que aprender a viver com isso. Então você começa a pensar que outras coisas são mais importantes, não o dinheiro. Você começa a pensar quem eu sou, o que eu quero? Você pensa sobre o seu trabalho, você quer ser cada vez melhor e isso é a coisa mais importante.
Björn: A melhor coisa que eu conheço é a música. É o mais importante. Eu posso viver sem limousines mas não sem música, porque ela ainda é uma grande diversão para mim. A felicidade pode estar em pequenas coisas como o tempo junto com os filhos e assim por diante.
Agnetha: As coisas mais importantes quando você fica mais velho é que você e seus filhos estejam saudáveis, que você tenha natureza e ar fresco que possa respirar...

SM: Não são apenas 10 anos com o ABBA, mas vcoês também estão 10 anos mais velhos.
Agnetha: Você não fica feliz da vida em uma suite de casal.
Benny: .. nem em envelhecer...
Agnetha: Não, de forma alguma... mas sabedoria. Talvez você consegue mais harmonia...
Frida: Eu não penso assim. Isso pode ser bom ou ruim de qualquer maneira... Mas você começa a pensar sobre a sua vida de uma forma diferente.
Agnetha: E é a mesma coisa pra todo mundo, não só para nós que somos bem sucedidos.
Benny: ...tem certeza...

SD: Mas vocês são muito especiais mesmo. Em uma de suas entrevistas vocês foram perguntados como era trabalhar com o ABBA. Björn disse que era muito maravilhoso porque vocês não tinham compromissos de trabalho. Agnetha e Frida disseram que o tempo com o ABBA foi maravilhoso porque elas aprenderem muito.

Björn: Eu acho que nós estamos falando de duas coisas diferentes agora. Quero dizer, quando eu tocava com os Hootenanny Singers eu tinha compromissos o tempo todo. Nós podíamos não tocar tudo no show à noite porque não havia tempo suficiente e nós não poderíamos fazer o que queríamos musicalmente por causa de uma coisa ou de outra.
Frida: Bem, eu posso ver isso de uma maneira diferente. Eu mesma e Agnetha quando chegávamos ao estúdio como cantoras tínhamos o compromisso de cantar o material escrito por Björn e Benny porque eles como compositores tem uma ideia clara da música desde o início. Então mesmo que quiséssemos fazer algo mais como cantoras não poderíamos porque tínhamos um compromisso.
Agnetha: Por outro lado podemos acrescentar algo nas músicas que Björn e Benny não haviam pensado.
Björn: Absolutamente.
SD: Isto não tem nada a ver com o fato de vocês serem garotas?
Agnetha: Absolutamente não. Não neste caso.
Benny: De forma alguma. É claro que nós temos uma imagem clara do que queremos criar. Björn e eu começamos a trabalhar com uma canção muito antes das garotas irem para o estúdio, por isso é bastante natural que seja dessa maneira.
Frida: Os rapazes sabem exatamente como eles querem que a gente cante uma canção.

SD: Mas nós ainda somos diferentes, homens e mulheres. Após um divórcio as mulheres levam sete anos para se casarem de novo e o homem apenas um.
Björn: Isso será verdade?
Frida: Eu acho que os rapazes têm medo de ficarem sozinhos.
Benny: Eu acho que não há bons rapazes o suficiente...
Agnetha: Eu concordo, os rapazes têm medo de viverem sozinhos.
Björn: Eu fiquei solteiro apenas por uma semana... que semana horrível...

SM: Agora vocês podem cantar um pouco...
Agnetha: Sim, iremos!

ABBA canta "Thank You For The Music" ao vivo no estúdio

SM: Vocês irão cantar mais uma música, Under Attack, muito em breve, mas antes disso vocês têm que passar pela nossa máquina entrevistadora - Benny.
Pergunta para Benny: Você tem algum complexo?
Benny: Björn tem, ele pode falar sobre isso...
SM: Você não tem nenhum?
Benny: Eu acho que não. Talvez alguns assuntos de negócios... não, eu não sei.
SM: Está ok. Björn agora.
Pergunta para Björn: Quem você queria ser quando era criança?
Frida: Você já foi criança?
Björn: Oh, sim. Eu suponho que eu queria ser uma estrela pop desde cedo na minha vida. Eu provavelmente tinha o sonho de me tornar maquinista ou algo parecido. Está ok?
SM: Ok, Agnetha.
Agnetha: Isto será com certeza muito difícil.
SM: Não há perguntas difíceis aqui.
Pergunta para Agnetha: Quem você mais admira?
Agnetha: Agora? (Pensando, Frida aponta para si mesma, mas Agnetha finge não ver).
Agnetha: Eu!
Frida: Tipicamente Agnetha! (risos).
Pergunta para Frida: Qual invenção significa mais para o ser humano?
Frida: Telefone, rádio, aviões, televisão, utensílios de cozinha.
SM: É o suficiente, obrigado.

ABBA apresenta Under Attack no estúdio


(Fonte: Abbaontv - tradução original em inglês de Rafael and Stefan's Pictures)

Vídeos da entrevista:



ABBA no programa The Late Late Breakfast Show - 6 de Novembro de 1982

Clipe de The Day Before You Came

Noel Edmonds: Senhoras e senhores - os quatro membros do ABBA

(ABBA entra no estúdio e aperta as mãos de Noel Edmonds)

NE: Por favor, sentem-se. Bom, eu realmente acho difícil acreditar que vocês estão comemorando 10 anos agora.
Agnetha: Sim, já são 10 anos.
NE: Sim. Uma surpreendente história de sucesso. Quem dirigiu vocês durante esses 10 anos? Quem dirigiu vocês no longo caminho do sucesso?
Björn: Nós nos guiamos, eu deveria pensar. A maior parte do tempo de alguma forma com a ajuda de outras pessoas também. Principalmente talvez o nosso empresário Stig Anderson.
NE: É.
Björn: Ele é muito importante para nós.


NE: E os jornais ultimamente estão cheio de histórias de que vocês afinal vão se separar.

(Benny e Björn abanam a cabeça)

NE: Vocês não vão?
Björn: Não.

NE: Bem, eles (o público) estão obviamente estão querendo ouvir. Eu ia apenas perguntar se isso acontecesse com vocês quem tomaria a decisão? Quero dizer, seria uma decisão em conjunto?
Björn e Benny: Seria...
Benny: ...decidimos juntos.
Björn: Seria mais uma percepção, eu acho. Porque quando estivermos gravando um álbum e nós sentirmos que não é mais divertido, não teremos nada para oferecer. E que será a hora de parar, você sabe.
Benny: Deveríamos ter feito isso há muito tempo atrás. (risos)
Björn: Eu sei. (risos)
NE: De que forma vocês diriam que mudaram desde os primeiros anos, desde o Eurovision Song Contest?
Frida: Eu estou envelhecendo de forma alarmante. (risos) Alguns jornalistas ingleses dizem isso.
NE: Eles dizem que você está envelhecimento de forma alarmante?
Frida: (pergunta à platéia) Eu estou mesmo? ("Sim!" da platéia)

Agnetha: Você quer dizer musicalmente ou...?
NE: Não, como pessoas. Como pessoas. Você acha que... Isso tem sido um esforço em todo o caso?
Agnetha: Nós estamos mais velhos e mais sábios.
NE: É. Você está muito mais sábia? Você já encontrou ...
Agnetha: Sim. (risos) Não é apenas um bumbum sexy, você sabe.
NE: Oh. (risos) Bem, essa é uma citação para levar ao seu túmulo, não é? Isso, "Eu não sou apenas um bumbum sexy". Vocês têm um LP à venda no momento, The Hit Singles. E o que eu gostaria de fazer na verdade era apenas perguntar publicamente a vocês quais as suas canções favoritas no ABBA. Nós separamos algumas fitas. E Agnetha, você gostaria de começar? Qual é o seu número favorito dos últimos 10 anos?
Agnetha: Eu acho que ... minha escolha seria Fernando.
NE: Por qual razão?
Agnetha: Porque vejo em todos os nossos shows que as pessoas parecem gostar muito dessa música. E eles cantam junto, batem palmas. Eles sabem cada palavra. É maravilhoso cantá-la.
NE: E nós temos um pequeno bumbum sexy também. (Agnetha ri)
Agnetha: Isso é necessário?

(Um clipe de Fernando, do ABBA - The Movie, é mostrado)

NE: Muito bom. Frida, a escolha é sua agora. É difícil escolher apenas uma?
Frida: Você está me perguntando?
NE: Sim, é a sua vez agora.
Frida: Sim, é verdade. (risos)
NE: Ela está ficando velha, não é? (risos)
Frida: É muito barulhento aqui, você sabe. Não, realmente é uma decisão difícil porque, quer dizer, Benny e Björn escreveram tantas músicas boas.
Benny: Obrigado.
Frida: (para Benny) Sim, mas você deve saber disso.
Benny: (para Frida) Você nunca disse isso.
Frida: Ok, é a primeira vez.


NE: Qual você gostaria de escolher?
Frida: Escolho Dancing Queen. Eu lembro da gravação da música de fundo, eu realmente senti algo muito forte com essa, você sabe. Partindo do meu coração e também a gravação quando Anna e eu fizemos os vocais. Foi algo muito especial com essa canção.

(Um clipe de Dancing Queen, de um show no Wembley em 1979, é mostrado)
NE: Em que ponto você se decidiu a deixar crecer a barba? Eu estou falando com você (Benny) agora!
Benny: Sobre...
Björn: Quando ele descobriu como o seu rosto era redondo. (risos)
NE: Parece engraçado olhar para trás em coisas assim... não há muito tempo, mas para alguns anos atrás.
Benny: Bem, um pouco... que, há 15 anos eu deixei a barca crecer. E Björn está certo. É por isso que eu a mantenho.
NE: Ele parece um pouco sufocado sem isso.
Benny: Você deve fazer a ele (Björn) a mesma pergunta depois.
NE: Benny, uma seleção, por favor. Uma escolha.
Benny: Sim, é difícil. Eu vou escolher "Chiquitita".
NE: Por qual motivo?
Benny: Bem, eu acho que é uma das nossas melhores músicas. Acho que todos os quatro vão escolher. São quatro números e acho que os quatro devem escolher.

(Um clipe de Chiquitita, do concerto de caridade da UNICEF, é mostrado)

NE: E então. Finalmente os velhos. (risos)
NE: Björn, eu poderia escolher?
Björn: Eu vou pegar a mais recente então. Eu escolho The Winner Takes It All, em parte porque me disseram que essa deveria ser a minha escolha. (risos)
Björn: Mas...
NE: Você sabe a razão...
Björn: Mais do que tudo.
NE: ...a razão para isso é porque é a minha favorita e porque eu queria essa, apesar de tudo.
Björn: Sim, ok. Ok.
NE: Então por isso você se fixou nessa.
Björn: É. Mas de qualquer maneira definitivamente essa é a minha preferida. Eu acho que tem uma melodia assustadoramente bonita, uma letra brilhante e inteligente. Sobre a despedida de dois amantes.
NE: E vocês ganharam muito dinheiro também.
Björn: Sim, foi.


(Um clipe de The Winner Takes It All é mostrado)

NE: Nós vamos parar um pouco antes dos principais trechos simplesmente porque nós realmente queremos deles um pouco de música ao vivo aqui. Um pouco antes do ABBA tocar para nós nesta edição do programa, quero lembrar a vocês que terei como convidado na próxima semana Fleetwood Mac e a incrível Diana Ross. Nós também temos Kevin Munn, um espectador, que terá uma chance de conhecer o ABBA. Nós poderíamos ter um pouco da música de vocês? Não parece que, mas isto era uma surpresa. Por favor não saiam. Nós gostaríamos que vocês tocassem no nosso programa. Kevin, pode entrar.

(Aplausos da platéia, Benny começa a tocar Thank You For The Music)

NE: (para Kevin) Você conhece a letra?
KEVIN: Sim, eu acho que conheço.

(Thank You For The Music é apresentada ao vivo no estúdio)


Fonte: Abbaontv

Vídeos da entrevista e do final do programa que não foi apresentado na época:




quinta-feira, 8 de julho de 2010

Bravo, 1981: Nestas casas se esconde o ABBA!


Em julho, seu novo single deveria ter sido lançado, e para isso eles ficaram no estúdio de gravação durante semanas a fio. Mas os exigentes mentores do ABBA, Björn e Benny, ainda não conseguiram coordenar suas ideias. Eles deram sinal verde para as férias, após isso eles continuarão com suas sessões de gravação. Agnetha em especial ficou muito aliviada: agora ela vai poder passar o verão com os seus filhos, enfim...

"Nós temos que finalizar a gravação de quatro músicas novas para o próximo álbum", explicou Björn: "When All Is Said And Done", "Slipping Through My Fingers", "Two For The Price Of One" e "An Angel Passing Through The Room" . Todas as músicas foram compostas por Börn e Benny e são boas canções, mas: "Essas músicas não são adequadas para se tornar um single lado A. É por isso que nós decidimos adiar o lançamento do novo single até setembro/outubro. Essa é a razão pela qual temos que mantê-los em expectativa por tanto tempo."

O álbum deverá ser lançado em novembro. Mas ainda assim o ABBA preparou uma surpresa de verão para seus fãs alemães: as faixas "Lay All Your Love On Me" e "On and On and On" do álbum Super Trouper serão lançadas em maxi-single no nosso país. Entretanto - até que Björn e Benny voltem a trabalhar no estúdio em agosto - os quatro suecos estarão retirados em suas casas com os seus novos companheiros.

Benny divide a sua casa na cidade com sua namorada, a apresentadora de televisão Mona Nörklit. Os rumores mais disparatados giram em torno do novo namorado da cantora morena do ABBA, Anni-Frid, já que a ex-esposa de Benny não revela se é o seu guarda-costas e motorista particular Lars 'Blomman' Blomberg ou o gerente financeiro Bertil Hjert (37). A sua Mercedes Coupe frequentemente fica estacionada por dias em frente à residência de Anni-Frid. Enquanto isso, a loira Agnetha não está virando notícia. Desde o seu divórcio com Björn, ela se retirou com os seus filhos em sua casa no campo. Björn e a sua segunda esposa Lena Källersjö estão vivendo uma vida pacata em sua residência de Estocolmo também. O seu "ninho de amor" fica escondido atrás de um muro, protegido por um interfone. Em outubro, no mesmo mês em que o novo single deverá surgir, Björn e Lena estão esperando o seu primeiro filho.

Embora os membros do ABBA estejam dedicando o seu tempo inteiramente às suas famílias atualmente, eles ainda são bem sucedidos em nível musical: no início de junho, quando o empresário do ABBA Stig Anderson e John Spalding estiveram em Nova York para renovar os contratos de gravação para Nova York e Canadá, o grupo foi proclamado "Grupo Vocal do Ano" por lá.


Fonte: abbaarticles

terça-feira, 6 de julho de 2010

Joepie, 1981: Benny e Frida separados! Mas o ABBA continua junto.

Um artigo da revista belga Joepie, publicado logo após Benny e Frida anunciarem o seu divórcio em março de 1981.

ABBA, sem dúvida o grupo pop mais popular do mundo, tem que lidar com um novo problema privado. O barbudo Benny Andersson e a morena Anni-Frid Lyngstad anunciaram oficialmente que seu casamento não deu certo e que o divórcio é iminente. A outra metade do ABBA - Björn Ulvaeus e Agnetha Fältskog - já se separou há dois anos. Felizmente, essas dificuldades permanecem um assunto privado. Em um nível musical e profissional tudo parece estar sereno e aparentemente o império ABBA não está mostrando nenhuma fenda ainda, apesar de tudo. A menos que...

Nós falamos com Benny e Frida ao telefone juntos ao mesmo tempo. "Não foi uma decisão repentina de todo", disseram eles. "Nós pensamos longa e duramente sobre todos os aspectos, conversamos sobre tudo como adultos com a serenidade necessária e chegamos a uma solução mútua. Nossa decisão não vai interferir nos planos futuros do ABBA de forma alguma. É uma questão pessoal. Não vamos falar nos motivos, pensamos que eles são estritamente privados. Mas vocês podem dizer a seus leitores e aos nossos fãs que nós estamos muito mais próximos um do outro agora do que antes, quando havia tensões ocasionais e atritos. A história se repete, porque com Anna e Björn isto aconteceu do mesmo jeito. Nós estamos finalizando os retoques para um show especial, planejado para a televisão americana e brevemente iremos ao estúdio de gravação para um novo single".

Benny hoje com 34 anos e Frida com 35 casaram-se em 1978, depois de - como geralmente acontece na Suécia - terem vivido juntos por nove anos na forma de um teste de casamento. Eles se conheceram quando Frida ainda era uma artista solo. Em 1970, foi decidido que eles deviam unir forças com Agnetha e Björn e dois anos depois o quarteto era um dos grupos pop mais populares do mundo.

Os rumores sobre o fracasso do casamento de Benny e Frida começaram a circular no ano passado quando eles pediram ao tribunal para averiguar os termos de uma decisão judicial sobre a divisão de bens. Os jornalistas carrancudos foram iludidos com declarações razoáveis. "Tem algo a ver com evitar uma carga fiscal muito pesada", Benny riu na época. Entretanto, os rumores foram se confirmando e surgiu a história de que outra mulher estava em jogo, ou seja, repóter de televisão de 37 anos Mona Norklit. A separação não chegou como uma surpresa para os seus amigos, já que o romance entre Benny e Mona estava em curso há alguns meses. "Mas diretamente falando, Mona não tem nada a ver com a separação de Benny e Frida", disse alguém do círculo do ABBA, "Frida e Benny já estavam seguindo seus caminhos separados mesmo antes de Benny encontrar o seu novo amor. Frida sempre soube sobre o romance, desde o início. O amor entre ela e Benny já tinho acabado, quando tudo isso aconteceu."

Mona também foi casada antes com um jóquei. Embora ela tenha vivido sozinha durante os últimos cinco anos. Mona, uma antiga repórter esportiva, recusou-se a fazer qualquer comentário sobre o seu romance com o astro do ABBA. Mona é uma apresentadora do programa "Kafe 18" na TV sueca em uma base diária. Além disso, ela é também assistente de produção e locutura em documentários. O casamento de Benny e Frida não rendeu filhos. Apesar de ambos terem respectivamente dois filhos de um casamento anterior. Um detalhe interessante: Benny e Frida casaram-se pouco depois de seus colegas Agnetha e Björn terem tomado caminhos diferentes como marido e mulher. Enquanto isso, Björn casou janeiro passado em uma cerimônia altamente secreta, da qual os outros três membros do grupo não ficaram sequer cientes. A nova noiva de Björn, Lena, é uma cópia exata de Agnetha.

O conto de fadas acabou. Pois a história de sucesso do ABBA tinha algo mágico na área do amor também. Mas contos de fadas bonitos nunca duram por muito tempo. Mais uma vez, isto mostra que seguir uma carreira fabulosa dificilmente pode ser combinado com a paz de espírito em nível pessoal. A fama e uma vida privada tranquila e normal são opostos uma à outra como o fogo e a água. As tensões, o estresse, a vida agitada de permanecer no topo mais e mais deixaram suas marcas no ABBA também. Lidar com um divórcio nunca é obviamente o mais fácil. Ainda assim, tudo isso deixou uma réstia de luz afinal. "Anna e eu sempre nos demos muito bem uns com os outros", diz Frida. "Mas agora nós duas temos que lidar com um divórcio, estamos nos aproximando mais e mais a cada dia. Agora nós somos apenas como jovens garotas novamente, que não têm segredos uma com a outra..."

Fonte: abbaarticles

sexta-feira, 2 de julho de 2010

My Colouring Book: o retorno de uma estrela


O ano é 1962. Agnetha Fältskog está na cama em seu quarto em Jönköping. Ela tem 12 anos de idade. Uma vitrola amarela com alto-falantes toca "Mr. Lonely" de Bobby Vinton. Quando esta termina ela muda para "Bye Bye Birdie" ou "Save All The Kisses" de Ann-Margret. Quando ela não está deitada na cama ouvindo música, ela senta em frente ao espelho imitando e cantarolando Connie Francis ou um de seus outros ídolos.

"Para mim a minha adolescência foi marcada por muita música, em mim e ao meu redor. Se eu não estava escrevendo a minha música, eu ouvia ou cantava com uma orquestra de dança. Quando eu olho para trás vejo que isso tudo deixou uma profunda impressão em mim. A gratidão pelos artistas, as músicas e tudo o que eles me deram. Os sentimentos que tenho sem realmente pensar nisso, estar ciente disto. Agora eu entendo quando ouço esses artistas, todo o trabalho que está por trás destas canções aparentemente simples. Foi por isso que eu aprendi a cantar em inglês. Foi onde eu fundei os alicerces."

A sequencia foi uma carreira solo no final dos anos 60 com uma série de sucessos. Quando o ABBA foi formado no início dos anos 70, Agnetha Fältskog era uma artista bem estabelecida. Entre outras coisas ela teve grande sucesso como Maria Madalena na montagem sueca de Jesus Christ Superstar. Em 6 de abril de 1974 o ABBA venceu o Eurovision Song Contest em Brighton com "Waterloo". O resto é o que costumamos chamar de história.

Após a dissolução do ABBA, Agnetha Fältskog lançou três álbuns solo, Wrap Your Arms Around Me em 1983, Eyes of a Woman em 1985 e I Stand Alone em 1987. Parece ser coincidência que My Colouring Book, o primeiro álbum de Agnetha Fältskog em 17 anos, seja lançado exatamente 30 anos depois da grande consagração internacional.

My Colouring Book é uma viagem no tempo e no espaço. É inspirado pela nostalgia que Agnetha Fältskog exibe com entusiasmo irreprimido entre os seus favoritos pessoais. Esta é a trilha sonora de um tempo que passou, de uma vida anterior para a qual ela retorna com a ajuda das poderosas forças da música.

Agnetha Fältskog escutou milhares de músicas dos anos 60. Com a ansiedade e a ambição de uma pesquisadora histórica ela foi escavando nos arquivos de música popular e buscando as canções que abriram o mundo para uma garota que cresceu no cinturão bíblico sueco.

"No início eu procurei na minha própria coleção de discos, mas também fui a uma loja de discos em Hässelby especializada em música dos anos 60. Lá eu quase tive uma febre. Isto começou a vibrar em mim quando eu estava vasculhando os discos de Petula Clark, Rita Pavone, Cilla Black, Dusty Springfield e, claro, Connie Francis. Além de alguns rapazes como Paul Anka e Neil Sedaka, entre outros. Eu comprei muitos lá."

O projeto de My Colouring Book começou há quase quatro anos. Agnetha ouviu muitas canções, leu livros, estudou antigas listas de sucesso e diz que teve uma "diversão fantástica" durante o ano em que a pesquisa foi realizada.

"Eu não queria apenas canções muito famosas. Teria sido um pouco mais fácil pegar um grupo de sucessos das paradas. Eu escolhi as músicas que eram melhores e acabaram restando algumas. Eu tinha cerca de cinquenta ou sessenta canções que eu podia me ver gravando. Depois nós experimentamos um pouco mais de vinte músicas e agora ficamos com treze".

Inicialmente o chamado quinto membro do ABBA - o engenheiro de som e produtor Michael B. Tretow - trabalhou no projeto. Infelizmente, ele foi acometido por uma doença grave e então ficou difícil. As gravações pararam por um ano ou mais, mas Micke, que é forte e teimoso, está de volta forte. Após Tretow, Dan Strömkvist entrou na produção e Agnetha diz que trabalharam muito bem. A prova disso é que Agnetha, Anders Neglin e Dan Strömkvist constam como produtores de My Colouring Book.

"Nós queríamos trabalhar sem stress, sem pressão. Esperamos que no álbum possa ser ouvida uma calma, segura e acolhedora atmosfera em torno das gravações. Nós gravamos na minha produtora, então não trabalhamos com uma gravadora até o fim."

As gravações foram feitas no lendário estúdio Atlantis em Estocolmo, onde o ABBA iniciou a sua carreira. O piano de Benny Andersson, em que ele tocou os acordes que hoje fazem parte da história do pop, ainda está no estúdio. Um ambiente perfeito para My Colouring Book.

"É claro que o fato de podemos fazer o álbum no estúdio Atlantis foi muito divertido. Mas eu me senti nervosa em começar tudo de novo. Eu tinha construído algum tipo de medo do microfone e ele levou de três a quatro semanas antes de ceder. Eu estava muito estressada quando cheguei na frente do microfone. Houve alguma luta com a minha voz antes de começar. É como um cano enferrujado, mas de repente ele desobstrui. E uma vez acontecendo foi divertido e eu senti que isto deveria ser trabalhado."

Agnetha é cautelosa em salientar que os arranjos e a produção foram feitas com respeito e veneração pelos originais. Todos os instrumentos em My Colouring Book foram tocados por músicos verdadeiros.

"Anders (Neglin) e Danne (Strömkvist) fizeram um trabalho notável, fazendo todos os arranjos e trabalhando com o som. Eu tinha a ideia para a produção, a visão artística em geral, como entrelaçar tudo junto e como eu queria que soasse, mas eu não sou uma pessoa técnica. Fazer parte da produção foi muito divertido. O trabalho de estúdio é o meu lado forte, ali eu tenho a paciência que definitivamente não tenho em outras coisas na vida", diz Agnetha sorrindo.

"Eu quis gravar este álbum em parte porque tenho recebido muitas cartas ao longo dos anos em que as pessoas escrevem que sentem falta da minha voz. Minha motivação inicial foi o amor pelas canções dos anos 50 e 60, onde há muitas, muito fortes melodias e letras pungentes. Muitas gravações desta época são fantásticas. Eu me sinto muito feliz por ter sido uma jovem quando a música popular explodiu. Com este álbum eu gostaria de atuar como uma intermediária das minhas experiências com estas canções e artistas. É uma homenagem a eles e ao que eles me deram."

Agnetha Fältskog sobre as músicas do My Colouring Book:

A Fool Am I (Peter Callander)
"No álbum tem duas músicas de Cilla Black, esta e o single. Há arranjos muito especiais em suas canções, um pouco dos Beatles, já que que George Martin a produziu. Eu fiquei presa nessa porque é muito explosiva e dramática."

The End of the World (Arthur Kent & Sylvia Dee)
"Gravada por Skeeter Davis, e eu tinha cantado com a orquestra de dança em que eu estava nos anos 60. A canção com a qual você experimentou histórias de amor trágicas na adolescência", ela diz rindo.

Fly Me To The Moon (Bart Howard)
"Eu tenho vontade de gravar as músicas com total respeito com os originais, que é a versão do artista que ouvi pela primeira vez. Fly Me To The Moon eu ouvi com a Doris Day e esta autêntica canção é importante para o álbum inteiro. Aqui está um som que eu gosto, com muitos strings. Eu a toquei antes para Anders e disse que queria esta característica no que iríamos fazer."


I Can’t Reach Your Heart (Ted Murry & Benny Davies)
"Para mim é difícil escolher uma música de Connie Francis, suas baladas são tão boas quanto conseguem ser. Acabamos ficando com essa."

If I Thought You’d Ever Change Your Mind (John Cameron)
"Nós escolhemos esta como um single porque é representativa da coletânea completa. Nós decidimos por esta no início mesmo que houvessem muitas opções de single neste álbum. Este se destacava um pouco o tempo todo e eu acho que é uma canção muito bonita. São baladas como esta que eu gosto e que mexem comigo, e talvez este seja o tipo de canção que eu posso interpretar melhor."

Love Me With All Your Heart (Carlo Rodriguez Rigual, Mario Rodriguez Rigual & Carlos Martinoli)
"Este é um exemplo de como nós trabalhamos com as canções. Petula Clark tem um verso em espanhol na música e eu queria mantê-lo. Eu não falo espanhol, mesmo que eu tenha cantado algo em espanhol com o ABBA. Então nós tivemos Ana Martinez conosco no estúdio. Agora eu tinha uma intérprete do espanhol para que a parte pudesse realmente ser correta. Há muitos ouvidos por aí ouvindo e é importante que eu não cante errado."


My Colouring Book (John Cander & Fred Ebb)
"Dusty Springfield é uma grande favorita, eu gosto muito dela. Perry Como gravou essa também, mas com letras um pouco diferentes."

Past, Present And Future (Arthur Butler, Jerry Leiber & George Francis Morton)
"Isso foi uma coisa divertida. Uma que eu tinha esquecido quando comecei a minha busca por músicas. Ela surgiu em uma coletânea com grupos de garotas e logo que a ouvi tive uma sensação especial no meu corpo. Essa é muito original e eu lembrei o quanto eu gostava quando a ouvia com as Shangri-Las nos anos 60. Demorou um pouco antes de poder gravá-la da maneira certa, de modo que se tornasse verossímil. Uma coisa é cantar, mas uma coisa totalmente diferente é falar durante uma canção."

Remember Me (Chris Andrews)
"Sandie Shaw, a cantora descalça, talvez mais conhecida por 'fantoche em uma corda'. Ela tem uma maneira especial de cantar, e é um dos meus modelos entre muitos."

Sealed With a Kiss (Gary Geld & Peter Udell)
"Este é o tipo de música que realmente se fixa dentro de mim. Parece que eu vivi com ela a minha vida inteira. Brian Hyland".

Sometimes When I’m Dreaming (Mike Batt)
"No início eu achava que o próprio Art Garfunkel havia composto essa. Mas ela foi escrita por um compositor inglês, Mike Bett. Boa letra, linda. Foi uma sensação muito forte para mim."

What Now My Love (Gilbert Becaud, Pierre Delanoe & Carl Sigman)
"Esta é a última canção do álbum. Ela é desesperada e trágica. Uma música que existe em muitas versões diferentes, eu a ouvi primeiro com Petula Clark."

When You Walk In The Room (Jackie DeShannon)
"Jackie De Shannon. É divertido com uma canção uptempo. Fiquei me perguntando se o álbum era muito trágico, se era muito amor e dor, mas eu tenho disposição para isso. Sempre tive. Hoje eu posso dar um sentido à letras das canções de uma maneira diferente."

***

As primeiras impressões da vida são gravadas com uma força particular e clareza. Isso se aplica especialmente à música. Portanto este álbum é uma celebração da música que eu ouvi no passado. A respeitosa homenagem aos artistas que me inspiraram e que deixaram profundas impressões em minha alma e em meu coração. Esta é a trilha sonora de um tempo perdido, para o qual eu retorno com as forças poderosas da música. Eu gostei dessas músicas por toda a minha vida e elas ocupam um lugar especial no meu coração. Meu esforço foi em recriar essas canções com todo o respeito pelos originais. My Colouring Book é a minha forma de demonstrar gratidão para com as músicas, os artistas e tudo o que eles me proporcionaram. Obrigada Jackie DeShannon, Doris Day, The Shangri-Las, Connie Francis, Petula Clark, Sandie Shaw, Cilla Black, Rita Pavone, Sylvie Vartan, Dusty Springfield, Demis Roussos, Simon & Garfunkel, Skeeter Davis, Cliff Richard, Paul Anka, The Beatles, Beach Boys, Neil Sedaka, Brian Hyland, Grace Kelly, Bing Crosby, Frank Sinatra, Elvis Presley e muitos e muitos outros. Vocês estão todos dentro do meu coração e estarão lá para sempre. Para minha família, meus amigos, a todos os ouvintes ao redor do mundo e a todos os envolvidos neste projeto - obrigada por me inspirar a fazer isso - Eu amo vocês.









My Colouring Book foi gravado entre fevereiro de 2003 e janeiro de 2004 e lançado no dia 19 de Abril de 2004. O álbum vendeu cerca de 500 mil cópias, em 2004 recebeu o disco de platina no Reino Unido (60 mil cópias) e na Suécia somente na primeira semana vendeu 64 mil cópias.

A seguir desempenho do álbum e seus respectivos singles nas paradas:

My Colouring Book (álbum):
Suécia - #1
Finlândia - #2
Alemanha - #6
Holanda - #11
Reino Unido - #12
Suíça - #17
Noruega - #25
Áustria - #25
Bélgica - #38
Austrália - #50
Irlanda - #57

If I Thought You'd Ever Change Your Mind (single):
Suécia - #2
Reino Unido - #11
Noruega - #28
Holanda - #31
Bélgica - #45
Suíça - #75

When You Walk In The Room (single):
Suécia - #11
Reino Unido - #34


Fonte: Agnetha.se e ABBA Charts
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...